Corais: animais, vegetais ou minerais? Entenda

1
2293
views

O que são os corais: animais, vegetais ou minerais? A dúvida atormenta há séculos

Para  o autor romano e naturalista, Plínio,   não eram nem vegetais nem animais,  deveriam ser considerados um terceiro tipo de coisa viva. Carl Linnaeus, botânico e zoólogo sueco, classificou-os como “litófitos” (plantas de rocha). Afinal, o que são corais: animais, vegetais ou minerais? Microscópios revelaram. Corais são animais, feitos de pequenos pólipos de corpo mole, cada um com uma espiral de tentáculos que se assemelham a pétalas. No entanto, a sugestão de planta persistiu. Hoje os corais pertencem à classe  chamada Anthozoa, ou “animais de flores” (matéria do www.hakaimagazine.com).

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais
Corais: animais, vegetais ou minerais?

Homem das cavernas

Um humano nadando até um recife de coral é como um homem das cavernas saindo da toca e chegando ao centro de Manhattan. Em um momento, viaja de um lugar familiar para outro muito diferente. Os recifes de corais são lugares profundamente estranhos e psicodélicos (para  humanos). Esse pode ser o motivo pelo qual as pessoas gastam quase US $ 10 bilhões a cada ano visitando-os. A cada turno, os corais desafiam categorias simples que a maioria das pessoas usa para entender seres vivos.

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais

O legado permanente dos corais

Os pólipos semelhantes a flores são apenas a superfície de um coral – sua pele viva. A massa sólida, abaixo, é seu legado permanente. Cada pólipo constrói uma minúscula base de carbonato de cálcio que a solda à sua colônia, que, dependendo da espécie, pode ter forma de  cérebro, aglomerado de pilares, ou até árvore ramificada. Novos pólipos constroem em cima do antigo, crescendo a colônia e o recife. Evoca cidade humana: corais constroem infraestruturas complexas e, em seguida, vivem dentro delas. Claramente, “mineral” não deve ser completamente descartado.

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais
Corais: animais, vegetais ou minerais?

Otimizadas para machucar

Essa infraestrutura, com  formas e texturas decorativas, quase caricaturais, pode parecer inanimada e inofensiva. Mas as superfícies dos corais são  otimizadas para machucar: os pólipos usam pequenas células que picam para prender alimentos, como o plâncton, à medida que passa.

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais

Cores marcantes: fonte inesperada

Suas cores marcantes têm fonte inesperada. Para o ser humano, os tons de rosa quente, e laranja vivo, evocam algo artificial como tinta. Mas elas têm fontes naturais. Pigmentos fluorescentes usados ​​pelo pólipo para controlar a quantidade de luz que entra e os pigmentos fotossintéticos das minúsculas algas unicelulares que vivem simbioticamente nos tecidos dos pólipos. Através da fotossíntese, essas algas (zooxanthellae) transformam a luz solar em oxigênio. E produzem nutrientes como glicose e aminoácidos, o que fornece abrigo para as algas. Os corais, então, são animais que contêm “plantas” (as algas) e segregam pedras. Não é de admirar que a identificação de corais como animal, vegetal ou mineral seja um obstáculo.

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais
Corais: animais, vegetais ou minerais

Caos: corais não escapam

Corais podem estar fora de categorias, mas não escaparam do caos que trouxemos para o ambiente deles. A lista de ataques é longa – há poluição, destruição física da pesca e, acima de tudo, a prometida devastação do aquecimento global. Água quente excessivamente, estressa e desaloja os corais e as zooxantelas. Em seu lugar, deixam os esqueletos  branqueados assombrando o fundo do oceano e os oceanos empobrecidos. O World Wildlife Fund estima que os recifes saudáveis forneçam US $ 29,8 bilhões por ano em impacto econômico global, como biodiversidade, pesca e proteção contra a erosão costeira. Outras estimativas de serviços ecossistêmicos colocam o número muito ainda mais alto.

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais

O mundo é maior que nós mesmos

A avaliação econômica ajuda a justificar e estimular a conservação, mas também é uma estrutura limitada que classifica os corais como meros agentes da riqueza e do bem-estar humano. Os corais são mais do que provedores de serviços:  são um lembrete de que o mundo é muito maior do que nós mesmos. E, além do mais, os corais são o mais importante ecossistema marinho.

imagem de Corais: animais, vegetais ou minerais
Corais: animais, vegetais ou minerais?

Fonte: https://www.hakaimagazine.com/videos-visuals/coral-explained/.

Constituição Estadual da Paraíba, exemplo a ser seguido

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

  1. Há uma teoria de que o ser humano, abriga uma alma e que esta alma (fiat lux) anima de um corpo, habita o planeta num esquema evolutivo, constante, mudando de corpos. Já fui pedra? Já fui Coral, já fui planta, já fui animal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here