Peixe transparente, o salpa, mais uma surpresa

16
127908
views

Peixe transparente: conheça a curiosa espécie Salpa maggiore!

Para começar, você conhecia um peixe transparente? Essas curiosas criaturas gelatinosas e tranlúcidas são especialmente interessantes para os cientistas porque têm muito em comum com os seres humanos. E,além disso, não são peixes como se verá. Contudo, cientistas acreditam que nosso sistema nervoso evoluiu a partir de um sistema similar ao de um salpa.

imagem de salpa, o peixe transparente

Salpa maggiore, ou o peixe transparente

Antes de mais nada, o nome científico é ‘Salpa maggiore’. Ele pertence à família de salpidae. Fazem parte do subfilo tunicata. As espécies desta família se movimentam de uma forma muito curiosa, encolhimento e bombeando água. Para isso eles têm dois furos por onde a água entra e sai, fluindo através do corpo. Com o bombeamento as criaturas também filtram seu alimento, o fitoplâncton.

imagem de salpa ou peixe transparente

Salpas: comuns em diversos oceanos

A espécie é comum em diversos oceanos. Ocorrem em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. A maior concentração, entretanto,  se dá no Oceano Austral nas proximidades da Antártica.

São animais  capazes de juntar-se em filas de mais de um quilômetro. E além disso podem absorver cerca de 4.000 toneladas de CO2 por dia! Esta qualidade é muito relevante para o planeta já que poderiam inspirar alguma forma de reduzir o efeito estufa.

PUBLICIDADE

imagem de mergulhador e peixe transparente

Animais multicelulares

Considera-se que salpas são animais multicelulares. Entretanto se reproduzem rapidamente. São capazes de duplicar o seu número várias vezes por dia.

De acordo com o pesquisador Alvaro Esteves Migotto, do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (USP), trata-se de um animal conhecido informalmente como “salpa”, da classe Thaliacea. Alvaro Esteves:

Esses bichos não têm nomes populares por aqui. Os biólogos se referem a eles de forma genérica como ‘salpas'”. “Salpa” é o nome que identifica um gênero de animais dentro desse grupo, mas a nomenclatura acaba sendo utilizada para se referir ao grupo todo.

Assista ao vídeo e saiba mais

Como se vê, o mundo submarino, definitivamente, ainda é pouco conhecido. Toda semana algum pesquisador descobre uma nova espécie marinha, ainda não descrita pela ciência. Para aproveitar, o site Mar Sem Fim fez uma seleção com outras criaturas marinhas fantásticas.

Comentários

16 COMENTÁRIOS

  1. Deixem de propagar besteiras! Salpas não são peixes, são seres marinhos do subfilo dos tunicados. E há outros erros grosseiros, como escrever o nome da espécie com as das partes iniciando com maíusculas. A gente aprende isso no ensino médio….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here