Berçário de polvos descoberto ao largo da Costa Rica

1
1136
views

Berçário de polvos descoberto ao largo da Costa Rica

O Dorado Outcrop (ou Afloramento Dorado) é um pequeno monte submarino, uma formação rochosa, próximo a uma fonte hidrotermal, na costa oeste da Costa Rica. Em 2013, cientistas procuravam confirmar que fluidos  quentes estavam vazando das fontes. Contudo, ficaram espantados ao perceberem no local muitos ovos de polvos. A área é  do tamanho de um campo de futebol, fica 135 milhas a oeste da Costa Rica e a cerca de 3 mil metros abaixo da superfície. No início, pensaram que a temperatura mais quente não seria ideal para uma incubadeira, uma vez que  polvos passam quase toda a vida em águas frias que variam pouco em temperatura. Desse modo, levaram um susto quando retornaram ao local em junho de 2023, a bordo  do navio de pesquisa Falkor, do Schmidt Ocean Institute. Assim, por acaso, descobriram o terceiro berçário de polvos do mundo. 

Berçário de polvos na Costa Rica.
Imagem, Schmidt Ocean Institute.

Dorado Outcrop, um berçário ativo

De acordo com o Schmidt Ocean Institute,  ‘Os cientistas acreditam que o polvo é potencialmente uma nova espécie de Muusoctopus, um gênero de pequeno a médio porte sem saco de tinta. Além disso, a expedição reforçou a ideia de que algumas espécies de polvos do fundo do mar procuram fontes hidrotermais de baixa temperatura para chocarem seus ovos.’

Local da descoberta do bercário de polvos.
Local da descoberta do berçário de polvos assinalado em branco.

A equipe da expedição Octopus Odyssey, liderada pela Dra. Beth Orcutt do Bigelow Laboratory for Ocean Sciences, ficou emocionada ao confirmar que o Afloramento Dorado é um berçário ativo.

Esta é mais uma excelente notícia para ser compartilhada. Ainda há muito o que descobrir sobre os mistérios da vida marinha se não destruirmos o planeta primeiro.

Jyotika Virmani, diretor executivo do Schmidt Ocean Institute, concorda. Para ele, “A descoberta de um novo berçário ativo de polvos a mais de 2.800 metros abaixo da superfície do mar prova que ainda há muito a aprender sobre o oceano”.

“O mar profundo da Costa Rica está no limite da imaginação humana. Conseguimos imagens espetaculares coletadas pelo ROV SuBastian de peixes tripés, filhotes de polvo e jardins de corais. Esperamos continuar a ajudar o mundo a testemunhar e estudar as maravilhas do nosso incrível oceano”.

PUBLICIDADE

Uma área ainda sem proteção

Segundo o site da expedição, ‘os montes submarinos, incluindo o Afloramento Dorado, estão atualmente desprotegidos de atividades humanas como a pesca. Metade da equipe científica era composta por cientistas costarriquenhos, alguns dos quais estão trabalhando para determinar se estes montes submarinos merecem proteção e devem ser designados como áreas marinhas protegidas.’

O scientificamerican descreveu a cena da descoberta quando houve a eclosão dos ovos: ‘Os minúsculos polvos bebês – cada um do tamanho de uma moeda – emergiram de ovos membranosos, agarrados no abraço protetor de suas mães. Um a um, os filhotes desenrolaram graciosamente seus tentáculos e flutuaram para o abismo.’

‘Observando através de câmeras em um veículo operado remotamente, a equipe testemunhou a transformação dos campos de incubação em um viveiro de polvos ativo em tempo real. O espetáculo abriu todo um novo campo de perguntas.’

“Os fluidos quentes que vazam da crosta terrestre aqui podem acelerar o processo gestacional”, diz a Dra. Beth Orcutt. “Pode ser apenas esta espécie que se adaptou para suportar o calor.”

Entretanto, ainda há muitas dúvidas. Por exemplo, ninguém sabe ainda quanto tempo leva para esses ovos de polvo eclodirem, mas é provável que sejam vários anos. É muito tempo, considerando a vulnerabilidade das mães e dos ovos durante a incubação.

Enquanto isso a primeira fazenda de criação de polvos provoca polêmica

Ainda recentemente, comentamos sobre a primeira fazenda de criação de polvos nas Ilhas Canárias, e a polêmica criada. Para alguns cientistas, é uma proposta  ‘cruel’. Para eles, devido à sua natureza inquisitiva e curiosa, os polvos sofrerão muito em cativeiro.

De maneira idêntica, destacamos o que disse o euronews: ‘Tentativas anteriores de se criar polvos enfrentaram altas taxas de mortalidade entre os animais, bem como casos de agressão, canibalismo e automutilação.’

Vamos recordar que em 2022 o Reino Unido reconheceu os polvos como “seres sencientes”, após uma revisão independente de 300 estudos científicos pela London School of Economics and Political ScienceA revisão apresentou evidências irrefutáveis ​​de que os polvos são capazes de sentir dor, bem como excitação e prazer. Se você duvida, assista ao documentário Professor polvo.

Assista ao vídeo e encante-se com as imagens

An Impressive Wealth | Octopus Odyssey - Week 3

MP barra condomínio na praia da Enseada, Ubatuba

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here