Peixe transparente, o salpa!

0
1080
views

Peixe transparente: conheça a curiosa espécie Salpa Maggiore!

Peixe transparente: essas curiosas criaturas gelatinosas e transparentes são especialmente interessantes para os cientistas, porque têm muito em comum com os seres humanos. Na verdade, cientistas acreditam que nosso sistema nervoso evoluiu a partir de um sistema similar ao de uma salpa.

peixe transparente

O nome científico desse ser marinho é ‘Salpa Maggiore’. Ele pertence à família de salpidae. As espécies desta família se movimentam de uma forma muito curiosa: encolhimento e bombeamento de água através de seu corpo. Para isso, eles têm dois furos por onde a água entra, e sai, fluindo através de seu corpo. Com o bombeando, essas criaturas também filtram seu alimento, o fitoplâncton.

peixe transparente

As salpas são comuns em diversos oceanos, ocorrendo em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. A maior concentração  ocorre no Oceano Austral, nas proximidades da Antárctica.

Seus corpos são cobertos por uma tampa transparente de celulose (excepto o seu sistema digestivo que tem uma cor avermelhada). Suas entranhas são agrupadas em um núcleo perfeitamente opaco, e visível através de sua túnica transparente.

São animais  capazes de juntar-se em filas de mais de um km, e podem absorver cerca de 4.000 toneladas de CO2 por dia! Esta qualidade é muito relevante para nosso planeta, já que poderiam inspirar alguma forma de reduzir o efeito estufa.

peixe transparente

Considera-se que as salpas são animais multicelulares que se reproduzem rapidamente. São capazes de duplicar o seu número várias vezes por dia. A reprodução é alternadamente sexuada e assexuada.

As salpas parecem ser uma forma preliminar na cadeia evolutiva que conduziu aos vertebrados, sendo por isso utilizados como ponto de partida em modelos demonstrativos da forma como os vertebrados evoluíram.

Como se vê, o mundo submarino ainda é pouco conhecido. Toda semana algum pesquisador descobre uma nova espécie marinha, ainda não descrita pela ciência. Para aproveitar, o site Mar Sem Fim fez uma seleção com outras criaturas marinhas fantásticas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here