Criaturas marinhas incomuns, de demônios a anjos
No final de janeiro, um vídeo publicado em uma rede social logo viralizou. Alcançou mais de 1,5 milhão de compartilhamentos rapidamente. Em poucos segundos, ele mostra uma criatura estranha, com três pernas e uma cabeça bulbosa. Ainda viva, ela se debate presa ao anzol de um pescador da turística Coney Island, no Brooklyn, Nova Iorque. Cena triste e bizarra, de um animal se debatendo com um anzol na boca. O estranho ser foi logo apelidado de demogorgon. É apenas mais uma das Criaturas marinhas incomuns.

O nome é o termo grego para demônio. Mas demogorgon também é o nome de uma criatura que ficou bastante famosa na série de sucesso Stranger Things, da Netflix. Com certeza, a espécie marítima fisgada nos Estados Unidos não é um demogorgon. Mas a situação mostra bem o quanto os oceanos são desconhecidos. E podem sempre surpreender, arrepiar e deixar o ser humano também extasiado com suas belezas.

Conheça outras criaturas marinhas incomuns que vivem nos oceanos
A criatura pescada em Coney Island, no entanto, faz parte do pequeno percentual (5%) que se conhece hoje a respeito dos oceanos. Os 95% restantes são um mistério, especialmente, a vida que se encontra em águas muito profundas. O que mais se conhece sobre os oceanos e mares está, em grande parte, na superfície. Ou muito próximo a ela. Estima-se que nos oceanos e mares vivam em torno de 25% das espécies do planeta.
Algo em torno de 2,2 milhões de espécies, segundo o Censo da Vida Marinha. Mas apenas pouco mais de 10% foram descritas e catalogadas pela ciência. A criatura de Coney Island é uma delas.
Mais lidos
Novo Congresso: o que esperar para o meio ambiente?Albatroz-errante: o monarca do azul que atravessa oceanosMarinha chinesa: a potência que avança pelos oceanosO oceano ainda guarda mais mistérios do que a superfície da Lua. A cada expedição, cientistas encontram criaturas marinhas que parecem ter saído da ficção científica. Algumas brilham no escuro. Outras vivem sob pressão extrema, como o peixe olho-de-barril considerado por biólogos um dos peixes mais estranhos e enigmáticos do reino pelágico. Muitas desafiam o que sabemos sobre a vida.
O demogorgon de Coney Island
Embora os internautas tenham imaginado um demônio ou uma criatura de outro planeta, especialistas identificaram o animal encontrado em Coney Island como um elasmobrânquio, grupo que inclui tubarões e raias. A opinião é de especialistas do Ocean Conservation Trust, dada ao portal Unilad, do Reino Unido. Elasmobrânquios “é um termo que se refere a peixes cartilaginosos, como tubarões e raias”.
“Sem ver o animal, é difícil ter 100% de certeza. No entanto, ele parece ser uma Raja eglanteria subdesenvolvida. É sempre interessante encontrar no oceano criaturas incomuns que nunca vimos antes. Essa é uma das muitas razões pelas quais consideramos tão importante cuidar dele”, disse Marcus Williams, especialista em animais marinhos do Ocean Conservation Trust.
Leia também
O obtuso Trump agora parte para a mineração submarinaTrump contra a ciência, o meio ambiente, e o futuroTerra pode ter 20 milhões de espécies de insetosA Raja eglanteria vive no Atlântico, da costa de Massachusetts à Flórida, nos Estados Unidos, e em parte do Golfo do México. Seu corpo tem formato de losango, focinho pontudo e duas nadadeiras largas, semelhantes a asas. Segundo o site Socientifica, que cita o National Aquarium, a cauda termina em duas pequenas nadadeiras dorsais.
Raia manta rosa, estranha beleza
Se a malformação da raja eglanteria deixa internautas aterrorizados, a raia manta rosa causa efeito contrário. E deixa todos extasiados com a sua beleza. No entanto, ela também é fruto de alguma mutação genética, que a deixou com essa cor. É a única raia manta rosa conhecida no mundo. Mar Sem Fim já explicou que a manta é a maior espécie de raia. E também um dos maiores peixes do mundo. Pode medir oito metros de envergadura e pesar mais de duas toneladas. Foi descrita pela primeira vez pelo alemão Johann Julius Walbaum, diz o projeto Mantas do Brasil.

A raia manta rosa foi vista pela primeira vez nas proximidades da ilha Lady Elliot, na Austrália, em 2015. Desde então, foi avistada menos de dez vezes. A última foi recentemente, num clique de Kristian Laine, que também viralizou no Instagram. O fotógrafo mergulhava na Grande Barreira de Corais, na Austrália, quando clicou a manta rosa brilhante. Mas achou que a câmera fotográfica estava com problemas.
“Eu não tinha ideia de que havia mantas cor de rosa no mundo, então fiquei confuso e pensei que meus botões estavam quebrados ou fazendo algo estranho”, disse Laine à National Geographic. Mas não, era a própria. A manta rosa tem dois metros e meio e foi apelidada de inspetor Clouseau, em alusão ao detetive do filme Pantera Cor de Rosa.
Estranha manta rosada, mutação genética
“Cientistas do grupo de pesquisa australiano Project Manta, que estudam a raia rosada, confirmaram que sua cor é real. A princípio, eles teorizaram que a cor do inspetor Clouseau era o resultado de uma infecção de pele ou dieta, semelhante à forma como os flamingos cor de rosa obtêm sua cor ao comer crustáceos.
Mas em 2016, a pesquisadora do Project Manta, Amelia Armstrong, fez uma biópsia de pele do famoso animal, e suas análises resultantes descartaram dieta e infecção como a causa.” Assim, a principal teoria é de que seja mesmo uma mutação genética.
As raias são pródigas em oferecer belas imagens para nós. Uma delas, a mobula munkianaa, foi flagrada em saltos espectaculares no Parque Nacional Cabo Pulmo, no México.
Anjos e demônios, criaturas marinhas incomuns do fundo dos oceanos
Conhecido como anjo do mar, a criatura realmente pode se parecer com um desses seres bíblicos. Ainda mais com os tons translúcidos, do azul ao laranja, que carrega. Mas não é, claro. Trata-se apenas de um molusco desconhecido da maioria das pessoas. E também dos cientistas. Pouco se sabe sobre essa criatura, descendente evoluída de caracóis e lesmas. O anjo do mar é pequeno. Mede de três a cinco centímetros de cumprimento. A espécie vive em grandes profundidades e parece “voar no mar”, ao bater suas asinhas. Por isso, ela encanta, assim como a manta rosa.
Mas, reparem bem, o anjo do mar também tem chifrinhos. E não à toa. Os especialistas dizem que é um “predador impiedoso e guloso”, segundo a Socientifica. E vejam: costuma se alimentar de uma espécie conhecida como demônio do mar (Limacina), um parente próximo. O demônio do mar também é um pequeno molusco gastrópode. Mede cinco milímetros e tem uma casca frágil.
Anjo se transforma em demônio para se alimentar
“O processo de caça do anjo do mar é bem estudado e é uma visão digna de filme de terror. Quando ele está próximo de um alimento em potencial, sua cabeça se abre em duas metades, e, da mesma forma, ela se fecha tão rápido que não dá chances de sua presa escapar. Um anjo do mar pode comer até 500 demônios por temporada. O animal come tanto porque precisa acumular nutrientes para enfrentar os meses em que encontra menos alimento.
Os oceanos e mares formam um bioma bastante desconhecido, que surpreende cada vez mais. Não passa semana sem que alguma criatura exótica e surpreendente seja descoberta. Como, recentemente o peixe pênis, um tipo de verme marinho conhecido como Urechis caupo.
A lua, tão distante, é mais conhecida que ele, asseguram os especialistas. Clique aqui para conhecer outros dez fatos misteriosos sobre o fundo do mar.
Assista ao vídeo da raia manta e saiba mais
Imagem de abertura: KRISTIAN LAINE
Fontes: https://www.nationalgeographic.com/animals/2020/02/pink-manta-ray-australia-rare/; https://www.smithsonianmag.com/smart-news/rare-pink-manta-ray-spotted-near-australias-lady-elliot-island-180974196/?utm_source=facebook.com&utm_medium=socialmedia&fbclid=IwAR0XQ-Qf56C6ApJE78Q3D0HyU1J-_c__bveUU9LW7zBJupEoCoaLkvWE3d8; https://socientifica.com.br/2020/02/06/misteriosa-criatura-capturada-por-pescador-no-oceano-atlantico-video/; https://www.unilad.co.uk/animals/mystery-of-stranger-things-three-legged-sea-monster-solved/; https://socientifica.com.br/2020/02/08/anjo-do-mar-e-a-criatura-mais-assustadora-que-voce-vera-hoje-video/; https://internacional.estadao.com.br/blogs/olhar-sobre-o-mundo/censo-da-vida-marinha/; https://oceanconservationtrust.org/; https://www.mantasdobrasil.org.br/o-projeto/saiba-mais-sobre-a-raia-manta; https://www.oeco.org.br/noticias/25255-planeta-terra-e-o-lar-de-87-milhoes-de-especies/; https://biomedical-sciences.uq.edu.au/project-manta












Animal maravilhoso
Faça uma matéria sobre
Província de corais na foz do rio Amazonas que é motivo impeditivo, segundo os ecologistas, para exploração de petróleo na região do estado do Amapá.
A matéria foi feita em agosto de 2019, Agnaldo: Recifes na foz do Amazonas, até agora, protegidos pelo Ibama (https://marsemfim.com.br/corais-na-foz-do-amazonas/).
Quando tiver dúvidas, experimente pesquisar. Repare no alto desta página, à direita, vc verá um espaço com os dizeres: ‘Busque um assunto”. É só colocar ali o assunto que vc procura e clicar.
Abs