Mosassauro, predador marinho do Cretáceo

1
3385
views

Mosassauro, predador marinho gigante do Cretáceo

Já mostramos nestas páginas alguns dos maiores predadores marinhos do passado como o megalodon, o maior tubarão que existiu, por exemplo. Ou ainda o cachalote pré-histórico que rivalizava com o megalodon. Contudo, nada se iguala ao mosassauro, um antigo lagarto marinho agora nomeado Thalassititan attrox. Um  fóssil acaba de ser encontrado nos arredores de Casablanca, Marrocos. O bicho foi descrito pelo site gadgets360.com como ‘parente distante de lagartos-monitores e iguanas, semelhantes a imensos dragões de Komodo’. Enquanto os dinossauros dominavam a Terra, estes animais dominavam os mares do período Cretáceo.

fóssil do Mosassauro
Fóssil do Mosassauro. Imagem, Universidade de Bath.

Répteis assustadores

Esses répteis evoluíram para ficarem maiores e mais especializados nos últimos 25 milhões de anos do período Cretáceo. Enquanto algumas espécies passaram a se alimentar de peixes e lulas menores, o Thalassititan atrox dominava os mares devorando todas as outras criaturas marinhas.

Dragão de Komodo cruzado com um grande tubarão branco, com um T. rex e uma orca

O  Dr. Nick Longrich, professor sênior do Milner Center for Evolution da Universidade de Bath, assim o descreveu: “Thalassititan era um animal incrível e aterrorizante. Imagine um dragão de Komodo cruzado com um grande tubarão branco  um T. rex e uma baleia assassina.”

De acordo com o National Park Service (NPS), os mosassauros são um grupo de lagartos marinhos antigos que viveram e dominaram o oceano durante o período Cretáceo, entre 82 a 66 milhões de anos atrás.

Mosassauro
Imagem, Francisco Hueichaleo via Wikimedia Commons.

A mesma fonte diz ainda que ‘Os primeiros ancestrais dos mosassauros provavelmente não eram totalmente marinhos como um verdadeiro mosassauro – é provável que eles se alimentassem em águas costeiras rasas, retornando à terra apenas para descansar e se reproduzir como as iguanas fazem hoje. Mosassauros, como seus parentes, foram escalados.’

O tamanho do mosassauro

‘Atingindo comprimentos de até pouco mais que 15 m, os répteis antigos são comparáveis ​​ao comprimento de um ônibus e comeriam qualquer coisa em seu caminho, acrescenta o NPS’.

PUBLICIDADE

Enquanto isto, diz o site…’No passado, os paleontólogos descobriram os restos fossilizados de estômagos de mosassauros, que contêm alimentos como peixes, pássaros, tubarões, cefalópodes e até outros mosassauros’.

Onde havia outros fósseis?

Segundo o www.natureworldnews.com Nos últimos 250 anos, fósseis de mosassauros foram descobertos em partes da África, América do Norte, América do Sul, África, Europa, Ásia Ocidental e Antártica. Nos Estados Unidos, a maioria de seus restos fossilizados foi encontrada com mais frequência nos estados de Kansas e Dakota do Sul’.

O formato dos corpos do animal

Segundo o eartharchives.org. ‘Apesar das diferenças de dieta e habitat, todos tinham um plano corporal semelhante: corpos musculosos e cilíndricos, mandíbulas longas e uma cauda poderosa para propulsão. Os membros evoluíram para nadadeiras suaves usadas apenas para direção’.

‘Eles estavam tão bem adaptados à vida nos oceanos que deram à luz filhotes vivos, possivelmente gerando vários filhotes pequenos em vez de apenas alguns grandes como as baleias hoje.’

Por último, ‘Nunca antes um grupo de répteis marinhos alcançou tanta diversidade em tão pouco tempo. Não só o próprio Mosasaurus era enorme, mas igualmente bem-sucedido.’

Ambos, mosassauros e dinossauros, foram extintos no final do Período Cretáceo quando um meteoro caiu no planeta há 66 milhões de anos.

Assista à animação

Mosasaurs 101 | National Geographic

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Um nome parecido é o Mesossaurus Brasilienses, um dinossauro legitimo daqui, do Sul-Sudeste (e África), interior de SP e Paraná, mas pequeno, ate 1m e aquático, pois era os antecedentes dos grandes dinossauros, etc desse Mosossauro, onde viveu entre 300milhos de anos atrás ate 270/280m, e sumiu na maior extinção da Terra há 250ma. Pelo menos tivemos o antecessor dos répteis gigantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here