Tráfico de animais silvestres com Dener Giovanini, da RENCTAS

0
543
views

Tráfico de animais silvestres com Dener Giovanini, da RENCTAS

Todos os anos 35 milhões de animais silvestres são retirados dos biomas brasileiros e traficados. Só 10% sobrevivem! São 35 MILHÕES de animais todos os anos! E até hoje, apenas UM traficante está preso no Brasil. Apenas UM ÚNICO traficante preso! Mas, por que são traficados os animais silvestres? Entre outras, porque há milhares de brasileiros (e também estrangeiros) que acham ‘o máximo’ ter uma iguana, um jacaré, uma preguiça, uma cobra ou uma ave para mostrar aos amigos. Tráfico de animais silvestres com Dener Giovanini, da RENCTAS.

Tráfico de animais silvestres com Dener Giovanini, da RENCTAS

RENCTAS é a ONG Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres fundada, entre outros, pelo jornalista e ambientalista Dener Giovanini em 1999. É a única no gênero no Brasil.

E o tráfico de animais silvestres é a terceira atividade ilícita mais poderosa do mundo, perde apenas para o tráfico de armas, e o de drogas. Por ano, diz o Departamento de Estado dos Estados Unidos, o tráfico de animais gera US$ 10 bilhões de dólares. O Brasil participa com 15% deste total, ou US$ 1,5 bilhões de dólares.

Dos 35 milhões de animais traficados no Brasil, ‘entre 60% a 70% são vendidos internamente. E atenção: apenas 10% chegam vivos ao destino final. Os outros 90% morrem no caminho.

Você tem algum conhecido que mantém animais silvestres em casa para…dar uma de bacana, ou melhor, de babaca? Pois, se tem, sugerimos que converse com ele e mostre o absurdo desta preferência digna de idiotas. Desculpe, mas é o termo que encontramos para qualificar alguém assim.

Tráfico de animais silvestres e as redes sociais

Este site já publicou matérias mostrando onde são comercializados a grande maioria destes animais: através das redes sociais. Dener sabe disso melhor que ninguém. Com muita coragem e espírito público, ele se infiltrou entre as quadrilhas para produzir um documentário que deve sair no início do próximo ano. E descobriu coisas do arco da velha.

O Mar Sem Fim também já publicou um post comentando o tráfico internacional de pepinos do mar, animais marinhos da classe equinodermes, parentes das estrelas  e ouriços do mar que envolve nada menos que a Yakuza. Na China, e em vários outros países do Oriente, são considerados uma ‘fina iguaria’. Muitos destes pepinos do mar são tirados de águas brasileiras.

Durante cinco meses de pesquisas nas redes sociais, Dener encontrou nada menos que 3,5 milhões de mensagens entre traficantes que oferecem, e idiotas que compram. Só no WhatsApp, encontrou 250 grupos trocando mensagens.

Podcast, conheça

Eles são o mesmo que um bom e velho programa de rádio. Só que agora, com a tecnologia disponível,  são encontrados na internet através de variados aplicativos. Assim você ouve quando quiser.

Conheça Dener Giovanini

O que você vai ouvir assemelha-se a um filme de terror. Prepare-se.

Imagemde Dener Giovanini
Dener Giovanini. Imagem, https://conservadornoticias.wordpress.com/.

Ele é jornalista, documentarista cinematográfico e ambientalista brasileiro, reconhecido como empreendedor social pelas organizações Ashoka, Avina e Schwab Foundation for Social Entrepreneurship.

Giovanini dirige e produz projetos para cinema e televisão e foi apresentador das séries “O Brasil é o Bicho” no programa Fantástico, da TV Globo  e “Ecos do Brasil”, no Canal Futura.

Recebeu em 2003, da ONU – Organização das Nações Unidas, o prêmio ambiental UNEP-Sasakawa.

Dener é também empresário e fundador da organização não governamental RENCTAS – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres e das empresas DGCA e DGCA Filmes.

Imagem de abertura:https://conservadornoticias.wordpress.com/

Ouça o podcast Mineração submarina com Alexander Turra

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here