Dez fatos misteriosos do fundo do mar

2
19938
views

Dez fatos misteriosos do fundo do mar

Dez fatos misteriosos do fundo do mar: é fato que conhecemos muito pouco sobre o fundo do mar. Acredita-se que menos de 5% do subsolo marinho é conhecido, e ou explorado. É por isso que de tempos em tempos algumas matérias nos surpreendem. À medida que novos estudos são feitos as surpresas começam a vir à tona.

Conheça dez fatos misteriosos sobre o fundo do mar

1- Lula vampiro do inferno

, imagem de Lula vampiro do inferno

A lula-vampiro é uma criatura bizarra que produz sua própria luz através de tentáculos brilhantes e manchas em suas laterais. Se perturbada, pode ejetar uma tinta que brilha.

2- Submarinos perdidos

imagem de submarino
Dez fatos misteriosos do fundo do mar

O ano de 1968 viu a ainda inexplicada perda de submarinos por quatro países: Estados Unidos, Rússia, Israel e França. Alguns dizem que as perdas poderiam ser resultado do encobrimento de governos (pelo menos no caso dos EUA), ou torpedos nucleares falhando no navio. Saiba mais sobre desastres com submarinos.

PUBLICIDADE

3- Magnapinna atlântica

 imagem de Magnapinna atlântica
Dez fatos misteriosos do fundo do mar

Um pouco parecida com um leme do barco, essa criatura foi vista primeiramente fora da costa havaiana em torno do ano 2000, e foi mal fotografada. Incluindo seus tentáculos, ela pode chegar a comprimentos de até 5 metros. É uma espécie de lula conhecida apenas por dois espécimes coletados no norte do Oceano Atlântico.

4- Fossa das Marianas e o mistério do tubarão

 gráfico mostrando tubarões

Ao pesquisar a vida marinha no fundo da baía muito profunda de Suruga, os cientistas japoneses utilizaram uma isca para atrair a vida marinha.

Algo que eles não estavam esperando era atrair um tubarão de pelo menos 9 metros de comprimento.

Alguns dizem que é o maior tubarão do Pacífico já registrado (um terço maior do mais próximo), mas alguns dizem que é prova de que o Megalodon pré-histórico ainda existe.

5- Redemoinhos subaquáticos

, imagem de Redemoinhos subaquáticos
Dez fatos misteriosos do fundo do mar

O mais próximo de um furacão subaquático, os redemoinhos existem acima de alguns respiradouros profundos do mar. Em certas condições, eles podem quebrar e girar fortemente trazendo calor, produtos químicos e organismos através do oceano.

6- Lagos de enxofre

 imagem de Lagos de enxofre

No anel de fogo do pacífico encontra-se um lago – um lago muito especial pois é subaquático e feito inteiramente do enxofre fundido.

Trezentos metros abaixo do nível do mar, uma área repleta de vida, incluindo caranguejos e camarões especialmente concebidos para esta condição bizarra.

PUBLICIDADE

7- Peixe dragão do mar profundo

 imagem do Peixe dragão do mar profundo

Desarmando um feixe de luz vermelha por baixo de cada olho, o peixe-dragão bioluminescente é o único animal que pode ver a luz vermelha de outros peixes-dragões.

Esse é o maior código secreto inquebrável.

8-  Macropinna Microstoma (peixe-fantasma)

 imagem do Macropinna Microstoma (peixe-fantasma)

O Macropinna é um peixe com uma composição muito rara e pouco compreendida: sua cabeça é coberta por uma cúpula transparente, cheia de líquido.

Além disso, tem olhos em forma de barril que apontam para cima (através da cúpula), enquanto descansa no fundo do mar.

9- Corais de águas geladas

 imagem de Corais de águas geladas

PUBLICIDADE

A maioria das pessoas pensa em recifes de coral como instalações tropicais, mas, como descobrimos recentemente, há também recifes de água fria (muitos dos quais estão sendo destruídos por navios de arrasto).

Os cientistas estão em estágios iniciais de estudo, mas eles encontraram um recife fora da costa da Noruega cobrindo 39 km².

10- Vermes Hidrotermais

 imagem de Vermes Hidrotermais

Parecendo recipientes de batom, os vermes hidrotermais não têm nem boca nem sistema digestivo. Eles, portanto, dependem de um relacionamento com bactérias que usam produtos químicos para produzir comida absorvível por estes vermes.

Saiba que o teste que está sendo usado para diagnosticar o novo coronavírus – e outras pandemias como AIDS e SARS – foi desenvolvido com a ajuda de uma enzima isolada de um micróbio encontrado em fontes hidrotermais marinhas e em fontes termais de água doce.

Fonte: awebic.com

Cabos submarinos da Internet atacados por tubarões

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez seja mesmo melhor que não se explore os fundos dos mares. Se com as atividades atuais já estamos mantado floras e faunas, imaginem se abrirmos as caixas de Pandora????

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here