Corais: assista um vídeo espetacular

2
322
views

Corais: os mais lindos animais marinhos você nunca viu algo assim

Ao longo das últimas décadas os cientistas soaram o alarme sobre a Grande Barreira na Austrália. Ela que perdeu mais de um quarto do ecossistema nas últimas três décadas devido ao branqueamento provocado pelas mudanças climáticas, tempestades e, muito possivelmente, até mesmo o uso de protetor solar. Corais ameaçados.

corais, imagem de um coral

A importância dos corais

Cerca de 1/4 de todas as espécies de peixes dependem dos corais para sobreviver. A Grande Barreira de Corais é a maior formação recifal do planeta, com uma área contínua de 350.000 Km2. Ela tem 2.600 quilômetros de extensão, com a largura variando entre 30, até 740 quilômetros!

Corais da Austrália: sofrendo pelo aquecimento global

Mas está sofrendo os efeitos da acidificação das águas marinhas em razão do aquecimento global provocado pelos gases do efeito estufa. Estes gases são absorvidos pelas algas do fitoplâncton, a forma mais abundante de vida vegetal do planeta. Durante o processo de fotossíntese as algas ‘sequestram’ o dióxido de carbono ao mesmo tempo em que o depositam no fundo do mar. No processo produzem mais de 50% do oxigênio que respiramos. Mas, com o excesso (de gases do efeito estufa) que está provocando  o aquecimento global, a água dos oceanos, antes alcalina, está ficando mais ácida. E isso mata os corais.

corais, imagem de um coral
Formas, cores e texturas supreendentes. (Foto: Vimeo)

Acidificação e a morte

O assunto é muito sério. Carlos Afonso Nobre, cientista brasileiro, membro do IPCC, Painel Intergovernamental Sobre Mudança Climática, assim se referiu à nossa espantosa capacidade destrutiva

Nunca, em toda a história da vida na Terra, uma espécie alterou tanto o planeta, e em uma escala tão rápida, quanto a humanidade. Mudamos os cursos de rios, alteramos a composição química da atmosfera e dos oceanos, domesticamos plantas e animais a ponto de sermos considerados uma “força tectônica” no planeta

A produtora Barcelona- myLapse pensa do mesmo modo. Para alertar, produziu este vídeo espetacular. Assista!

Espécies exóticas e seus muitos problemas

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here