Água viva gigante, conheça as três maiores

3
8793
views

Água  viva gigante, animal mais comprido da Terra; conheça as três maiores espécies

Recentemente houve um encontro entre uma pesquisadora inglesa e uma água viva gigante, que viralizou na internet. O encontro foi com a espécie conhecida como água viva barril. Mas, você sabia  que uma delas é o ser vivo mais comprido do planeta? Encontros com um tipo como o Lion Mane só acontecem no Pacífico, Ártico e no Atlântico Norte. Ela pode ter até 40 metros de comprimento, o que a torna maior que uma baleia-azul (saiba uma boa notícia sobre as baleias azuis).

Água viva gigante, imagem de água- viva gigantesca
Lion Mane: Água viva gigante

1.500 espécies de medusas

Existem cerca de 1.500 espécies de medusas, ou águas-vivas, catalogadas. Grande parte delas têm os oceanos  como habitat. Algumas espécies vivem também em ambientes de água doce. Elas utilizam os tentáculos para capturar suas presas e cerca de 98% de seu  corpo é formado por água.

Águas vivas existem há mais de 650 milhões de anos

A maioria é transparente e tem o formato de um sino. Normalmente se locomovem com as  correntes. O animal  não tem forças para ir contra a correnteza, exceto algumas que nadam lançando um jato de água.

Água viva gigante: conheça as três maiores

As três maiores são a água viva Juba de Leão, a água viva Nomura, e a Stygiomedusa Gigantea.

Água viva Juba de Leão

Esta água-viva pode ser encontrada nas águas subárticas frias do Oceano Atlântico Norte, Pacífico Norte e Oceanos Árticos. As águas vivas têm tentáculos arrebatadores muito visíveis que podem parecer uma crina de leão, foi isso que lhes deu o nome de Lion’s Mane. Seus tentáculos são venenosos e podem ser mortais (saiba mais).

imagem de água viva juba de leão
A famosa água viva juba de leão

Água viva Nomura

A água viva de Nomura pode atingir um diâmetro de 2 metros, e pesar até 199,5 kg (440 libras). Elas vivem nas águas entre o Japão e a China, principalmente no Mar da China Oriental e no Mar Amarelo. A água viva de Nomura se alimenta principalmente de zooplâncton em seus estágios iniciais. Posteriormente, ataca peixes à medida que cresce em tamanho.

image de agua viva nomear
A Nomura.

Ela é predada por seres humanos,  atuns, peixes- espada, peixes-lua (o maior peixe ósseo do mundo) e tartarugas-de-couro.

Curiosidades da espécie

A água viva de Nomura (Nemopilema Nomura)  se enquadra na ordem científica de Rhizostomae, que  é comestível. Ela não tem tentáculos, mas oito ‘braços’ que saem das bordas do sino. Elas são do mesmo tamanho que as medusas Juba de leão. As medusas de Nomura também podem ser secas, e salgadas. São comidas como uma iguaria, principalmente no Japão, Coréia e Sudeste Asiático. O colágeno da água-viva de Nomura tem sido utilizado em estudos para o tratamento de doenças articulares (Conheça outros fármacos marinhos). Mas nada é mais curioso que um tipo de água viva que é imortal.

Água viva Stygiomedusa Gigantea

A espécie de medusa Stygiomedusa gigantea pode ser encontrada no fundo do mar. São também chamadas de Diplulmaris gigantea, Stygiomedusa fabulosa ou Stygiomedusa stauchi. Esta espécie é rara de ser vista. Acredita-se que esteja presente em todo o mundo. A água viva é um dos maiores invertebrados, no entanto, pouco se conhece sobre seu comportamento e ecologia. As espécies Stygiomedusa foram vistas e filmadas na costa do Pacífico, dos Estados Unidos por cientistas; e ao largo da costa do Golfo do México e do Japão por veículos subaquáticos operados remotamente. Elas também são comumente encontradas nas águas escandinavas ocidentais, no mar do Norte, no mar da Irlanda e no canal da Mancha.

Água viva gigante

imagem de agua viva barril
A água viva barril. Imagem, DIVULGAÇÃO/DAN ABBOTT/ WILD OCEAN WEEK).

Assista ao vídeo que viralizou na internet, o encontro de uma pesquisadora com uma água viva barril (Rhizostoma pulmo),  que pode ser bem grande, mas não tanto como as outras três.

Fontes: https://www.worldatlas.com/articles/biggest-jellyfish-species.html; https://ciberia.com.br/agua-viva-tamanho-ser-humano-51699.

Conheça a maior esponja do mundo.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

3 COMENTÁRIOS

  1. Poluímos os mares e ajudamos nos desenvolvimentos de predadores do ecossistema que nos alimentava… Triste futuro para os que nascem hoje.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here