Como surgiu o ser humano, você sabe?

0
807
views

Como surgiu o ser humano? Mais uma vez, do mar…

A tecnologia melhora. Com ela aumenta o nosso conhecimento. Já se sabia que nosso ancestral era do mar, mas pensava-se que seria uma esponja. Agora vieram novidades…

O animal tem menos de um milímetro de tamanho e vivia entre grãos de areia no fundo mar. Cientistas encontraram fósseis dele na China mais precisamente, em Shaanxi. Ele foi estudado por um grupo de cientistas ingleses, chineses e alemães. Agora a Nature acaba de publicar as primeiras conclusões. A matéria saiu no site da BBC.

Como surgiu o ser humano cujo ancestral acaba de ser encontrado

O animal é da classe Saccorhytus, conhecido como deuterostômios.  Segundo os cientistas ele é um exemplar primitivo que viveu há 450 milhões de anos. Seriam os ancestrais comuns para várias espécies, ‘entre elas as incluídas entre os animais vertebrados’. Simon Conway Morris, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, explicou

A olho nu, os fósseis que estudamos possuíam pequenos pontos pretos, mas no microscópio o nível de detalhe se revelou surpreendente. Acreditamos que, por se tratar de um deuterostômio primitivo, ele pode representar a fase inicial de diversas espécies, inclusive de nós, humanos. Todos os deuterostômios tinham um ancestral comum, e provavelmente seja desse animal que se trata

Uma das curiosidades é que  ‘os cientistas não encontraram indícios de que o Saccorhytus tinha ânus, o que sugere que o consumo de comida e as excreções eram feitos pelo mesmo orifício’, escreveu a BBC.

Como surgiu o ser humano, imagem de fóssil de 450 milhões de anos encontrado na China
Nosso ancestral?

Nosso ancestral se movimentava

O site da BBC diz que

O Saccorhytus também era coberto por uma pele fina, relativamente flexível, e possuía músculos, o que levou cientistas a concluírem que ele se movimentava ao contraí-los, se retorcendo.

Boca grande é  a característica mais marcante

Para os pesquisadores, a característica mais marcante do animal é a boca grande em relação ao resto do corpo. Segundo o estudo, ele se alimentava engolindo partículas de alimentos e até de outras criaturas.

Como surgiu o ser humano? Desde Darwin se faz esta pergunta

Antes desta nova descoberta a explicação era um pouco diferente. Ele vinha do biólogo evolucionista Michell Sogin, do Laboratório de Biologia Marinha, Woods Hole, dos Estados Unidos. Ele extraiu e mapeou o código genético de uma esponja, outro primitivo animal aquático que viveu tanto em rios como no mar, e a comparou com outras estruturas mostrando que ela estava na base de todo o reino animal.

As esponjas são o primeiro animal pluricelular e sua matriz genética é vencedora, todo os outros animais baseiam-se nesta mesma matriz

A sugestão de Sogin prevaleceu até 2009 quando foi refutada por novos estudos. Ainda assim, a descoberta do fóssil na China mais uma vez reafirma que nossas origens estão nos oceanos. Será por isso que os tratamos tão mal? Talvez um destes complexos freudianos em que filhos odeiam os pais? Só isso pra justificar o que temos feito aos Oceanos.

Saiba que os Oceanos estão prestes a sofrer danos irreversíveis.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here