Shackleton, lendária expedição à Antártica

8
464
views

Shackleton, lendária expedição à Antártica. Filme completo

Não há como não ficar fascinado pela saga do irlandês Shackleton, lendária expedição à Antártica, no início do século XX, uma das mais espetaculares aventuras da história da exploração polar.

Shackleton, lendária expedição à Antártica, imagem do Endurance, navio de Sir Ernest Shackleton
Sir Ernest Shackleton

Shackleton e a  corrida entre ingleses e noruegueses

O ano era 1914, e os ingleses recentemente haviam perdido uma corrida contra os noruegueses para serem os primeiros a chegarem no ponto mais extremo do Polo Sul, fincando pé na maior latitude desse hemisfério. Restava, porém, o desafio de  atravessar o polo a pé, cruzando o continente antárctico de um extremo ao outro.

Duas viagens ao Polo Sul

Longe de ser um calouro na região, Sir Ernest Shackleton já havia chefiado duas missões ao Polo Sul onde reuniu experiência e reputação necessárias para sua terceira e derradeira epopéia.

Shackleton, lendária expedição à Antártica

Nessa nova empreitada Shackleton reuniu uma equipe de 27 homens com as mais diversas habilidades, formações, caráteres, temperamentos, ambições. Uma equipe que partira com um objetivo de fazer história com seu pioneirismo, mas que ficou conhecida para sempre por sua bravura, coragem, tenacidade, companheirismo e uma incrível vontade de sobreviver.

O Endurance é esmagado: começa a saga de Shackleton

Quando o navio “Endurance” ficou preso no mar congelado, começa uma sequência de acontecimentos que inacreditavelmente acaba em  happy end. “As suas qualidades de liderança chamaram a atenção no início do século XXI, principalmente devido ao sucesso obtido nas operações de salvamento da Expedição Transantáctica Imperial”. Em 1921, regressou à Antárctida, na Expedição Shackleton- Rowett. A intenção de levar a cabo um programa científico. Shackleton morreria de ataque cardíaco.

Assista o filme e conheça em detalhes as penúrias que estes homens viveram. Surpreenda-se com a quantidade de sobreviventes desta aventura fantástica.

Conheça o interior da cabana usada por Shackleton em sua expedição. Uma visão em 360º, você não vai acreditar!

COMPARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Admiro e recomendo os livros que relatam a incursão ao polo sul de sair Ernest Shackleton, principalmente no espírito de liderança e inovação. É um verdadeiro homem do mar, destemido e companheiro.

    • É isso mesmo, João Marcelo, são ótimos livros. E a vida de Shackleton merece até mais. Até hoje não sei como os cineastas de Hollywood não transformaram a saga dele em filme. Seria um candidato ao Óscar. abraços

    • Monteiro, o documentário relata a saga quase completa, faltou apenas contar que Shackleton, depois de três tentativas de chegar a ilha Elephant com um baleeiro que saiu da Georgia do Sul, decidiu ir para Punta Arenas onde lhe foi emprestado o rebocar Yelcho que, finalmente, conseguiu resgatar sua tripulação.
      Mesmo assim é muito bem feito. Já li dezenas de livros a respeito, inclusive um escrito pelo próprio Shackleton. Um documentário é sempre mais curto, alguns detalhes acabam ficando de fora. Mas que este é espetacular, não tenho dúvidas. Obrigado pelo correio e até o próximo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here