Encontrado navio de James Cook, um mestre dos mares

4
30098
views

Encontrado navio de James Cook: após buscas no Atlântico Norte foi achado o navio britânico que deu a volta ao mundo há 250 anos

O Projeto de Arqueologia Marinha de Rhode Island (RIMAP) acredita que foi encontrado navio de James Cook. O barco foi usado para completar sua volta ao mundo no século XVIII. O navio foi encontrado por arqueólogos no fundo do mar do Atlântico Norte. Perto do estado de Rhode Island, na costa Nordeste dos Estados Unidos.

encontrado navio de James Cook, imagem do navio de james cook

James Cook foi um explorador e oficial da Marinha Real inglesa

O britânico James Cook foi um explorador e oficial da Marinha Real inglesa. Em 1768, assumiu o comando da HMS Endeavour, navio no qual daria a volta ao mundo, explorando partes desconhecidas do Oceano Pacífico.

Em 1771  Cook estabeleceu o primeiro contato com a costa leste da Austrália. Fez a primeira visita à Nova Zelândia, descobriu inúmeras ilhas no Pacífico e visitou o Taiti.

O navegador ainda faria mais duas viagens para explorar o Pacífico. Numa delas (1779), morreu ao entrar em conflito com nativos do Havaí, berço do surf. Foi um dos maiores navegadores de todos os tempos.

E mestre de muitos navegadores que entraram para a história, entre eles o capitão William Bligh, protagonista do motim do Bountyo mais famoso da história.

HMS Endeavour é transformado em navio de carga

Historiadores já sabiam que após voltar ao Reino Unido o navio HMS Endeavour havia sido convertido em navio de transporte. Ele fazia a ligação entre o Reino Unido e as ilhas Malvinas. A embarcação ficou tão danificada na viagem de exploração de Cook que, mesmo após reparos, só pôde assumir esse tipo de serviço.

O Endeavour fez três viagens de ida e volta até as Malvinas. Até que foi vendido a um empresário, J. Mather, por £ 645 (cerca de £ 80 mil, ou R$ 411 mil) em 1.175. Ele tentou revender, ou alugar,  para a marinha inglesa durante a Guerra da Independência dos EUA. O almirantado não aceitou.

O desaparecimento do Endeavour dos registros oficiais

O Endeavour desaparece dos registros oficiais até que, em 2007, pesquisadores do Projeto de Arqueologia Marinha de Rhode Island descobriram que Mather enganou o governo.

O magnata dos transportes tentou vender outro navio à Marinha: o Lord Sandwich. Descobrindo isso, sabiam onde o navio estava: muito danificado, foi afundado de propósito no litoral de Rhode Island em 1778, durante um bloqueio naval da costa americana.

Encontrado navio de James Cook

Depois de nove anos de buscas os pesquisadores acreditam que encontraram os restos do navio, entre “80% e 100% intactos”.

Outros tesouros no fundo do mar…

Recentemente, canadenses encontraram um navio lendário desaparecido no século 19. A Embarcação ficou presa no gelo do Ártico em 1845. E outro navio que estava desaparecido há 60 anos também foi encontrado a quase um quilômetro de profundidade, perto da ilha havaiana de Oahu.

Aves marinhas também são vítimas da pesca

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

4 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa interessante, quando eu morei no Hawaii eu tive a oportunidade de ter em minhas mãos um diário de bordo de uma das viagens do capitão James Cook e embora fosse muito difícil compreender a maioria das palavras pois era manuscrito além de usar termos náuticos da época deu para ver que quando ele falava da tripulação muitos dos nomes eram portugueses como Manuel, João , Pedro mostrando como os portugueses foram importantes na navegação daquela época. Outra coisa é que no Hawaii, se faz piadas de português da mesma forma que fazemos aqui no Brasil, o que garante que eles passaram por lá rsrs , bons ventos !!

  2. Solicito uma correção…nada demais, mas vale a dica
    O Endeavour fez três viagens de ida e volta até as Malvinas. Até que foi vendido a um empresário, J. Mather, por £ 645 (cerca de £ 80 mil, ou R$ 411 mil) em 1.175.

    não seria 1.875?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here