Primeiro submarino a afundar um navio: saiba qual foi

1
6497
views

Primeiro submarino a afundar um navio: saiba qual foi

Ele tinha apenas 12 metros de comprimento. Sua hélice era acionada à força de músculos humanos. Afundou duas vezes antes do tiro fatal. O submarino usava um ancestral dos torpedos modernos com uma carga explosiva que tinha 61 Kg de pólvora negra. Era disparada através de um cano de cobre a uma distância de apenas cinco metros do casco inimigo. Falamos do H.L. Hunley, o primeiro submarino a afundar um navio. Aconteceu em 1864, durante a Guerra da Secessão.

ilustração do submarino CSS Hunley Primeiro submarino a afundar um navio
Primeiro submarino a afundar um navio. O H.L. Hunley. Você entraria numa engenhoca destas? (Ilustração: pinterest)

A construção, no Alabama, em 1863

O H.L. Hunley foi construído de maneira privada, baseado em planos de Horace Lawson Hunley, James R. McClintock e Baxter Watson, e patrocinado pelo engenheiro Horace Hunley. Uma vez pronto, a engenhoca foi transportada para Charleston, na Carolina do Sul, para defender aquele porto.

Ilustração do submarino H.L.Hunley Primeiro submarino a afundar um navio
Primeiro submarino a afundar um navio. Ilustração: Pinterest

O H.L. Hunley afundou duas vezes

Quando estava amarrado a um vapor, em Charleston, o submarino afundou matando cinco membros da tripulaçãoDepois de resgatado, recebeu uma nova equipe e iniciou uma série de testes. No entanto, durante ensaios de mergulho em 15 de outubro de 1863, ele não conseguiu voltar à superfície. Horace Lawson Hunley, que estava dirigindo a operação, e o resto de seus homens, morreram afogados.

ilustração do interior do submarino H.L. Hunley Primeiro submarino a afundar um navio
Sete corajosos marinheiros eram a força de propulsão (Ilustração:clarksvillefoundry.com)

Pela terceira vez reparado

Hunley foi novamente içado e reparado. Com uma terceira tripulação, e sob ordens para operar apenas na superfície, começou uma série de tentativas de atacar navios da Marinha dos Estados Unidos no serviço de bloqueio de Charleston.

Ilustração do submarino H.L. Hunley Primeiro submarino a afundar um navio amarrado ao cais
Primeiro submarino a afundar um navio. Agora vai! (Ilustração: YouTube)

Em 17 de fevereiro de 1864, esses esforços foram bem-sucedidos. Hunley aproximou-se do vapor USS Housatonic e detonou  seu ‘torpedo’ . O navio federal afundou rapidamente, tornando-se o primeiro navio de guerra a se perder num ataque de submarino. Mas, o submarino misteriosamente desapareceu…

PUBLICIDADE

Hunley, afundando pela quarta e última vez

O mistério permaneceu até 1955, 131 anos depois do feito guerreiro. Mas, o que teria acontecido? Ao ser descoberto, perceberam que os tripulantes estavam em seus respectivos lugares. Numa cena macabra, seus esqueletos continuavam na mesma posição.

Para entender o que havia acontecido, Rachel Lance, especialista em biomecânica da Universidade Duke, na Carolina do Norte, construiu uma réplica só que dez vezes menor. Ela tinha um teoria e queria prová-la. Teria o Hunley afundado devido à onda de choque da explosão?

imagem do casco do submarino H.L.Hunley Primeiro submarino a afundar um navio
Primeiro submarino a afundar um navio. O Hunley resgatado. (Foto: dailymail.co.uk)

Levando em conta a distância entre o atacante e o atacado, Lance fez vários testes, sempre medindo a pressão sofrida pelo casco do modelo durante a simulação. Depois, usando modelos matemáticos, a pesquisadora chegou à triste conclusão:  um desmaio coletivo teria 84% de chance de ser fatal já que a hélice era acionada manualmente. Ou seja, o Hunley afundou no momento em que seus tripulantes, desacordados, pararam de fazer força.

Fontes: super.abril.com.br; youtube.com; dailymail.co.uk.

Conheça o interior de um submarino moderno

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Boa noite, há todos. Eu, William André dos Santos, sou Técnico em Eletrônica Instrumentação, Automação e Instrutor de Instrumentação e controle de processos industriais. Trabalhei embarcado em mais de 80% das plataformas de petróleo das bacias de campos e Santos, Refinarias de Petróleo, plantas químicas, plantas petroquímicas, plantas de papel e celulose, usinas nucleares e outras…em diversas empresas nacionais e multinacionais….GE, Skanskas, ABB, Villares, Montreal Engenharia, Instrudata, IC Suply, Multitecnica, CLP Automação, Consip Engenharia, Contrap Controle e Aplicações, Nada Engenharia, CSE Mecânica e Instrumentação, Unamon Consórcio de Montagem Nuclear, Forship Engenharia e outras…Os Submarinos são embarcações muito especiais e vital para soberania da defesa da costa brasileira. Eu e minhas equipes de trabalho, nas plataformas de petróleo, chegamos ver várias vezes os Submarinos navegando em lâminas d’água rasa na bacia de Campos…eles fazem a segurança das plataformas continentais ok. A Marinha do Brasil, tem uma força tarefa específica para estes trabalhos ok. Eu, já tive a bordo dos nossos submarinos. A frota está sendo renovada e antes de 2030 será lançado ao mar o Submarino Nuclear brasileiro ok. Eu sou apaixonado por Submarinos. Sem mais obrigado tudo de bom. Estamos a bordo. Assim escreveu o Capitão William Ninjjja. Obs…Se vocês precisarem de Técnicos Especialistas e Engenheiros, nas áreas de Petróleo e Gás, projetos de para raios, cursos de Instrumentação, Elétrica e outros…basta entrar em contato ok…Tls +55(21)965222017 e 979476235

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here