Tubarão branco: fantástica habilidade do predador

11
34902
views

Tubarão-branco, o mais temido animal marinho, encanta e amedronta

Para começar, tubarões, como é sabido, são predadores do topo da cadeia. Por isso importantíssimos. Pelo papel de manter a saúde do ecossistema marinho. Além do mais, geram empregos e renda também. Estima-se ao redor do mundo, algo como 15 mil empresas (Sharks and Rays: our peoples want them alive!).

Na Austrália a avistagem gera US$ 12 milhões de dólares

Alguns países recolhem altas rendas. Na Austrália, US 12 milhões de dólares. Bahamas, US 78 milhões, em Fiji a cifra é de US 42 milhões de dólares, para citar três. (Fonte: www.sharksavers.org)

Várias espécies de tubarões ameaçadas de extinção

Contudo, hoje várias espécies estão ameaçadas de extinção pela sobrepesca e tráfico internacional. Em países asiáticos, China especialmente, sopa de barbatana significa “status social”. Em suma, anualmente entre 70 e 100 milhões são mortos para “manter” o padrão de casamentos e coquetéis. A frota do morticínio arranca as barbatanas devolvendo animais dilacerados.

Brasil participa da matança

Infelizmente  chegou ao Brasil. Numa apreensão, técnicos do Ibama recolheram 7 toneladas de barbatanas! (Fonte: Sharks and Rays: our peoples want them alive!)

Vídeo espetacular. Mostra o branco em ação. Cenas slowmotion & alta definição.

PUBLICIDADE

Slow Motion Shark Attack High Definition - Shark Week

Equipe registra o grande tubarão branco

A equipe registrou um exemplar com mais de quatro metros nas ilhas Netuno, 70 km de Port Lincoln, sul da Austrália.

Inclusive, flagra o branco com mandíbula fora d’água um metro de distância de onde um membro da equipe segura a câmera.

Apesar da impressão de posição de ataque, para Riggs o predador estava é calmo.

Tinha em torno de 4,5 m de comprimento e não estava agressivo, acredite ou não

Tubarão branco, imagem de Tubarão branco

Mergulhos em gaiolas são comuns. O de Cape Town, África do Sul, por exemplo, é dos mais famosos.  E mergulho seguro, além de feito com proteção conta igualmente com profissionais.

Conheça tubarão-fantasma, espécie rara.

Comentários

11 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite João Lara Mesquita!

    O grande tubarão-branco é de fato um formidável predador. Incríveis as imagens captadas pelo Discovery.
    Vendo-o caçar, começo a imaginar como deveria ser o “extinto” Megalodon; inclusive, circula na net um flagra da câmera do helicóptero da guarda-costeira brasileira durante uma operação de resgate em alto mar em que aparece o vulto de um imenso tubarão junto a embarcação à deriva.
    Estará mesmo extinto o colossal Megalodon???

    Abraço e parabéns pelas excelentes matérias.

    • Olá, Henrique, obrigado pela mensagem. Sim, tato quanto sei, o Megalon está extinto. Se puder passe este link a que vc se refere. abraços e obrigado.

    • Esse documentário do Discovery é falso até dizer chega. Eles inclusive foram obrigados a pedir desculpas por causa desse e de outros documentários duvidosos que foram feitos na mesma época. Nesse caso da Guarda-Costeira Brasileira tem 2 coisas que denunciam a falsidade: 1- Oficialmente não existe guarda-costeira no Brasil. As funções mais comuns dela são desempenhadas pela Capitania dos Portos, que é uma seção da Marinha do Brasil. 2- O dito oficial que dá entrevista no documentário mal consegue falar português. Tem um sotaque carregadíssimo de alguém que há anos ou não fala, ou fala muito pouco português.

  2. Boa noite João Lara Mesquita, o vídeo é sensacional, e meus parabéns por suas matérias. Como posso adquirir ou baixar a música (vinheta) tema de Mar Sem Fim.
    Um grande abraço.

    Marco Antônio de Oliveira

    • Marco Antonio, Bem-vindo a bordo do Mar Sem Fim !!! Muito obrigado pela mensagem e considerações. Infelizmente não há como baixar a música. Ela foi composta especialmente para ser aertura/encerramento do programa. Não está em disco, não está a venda. Sinto. Abraços

    • Oi, José, bem-vindo a bordo. Não sou tão radical quanto vc, mas que eles mereciam um castigo severo, multas, apreensão etc, não tenho dúvidas. Obrigado pela visita. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here