Mineração submarina com Alexander Turra

4
1352
views

Mineração submarina com Alexander Turra

Os oceanos já enfrentam problemas demais: pandemia de plástico, poluição em geral, acidificação de suas águas, sobrepesca, espécies invasivas, etc. Agora estamos na iminência de iniciar mais um processo que preocupa a todos: Mineração submarina com Alexander Turra.

Mineração submarina com Alexander Turra

Mineração é algo necessário em todo o mundo. É importante para a humanidade. Mas a mineração em terra começa a dar sinais de esgotamento, e ela agora mira o assoalho submarino.

A consequência da abertura desta nova fronteira é a grande discussão do momento no mundo desenvolvido, discussão que, mais uma vez, ainda não chegou nestas plagas. A ‘grande imprensa’ não aborda o assunto. No entanto, lá fora há enorme polêmica entre empresários arrojados, cientistas, ambientalistas, governos, instituições como a ONU, e a imprensa.

Você tem tudo a ver com isso. Por acaso, você é um consumidor compulsivo, ou consome apenas aquilo de que precisa? O consumidor mais que nunca tem responsabilidade sobre isso. Já está provado que se todos consumissem como os norte-americanos, os mais ricos do mundo, seria preciso dois planetas e meio para dar conta do recado.

No passado

No passado pensava-se que não existia vida marinha a grandes profundidades, onde não há luz, e a pressão é imensa. Mas hoje sabe-se que não é bem assim. Sylvia Earle, talvez a maior referência científica sobre os oceanos, declarou:

Hoje sabemos que as pequenas criaturas que vivem na areia ou na lama dos mares profundos podem exceder as mais ricas regiões dos continentes em termos de biodiversidade…

Elevação de Rio Grande

O fundo do mar tem três tipos de fontes de recursos minerais: os nódulos polimetálicos, os sulfetos metálicos, e as crostas cobaltíferas, ricas em cobalto, ‘terras raras’ (elementos importantes na indústria da tecnologia) que ocorrem em diferentes locais. Conversamos sobre a autoridade marítima mundial que controla estas ações de mineração e, especialmente, a Elevação do Rio Grande.

A Elevação é a maior cadeia submersa da margem continental brasileira. Fica ao largo do Rio Grande do Sul. Tem sido intensamente estudada nos últimos anos. A finalidade é tornar viável a exploração de suas riquezas minerais hoje em vias de pertencer ao Brasil.

Área de Clarion Clipperton, no Pacífico

Esta é uma imensa área disputada por vários países para a mineração submarina. Mais uma vez, é a bbc.com quem traz a notícia: “ali, a 4 mil metros abaixo da superfície encontram-se vastos depósitos de nódulos de manganês, pedras ricas em níquel, cobre, cobalto. E outros minerais essenciais para a fabricação de equipamentos – de celulares a baterias para carros elétricos e painéis solares”.

Pra começar, a área de Clarion Clipperton é sua. Ela pertence à humanidade já que se localiza no alto-mar. No direito internacional esta parcela também é conhecida como res communis  usus’,  ou ‘área de uso comum a todos’. Trata-se de cerca de 60%, dos 364 milhões de Km2 de oceanos globais.

Acredita-se haver mais de 27 bilhões de toneladas de nódulos, contendo sete bilhões de toneladas de manganês, 340 milhões de toneladas de níquel, 290 milhões de toneladas de cobre e 78 milhões de toneladas de cobalto.

Podcast, conheça

Eles são o mesmo que um bom e velho programa de rádio. Só que agora, com a tecnologia disponível,  são encontrados na internet através de variados aplicativos. Assim você ouve quando quiser.

Conheça Alexander Turra

imagem de Alexander Turra
Imagem, (o))eco.

Conversamos com Alexander Turra. Sua área de atuação é a oceanografia biológica. Turra é professor titular do Departamento de Oceanografia Biológica da Universidade de São Paulo, a USP. E sua linha de pesquisa, os ‘usos, impactos e gestão de recursos e ecossistemas marinhos’. Turra também é responsável pela cátedra UNESCO para a sustentabilidade dos oceanos.

Imagem de abertura: (o))eco

Ouça o podcast Aquecimento global com Jefferson Cardia Simões

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a entrevista João, assim como as últimas que ouvi no podcast. Parabéns por continuar levantando assuntos relevantes que não tem espaço na tão turbulenta mídia. Se eu puder dar uma sugestão de assunto, gostaria de ouvir um programa sobre a indústria milionária da dragagem de portos e o impacto ambiental que ela vem tendo no Brasil. Aqui uma matéria interessante da Mongabay sobre o tema – https://brasil.mongabay.com/2020/08/para-ampliar-hidrovia-na-amazonia-governo-planeja-dinamitar-habitat-
    um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here