Sylvia Earle na Fiesp, em 5 de março, 2018, palestra traduzida, veja o que diz sobre os oceanos a primeira Heroína pelo Planeta
Dra. Sylvia Earle, nascida em 30 de agosto de 1935 em Nova Jersey, está com 82 anos. É bióloga marinha, exploradora, autora de mais de 150 trabalhos científicos e vários livros. Ao longo de sua carreira pesquisou micróbios, geoquímica oceânica, sedimentos, design submarino, derrames de petróleo, pesca, poluição, e a criação de santuários marinhos. Sylvia Earle na Fiesp falou sobre o drama marinho.
Um vida apaixonante debaixo do mar
Foi a primeira mulher nomeada cientista chefe da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, NOAA (1990- 1992). A instituição, que faz parte do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, cuja missão “abrange da superfície, até as profundezas dos oceanos.”
Previsão de tempo, pesquisas sobre o clima, cuidar do litoral e das áreas de pesca, produção de cartas náuticas, aviação marinha, satélites para estudarem o mar, são algumas das atribuições da NOAA.

Pediu demissão ao sugerir ao governo americano regras mais rígidas para a pesca. Sua sugestão não foi aceita, como sempre por medo de desemprego. Desde 1998 é exploradora em residência da National Geographic. Foi nomeada pela Time Magazine “a primeira Heroína do planeta” em 1998.
Sylvia, chamada carinhosamente “Her Deepness”, é considerada a maior referência mundial sobre a exploração dos oceanos e a dramática situação da vida marinha.
Coerente, aboliu de sua dieta qualquer alimento vindo do mar.
Mais de sete mil horas debaixo d’água
Sylvia conhece todos os oceanos. Ela registrou mais de 7000 mil horas submersas. Tem recordes de mergulho, prêmios e medalhas de instituições científicas de todo o mundo.
‘Missão Azul’
Agora lidera o projeto ‘Missão Azul’. Ele visa inspirar o surgimento da conscientização pública, além de acesso e suporte para uma rede mundial de áreas marinhas protegidas chamadas ‘pontos de esperança’. Essas manchas de esperança, na opinião de Sylvia, são definidas como partes do oceano que precisam ser protegidas. Sylvia veio lançar seu livro ‘A Terra é Azul’, e defender a campanha que lideramos para que o Brasil crie mais áreas de proteção integral em nossos mares.
Parabéns ao João lara pelo pioneirismo neste tipo de divulgação.
Ela recebeu o título da Time Magazine, foi a primeira mulher a consegui-lo. abs
o filme não está disponível no youtube ???
Alvaro, sinto muito. A Fiesp tirou do you tube. Mas voltará em breve. Um ou dois dias e públicos de novo. abraços
O vídeo não está disponível :(
Sinto, Thiago, a Fiesp tirou do you tube. Mas voltará em um ou dois dias. abraços