Cabos submarinos da Internet atacados por tubarões

0
3294
views

Cabos submarinos da Internet atacados por tubarões: a extensa rede   é ameaçada por  ataques

Sua internet está lenta demais? Apresenta outros defeitos? Fique sabendo que talvez o problema esteja nos cabos submarinos da internet. Desde o início de sua instalação, estes cabos de fibra ótica são ‘investigados’ por predadores curiosos. E alguns demonstraram implacável apetite.

imagem de cabos submarinos da internet e tubarão

O por que

Cientistas ainda não chegaram a uma explicação conclusiva sobre o estranho apetite. Mas tubarões costumam morder esses cabos. Alguns sugerem que os animais são atraídos por pulsos eletromagnéticos,  outros acreditam que a causa pode ser nada além de uma inocente curiosidade. O Mar Sem Fim, pelo que aprendeu sobre os hábitos deste importante predador, acredita na possibilidade dos pulsos eletromagnéticos, embora já tenham sido registrados casos de ataques a pequenos submarinos.

abos submarinos da Internet, imagem de mapa dos cabos submarinos da Internet
Mapa com parte dos cabos submarinos da Internet. (Ilustração: Coruja de TI)

Google tem mais de 150.000 quilômetros de cabos submarinos da internet

Para se proteger, o Google está revestindo seus cabos submarinos com um material especial, o kevlar, cinco vezes mais resistente do que o aço. O Google tem mais de 150.000 quilômetros de cabos de fibra óptica espalhados nas profundezas. Terremotos e anzóis para pesca, também podem danificar os fios sem proteção adequada.

Segundo o site converge.com.br, os cabos submarinos de fibra ótica, que transportam o tráfego de internet ao redor do mundo, estão cobertos por uma série de camadas de proteção contra impactos. Cada cabo é composto por fibras óticas individuais, muito delicadas, mas capazes de transmitir dados a até 1 gigabyt por segundo (Gbps), ou cerca de 100 vezes mais rápido do que os de cobre.

99% dos dados são transmitidos por cabos submarinos

99% dos dados internacionais são transmitidos por fios submersos no oceano, os cabos de comunicação submarina. Eles têm centenas de milhares de quilômetros de comprimento. Podem estar tão abaixo do nível do mar quanto 8 mil metros, ou mais. De acordo com o mentalfloss.com, os cabos submarinos da internet também podem ser interrompidos por âncoras,  pesca de fundo ou arrasto, além de desastres naturais.

Confira o vídeo de um tubarão mordendo um cabo submarino:

Fontes: converge.com.br; http://mentalfloss.com/article/60150/10-facts-about-internets-undersea-cables.
Mais uma curiosidade: como surgiu o ser humano, você sabe?

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here