Marinha consegue se fortalecer apesar da crise

47
38432
views

Marinha do Brasil consegue se fortalecer apesar da crise, novidades bem-vindas na frota

Para nós do Mar Sem Fim é um alívio saber que a Marinha do Brasil consegue se adaptar às circunstâncias. Apesar da crise, ela consegue se manter minimamente aparelhada. Ou, se não consegue crescer aumentando seu poder de dissuasão, é fato que ela não se deixa sucumbir. Navios e submarinos são equipamentos caros, sim. Mas extremamente necessários para a Marinha que tem que cuidar  da Amazônia Azul, área equivalente em tamanho a Amazônia. À ela  compete a difícil tarefa de garantir que os recursos de nossa Zona Econômica Exclusiva (4,5 milhões de quilômetros quadrados) estejam protegidos da interferência estrangeira, da pesca predatória, da segurança de nossas plataformas de petróleo, etc.

imagem de navio A 140 da marinha do Brasil

Nova nau capitânia da armada nacional

Roberto Godoy, do Estadão: ” A Marinha do Brasilrecebeu  na base naval de Davenport, no Reino Unido, a nova nau capitânia da armada nacional. Trata-se  do porta-helicópteros de múltiplo emprego PHM A-140 Atlântico, ex-Ocean, da frota inglesa. O navio, um gigante de 203 metros, tamanho de dois campos de futebol (Saiba qual foi o primeiro porta-viões do Brasil). O navio desloca cerca de 22 mil toneladas. Leva até 18 aeronaves de diversos tipos.”

imagem de navio A 140 da marinha do Brasil

PHM A-140 Atlântico

RG: “Além dos 465 tripulantes, pode transportar cerca de 800 fuzileiros. Além de um esquadrão de blindados de ataque, lanchas de desembarque anfíbio. E veículos de emprego geral. Em missões humanitárias, os conveses inferiores têm capacidade para receber um hospital. O Atlântico custou 84,6 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 350 milhões ao câmbio de dezembro de 2017. O pagamento será  em parcelas (Conheça uma breve história dos porta-aviões).

imagem de navio A 140
de popa

Seahawak Super Puma e Cougar

Roberto Godoy: “Construído entre 1995 e 1998, o navio passou por ampla modernização entre 2012 e 2014. O porta-helicópteros terá uma ala aérea em condições de operar com todas as aeronaves de asas rotativas em uso pela Marinha: os grandes Seahawak Super Puma e Cougar, combinados com os médios Linx, Esquilo e Bell Jet Ranger. O convés de voo permite atuar com sete deles simultaneamente. A composição será sempre variada. Ajustada de acordo com cada missão programada.”

PUBLICIDADE

Assista ao vídeo da apresentação do navio:

Veja mais detalhes do Porta-Helicópteros "Atlântico" A140

Submarino convencional, a outra novidade da Marinha do Brasil

Segundo o site clickpetroleoegas.com.br/, “A Marinha do Brasil prepara o lançamento do primeiro submarino construído no Brasil, fora do Arsenal de Marinha situado na base da ilha das Cobras no Rio de Janeiro. O Riachuelo é fruto do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de submarinos do Brasil). Este programa envolve a construção de quatro submarinos de propulsão convencional e um nuclear. O programa foi costurado com base em um acordo entre os governos do Brasil e França, em 2008.

imagem do submarino riachuelo sendo construído
O Riachuelo no estaleiro.

O submarino Riachuelo ‘made in Brazil’

“Com 72 metros de comprimento e pesando cerca de 1800 toneladas o Riachuelo é o submarino convencional mais moderno do mundo. Está em fase final de construção na base naval de Itaguaí.  Primeiro da classe Scorpene, o Riachuelo teve o casco construído dentro do prazo pela Nuclep, a responsável pelo projeto no País. A unidade é resultado do acordo de transferência de tecnologia francesa. O submarino é um dos quatro com propulsão diesel-elétrica previsto pelo programa. Ele ainda conta com uma unidade de propulsão nuclear (SN-BR).”

imagem de estaleiro para submarino

Marinha do Brasil: sócia do seleto clube dos cinco construtores de submarinos

A construção de um submarino pelo Brasil é um tremendo feito. Atualmente, apenas cinco países dominam a tecnologia para construção de submarinos nucleares (o nosso deve ser lançado até o fim da década de 20) : China, Estados Unidos, França, Inglaterra e Rússia. Com isso dá para se ter uma ideia do quanto é importante esse projeto para a engenharia naval nacional (Saiba quais são os maiores submarinos do mundo).

ilustração de dois tipos de submarinos construídos pela marinha do Brasil
O planejamento de longo prazo da Marinha contempla uma frota de seis submarinos nucleares SN-BR, que se somarão aos 15 convencionais S-BR.

O SN-BR, a propulsão nuclear

O primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro SN-BR terá um diâmetro de 9,8 metros (o S-BR tem 6,2m), para acomodar o reator nuclear. Um reator de água pressurizada, também referido pela sigla PWR (do inglês pressurized water reactor). O SN-BR terá 100m de comprimento, deslocamento de cerca de 6.000 toneladas. Será movido por propulsão turbo-elétrica com 48 MW de potência, equivalentes a 650 carros de 100 HP ou ao fornecimento de energia a uma cidade de 20.000 habitantes.

ilustração de propulsão nuclear em submarino da marinha do Brasil

Neste sistema, o reator nuclear fornece o calor para a geração de vapor. Este aciona duas turbinas acopladas a dois geradores elétricos, um dos quais dedicado principalmente a gerar eletricidade ao motor elétrico de propulsão. E outro para o fornecimento de eletricidade aos demais sistemas do SN-BR.

A importância das novas conquistas da Marinha do Brasil

Um documento público norte- americano diz que “Nos cinco domínios em que as nossas forças militares operam – em terra, no ar, no mar, no fundo do mar e no espaço – as operações submarinas são as menos visíveis. Por esta razão, oferecem o máximo em furtividade e surpresa ao influenciar eventos em todos os cinco domínios com risco mínimo. Infelizmente, como as operações submarinas são virtualmente invisíveis e altamente secretas, elas são menos entendidas. E freqüentemente subestimadas pelo público em geral.”

A Nau Capitânia da Marinha do Brasil

Quanto à nova nau capitânia, saiba que por anos mantivemos o já velho e ultrapassado porta-aviões Minas Gerais, um ícone naval brasileiro que o Mar Sem Fim já homenageou neste site. Durante alguns anos a MB tentou com outro porta-aviões  mas decidiu desativar definitivamente o único de sua frota de combate, o NAe A-12 São Paulo, comprado na França, em 2000. Portanto, é mais que justo que tenha outro, desta vez um navio que veio pra ficar. Uma joia muito importante para a MB.

Novas corvetas

E além da nau capitânia, e dos submarinos, o Estadão de dezembro de 2019 informa que “O Tribunal de Contas da União (TCU) liberou a assinatura do contrato entre o consórcio Águas Azuis – formado pela alemã Thyssen e pela brasileira Embraer – e a Marinha do Brasil, para construção de quatro corvetas lançadoras de mísseis da classe Tamandaré. Os navios são uma promessa de retomada para a indústria naval brasileira, abalada desde a crise que tomou conta da Petrobrás nos últimos anos em função da Operação Lava Jato. As corvetas devem ser construídas no estaleiro Oceana, em Santa Catarina, e empregar cerca de 2 mil pessoas.”

imagem de coberta da marinha do brasil
Corveta  Barroso. Imagem, Marinha do Brasil.

Novo Navio Socorro de Submarino (NSS) “GUILLOBEL”

A última novidade do no de 2019 para a frota da Marinha do Brasil foi a chegada do novo Navio de Socorro a Submarinos, o GUILLOBEL. Ele vem substituir o Felinto Perry que está no final de sua vida ativa. O Guillobel tem 85 metros de comprimento, desloca 5.700 toneladas, é movido a diesel e tem velocidade de 10 nós. As informações são do site www.defesa.tv.br.

PUBLICIDADE

imagem do novo navio de socorro a submarinos da marinha do Brasil

4,5 milhões de quilômetros quadrados, o tamanho da Amazônia Azul

Nossa ZEE é das maiores do mundo. Tem  tamanho similar ao da Amazônia Verde, e ainda mais riquezas espalhadas por 4,5 milhões de quilômetros quadrados! Vamos nos lembrar da importância da geopolítica dos oceanos, e agradecer a Marinha do Brasil pela atenção e presença. A força naval vem sendo sucateada, muitas vezes sem verba sequer para pagar o diesel dos navios, enquanto cresce nossa responsabilidade pela enormidade da área marinha que nos compete. Até que enfim, uma boa notícia na área.

Assista ao vídeo que mostra a transferência do submarino convencional Riachuelo:

Após transferência, Submarino Riachuelo chama atenção em Itaguaí

Fontes: https://www.public.navy.mil/subfor/underseawarfaremagazine/Issues/Archives/issue_06/more_submarines.html; https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,marinha-brasileira-recebe-novo-porta-helicopteros,70002377613; https://www.naval.com.br/blog/2018/02/20/o-prosub-e-o-submarino-nuclear-brasileiro-sn-br/; https://www.naval.com.br/blog/2018/08/31/apos-lancamento-ao-mar-submarino-riachuelo-deve-voltar-ao-estaleiro/; https://www.defesa.tv.br/chega-ao-brasil-o-novo-navio-socorro-de-submarino-guillobel-da-marinha-do-brasil/

Poluição mata sete milhões de pessoas por ano, diz OMS

Comentários

47 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente são poucos que se preocupam em aprofundar seus conhecimentos.
    Fazem críticas de foma simplista , sem conteúdo, não construtivas.
    Há muita literatura disponível nos sites das 3 Forças. Consulte as e a compreensão será outra

  2. Provávelmente este não é o melhor submarinos convencional do mundo. Roberto Godoy se esqueceu dos submarinos da classe Soryu fabricados no Japão. Aliás ele se esqueceu totalmente de citar o Japão como uma dos mais sofisticados fabricantes de armamentos da terra.

  3. EXCELENTE ARTIGO !
    Não existe País FORTE sem forças armadas FORTES !
    País fragilizado, alvo de terrorismo e cobiças alheias !
    VIVA A NOSSA GRANDE MARINHA DE GUERRA, orgulho da Nação. Gente séria trabalhando duro por um País FORTE e Soberano.
    APOIO TOTAL AS NOSSAS FORÇAS ARMADAS ! Quem não for patriota caia fora.

  4. 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o tamanho da Amazônia Azul.; A velocidade do submarino é de aproximadamente 50 km por hora. Se a ideia é proteger dentro do tempo de uma hora o território, então, precisamos de 90.000 submarinos, se em 2 horas, 45.000, se em 3 horas, 30.000 submarinos

    • Vanderley… e qual seria a ameaça que poderia aparecer no mar em certo ponto em 1 hora? Você acha que um portaavioes inimigo poderia chegar em 1 hora a qualquer ponto do mar sem ser notado? Ameaças levam semanas ate chegar em certo ponto (frota inimiga). Assim sendo, com 4-5 submarinos convencionais e 1 nuclear você está bem protegido sim.

    • Se o seu raciocínio tivesse alguma lógica, os EUA deveriam ter uns 900.000 submarinos para patrulhar o mundo todo, já que são o maior império da atualidade, mas eles não tem nem 100.

    • Amigão, esqueceu que existe um “aparelhinho” chamado radar que vê o inimigo a centenas de KM antes dele chegar. Tem um outro “equipamentozinho” chamado míssil que acerta ele há milhas de distância, mais de MIL milhas ! E tem mais um “aparelhozinho” chamado de esquadrinhador via satélite que monitora milhões eu disse, milhões de KM quadrados prevendo ameaças e despachando o SUBMARINO e velozes FRAGATAS com dias de antecedência. Precisa ler mais, amigão, ou vai passar a vida toda fazendo CONTINHAS IMBECIS do tempo em que índio fazia estas mesmas contas para interceptar e diligência no Velho Oeste…

  5. O Brasil é o país das carpideiras. Quando fracassamos elas lamentam, quando triunfanos elas lamentam também. Ô povinho complexado. Quem pensa pequeno nunca será grande!

    • As pessoas de bem que rejeitaram o Lula, sua roubalheira e assalto, sabe que para cada coisa aparentemente boa feita, houve milhoes e bilhoes de dinheiro roubado. Tudo e relativo.

    • O presidente em 2008 era aquele que roubou bilhões de dinheiro público. Lembro dele… se não me engano está cumprindo pena em Curitiba por um dos crimes que cometeu… ouvi também por ai que ele responde a mais 6 ou 7 processos com muito mais substancialidade que o primeiro e que portanto sua pena vai aumentar e ele só sairá da prisão num caixão.

      Diz a lenda que há ainda uma meia dúzia de pessoas com um certo tipo de demência (ou falta de caráter) que não enxergam as atrocidades e corrupção de seu governo e que por isso ainda o apoiam, mas podemos ficar sossegados que eles não conseguem nem mais eleger presidente, restando apenas esfaquear ou cuspir nos outros. Gentinha.

    • Pelo que sei esse projeto de submarino já faz mais de 40 anos, o acordo q o Brasil selebrou com a França, foi sobre o desenvolvimento do sistema nuclear e não sobre a tecnologia de construção de submarino. Pesquise antes, acho q vc nem sabe pq Riachuelo?

  6. Não entendo porque o Brasil é grande produtor de minério de ferro, produtor de ferro, produtor de ação, mas não constrói ferro e aço resistente para construir casco de submarino de propulsão atômica. Porque temos que depender, hoje, da tecnologia francesa ou de ouros países. Será que somos tão incompetentes nessa matéria? Aliás, nós que produzimos aviões civis e militares de boa performance, que construímos um dos melhores tanques de guerra na esteira da Revolução de 31 de Março de 1964, foguetes de base múltiplas, e agora estamos estagnados. Será que foi somente culpa dos governos do Partido dos Trabalhadores (PT) que sucatearam as nossas Forças Armadas?

  7. É óbvio que a Marinha é indispensável. Agora, eu não entendi ainda a razão de termos ainda submarinos (mesmo se fosse atômicos), pq para uma guerra não pode ser, o que tb é óbvio.

    • “Si vis pacem, para bellum” se quiser paz se prepare para a guerra. A questão é a dissuasão, tem que ter, senão qualquer um faz o que quer conosco.

  8. Caro professor Fernando, a reportagem não afirma que a eleição do Bolsonaro afetará pontualmente esta ou aquela instituição. Na verdade, vai implodir o país por atacado, como um todo. Não se espante se no âmbito filosófico-medieval-bolsonarista houver investimentos- pelo futuro governo- na construção de galés. Aguarde e remarás!

    • Comentário sem pé nem cabeça, você tem bola de cristal ou apenas é um especulador do fim do mundo. Vamos combinar uma coisa, se tivermos um governo de sucesso e crescimento moral, econômico e social você pega suas coisas e vai embora do país para sempre, ok? Se eu estiver errado vou eu.

  9. Trabalhei por quase dez anos no projeto SN-BR. Isto foi há quase trinta anos. Só agora o projeto está prestes a se tornar realidade. Um projeto-quase-sem-fim. De qualquer maneira, quando li a reportagem do blog, fiquei entusiasmado e emocionado por saber que o projeto não morreu e, embora tardiamente, está às vésperas de se tornar finalmente realidade. Parabéns aos bravos engenheiros e demais técnicos da Marinha do Brasil, que com todas as dificuldades, mantiveram o rumo.

  10. Devonport entregou esta sucata rindo da cara dos brasileiros….
    Ainda trocaram o nome do sucatao, o que da o maior azar…
    Uma roubada, em todos os sentidos

    • Amigo Andre sem querer ofender vc nao conhece nada de navios militares. Seu comentario e leviano. O amigo superticioso ai deveria obstar de fazer certos tipos de comentarios que pobres, nao ajudam em nada.O navio e otimo.

  11. Quando o Brasil comprou o Minas Gerais eu morava em Niterói, capital do antigo Estado do Rio de Janeiro. Estudava Direito, nessa cidade. Confesso que não me ufanei com essa compra, cujo exemplar estava exposto na Baia da Guanabara para o público. Então disse para um grupo de senhores que se orgulhavam da compra do Porta Aviões Minas Gerais] e disse-lhes: eu só me ufanarei quando o Brasil construir as suas próprias embarcações militares. Lembrei-me então do Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa, brasileiro do Estado do Rio Grande do Sul, que trabalhou para fazer da Marinha do Brasil uma potência militar igual ou superior a marinha inglesa, a maior da sua época.

  12. Muito legal a reportagem e o vídeo. Qdo era adolescente queria ser da Marinha do Brasil, não deu. Marinha do Brasil orgulho para os brasileiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here