Submarinos maiores do mundo: saiba quais são

0
107
views

Os maiores Submarinos do mundo: os Typhoons

Typhoon  é o nome dado pela NATO a uma classe de submarinos portadores de mísseis balísticos com ogivas nucleares (SSBN) da Marinha Soviética  nos anos 80.

ilustração mostrando os maiores submarinos já construídos, os Typhoons
Submarinos: o Typhoon (Ilustração: https://www.revell.com)

O nome

O nome vem de um discurso de Leonid Brezhnev em 1974. Nele o líder utilizou a palavra “typhoon” (“тайфун”) para descrever uma nova classe de SSBN. Na União Soviética, era designado por “Projecto 941” ou “Classe Akula” (“tubarão” em Russo).

Deslocamento, comprimento e largura dos maiores submarinos já construídos

Com um deslocamento de 48.000 toneladas, e 170 metros de comprimento, são os maiores  já construídos. Sua largura rivaliza com a dos navios de cruzeiro. Dos seis desta classe, apenas o primeiro da série, o RFS Dmitri Donskoi (TK-208) permanece em atividade. Os Typhoons são a maior classe de submarinos já construídos, são suficientemente grandes para acomodar instalações dignas para a e tripulação quando submersos por meses.

Mísseis e tripulação

Esses monstros marinhos carregavam 20 mísseis nucleares, capazes de atingirem alvos a 10 mil Kms de distância. Sua tripulação é formada por 150 marinheiros.

Ilustração de mísseis nos submarinos typhoons
Os mísseis (Ilustração:https://todiscoverrussia.com)

Orgulho da Marinha Soviética

Eles já foram o orgulho de guerra da Marinha Soviética:   construídos com o melhor aço da União Soviética mas, devido à época em que a URSS estava se fragmentando política e economicamente, algumas unidades não foram entregues em razão do alto custo econômico, o que já era um problema para a URSS.

Typhoons são a maior classe de submarinos, grandes o suficiente para acomodarem instalações dignas para a tripulação quando submersos por meses. A Marinha russa cancelou o seu programa de modernização do Tufão em março de 2012, afirmando que a modernização  seria tão caroa como a construção de dois novos submarinos de classe Borei.

Assista o vídeo e saiba mais

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Typhoon; http://largest-submarines.blogspot.com.br/; https://www.revell.com/germany/ships/80-5138.html#.WiHCArQ-fEg; https://todiscoverrussia.com/typhoon-class-submarine/.

Saiba qual foi o primeiro submarino a afundar um navio.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here