Surf: uma surpreendente história. Venha conhece-la

2
820
views

Surf: uma surpreendente história

O surf é um dos mais antigos esportes praticados pelo homem. Seu início, apesar de  um tanto perdido no tempo, acredita-se que aconteceu entre 2.000, e 3.000 mil anos atrás. A  maioria das pessoas relaciona o surf aos polinésios. É justo. Foi deste povo navegador, que colonizou  a maior parte das ilhas do Pacífico, que surgiu a primeira referência ao esporte. Aconteceu depois da famosa viagem do navegador inglês James Cook que, ao chegar ao Hawai, em 1778 , foi o primeiro europeu a registra-lo e divulga-lo. Nascia, para o ocidente, a prática do surf. Mas há quem discorde de sua filiação…

Surpreendente história do surf, ilustração do navio Resolution e canoas havaianas
O Resolution, de Cook, encontra as fantásticas canoas havaianas (ilustração:americangalley)

A história relata: quem levou o surf ao Havaí teria sido o rei polinésio Tahito, a partir daí a pratica se dissemina no arquipélago até ser vista pelo primeiro ocidental, o Capitão James Cook.

Surf: polinésio, ou peruano?

Alguns especialistas dizem que o esporte nasceu entre pescadores da polinésia ocidental, ao descobriram que cavalgar uma onda era a forma mais rápida, e fácil, de voltar à terra firme. Não se sabe exatamente quando esta atividade se tornou um esporte. Mas sabe-se que já no século 15, reis e rainhas das ilhas Sandwich eram os melhores praticantes da época.

Surpreendente história do surf, ilustração de habitantes das ilhas sandwich surfando
Praticantes das ilhas Sandwich (ilustração:the-deepwaterbreaks.wordpress-com)

A polêmica começa aqui. Outros estudiosos afirmam que o surf nasceu no litoral do Peru, muito antes de ser praticado pelos polinésios. No país sul- americano os antigos habitantes surfavam numa espécie de canoa, ou prancha feita de junco, de nome Caballito de Totora. Este tipo de “barco” é um dos mais antigos que se tem notícia no mundo, estima-se sua idade entre 2.000, e 3.000 mil anos. Originalmente concebidos para levar um pescador e sua tralha, os Caballitos de Totora estão em atividade até hoje entre pescadores marinhos, no Peru; e lacustres, na Bolívia.

Surpreendente história do surf, imagem do barco caballito de tutora surrando
Caballito de Totora (fonte:robotica-educativa8-webnode-es)

Registros  não deixam dúvida a respeito da antiguidade dos Caballitos de Totora e os pescadores peruanos.

Surpreendente história do surf, cerâmica mostrando pescador peruano num caballito de tutora
Cerâmica chimiú, 1.100- 1.400 d.C, pescador em Caballito de Totora

O surf com Caballitos de Totora hoje

Surpreendente história do surf, imagem de peruno surfando com caballito de tutora
Surf: polinésio, ou peruano? (foto:surfersvillage-com)

Difícil saber quem está com a razão sobre o início da prática do surf, se polinésios, ou peruanos. A história destas duas civilizações se cruzam. O fato é que até hoje, em algumas praias peruanas como Huanchaco (Trujillo), estas antiquíssimas embarcações são usadas para pegar ondas. Coincidência, ou tradição histórica?

Surpreendente história do surf, imagem da praia Huanchaco, Peru
Huanchaco, Trujillo. (foto: holeinthedonut-com)

Breve histórico da colonização das ilhas do Pacífico

A história é fascinante e ainda repleta de lacunas. Ainda há muito o que  descobrir a respeito dos povos antigos, e não são poucas as polêmicas entre historiadores. A saga de peruanos e polinésios já foi motivo de grandes desavenças. Elas surgiram quando o explorador e geógrafo norueguês, Thor Heyerdahl, desenvolveu a ideia de que as ilhas do Pacífico poderiam ter sido colonizadas a partir da América do Sul. Cientistas da época consideravam a tese absurda, especialmente porque não havia evidências que os sul- americanos pré-colombianos teriam a capacidade de construir barcos para cruzar o Pacífico.

Surpreendente história do surf, imagem da jangada íon tiki
Kon- Tiki (foto:asteroide.leonel.blogspot.com)

Para provar sua tese, Thor construiu uma embarcação de pau-de-balsa, no Peru, da mesma forma que eram construídas milhares de anos atrás, sem qualquer ajuda da tecnologia; batizou-a  Kon- Tiki e com ela, em 1947, partiu do Peru até atingir as ilhas da Polinésia. Em seguida publicou um clássico, um delicioso best seller  com mais de 25 milhões de exemplares vendidos, A Expedição Kon- Tiki, onde expõe sua tese.

A despeito do sucesso da viagem, foram percorridos 8.000 mil quilômetros em 101 dias de viagem, do porto de Callao para o atol de Raroia, no Arquipélago das ilhas Tuamotu, a tese de Thor foi combatida desde o início.

Surpreendente história do surf, mapa da expedição Kon Tiki
O mapa da viagem da Kon- Tiki (ilustração: tokdehistoria.com)

A colonização das ilhas do Pacífico

Hoje é consenso entre especialistas que as ilhas do Pacífico foram colonizadas por um povo antigo, os Lapitas, originários do mar do sul da China. Há provas de que foram estes ‘ancestrais dos polinésios’ que se fizeram ao mar, 3.000 mil anos atrás e, aos poucos, com sua extraordinária habilidade náutica, colonizaram as ilhas do Pacífico. Esta incrível epopéia é contada em inúmeros livros e trabalhos científicos. O site Mar Sem Fim recomenda o livro do navegador- escritor David Lewis,  We, the Navigators- The Ancient Art of Landfinding in the Pacific.

Gravura de abertura de James King, tripulante da expedição de James Cook, considerada o primeiro registro do surf.

Mais surf? Veja o pessoal surfando com barcos a remo, na praia de Bondi Beach, Austrália, em 1938. Vídeo espetacular!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here