Conheça o novo navio de carga híbrido
As novas tecnologias avançam no mundo, é inegável. Assim, até uma indústria que não dá muita bola para o aquecimento do planeta, a indústria marítima mundial, pega uma carona. O MV Canopée, primeiro navio de carga comercial de propulsão híbrida do mundo, fez sua visita inaugural dos EUA a Port Canaveral, entregando um componente crucial para a próxima missão Artemis III da NASA à Lua, informou o site especializado gCaptain. O MV Canopée de bandeira francesa, lançado em 2022, representa um avanço significativo na tecnologia marítima. Projetado e construído pelo ArianeGroup, o navio tem 121 metros de comprimento por 22 metros de largura, e utiliza vento e combustível para propulsão. Ele utiliza quatro velas inovadoras que podem girar 360 graus para otimizar a captura de vento. Este design permite uma economia de combustível de até 30% por viagem, de acordo com os construtores da embarcação.
O Canopée é mais do que um navio de carga
O site do fabricante diz que, ‘o Canopée é mais do que um navio de carga. É o primeiro navio de carga industrial híbrido do mundo. Esta espaçosa embarcação usa o vento e o diesel para se impulsionar através dos oceanos. Canopée é a estrela de uma grande aventura que começou há seis anos. Durante este tempo, cerca de uma centena de engenheiros e técnicos estiveram ocupados desenvolvendo este navio, construindo e ajustando seus dois motores a diesel de 3.840kW e, acima de tudo, dando ao navio suas “asas”: quatro enormes velas, cada uma com 363m2, que marcam um passo importante para o setor de transporte marítimo industrial’.
O escritório VPLP Design desenvolveu as características deste navio especial, construído no Estaleiro de Netuno, na Polônia. Faltava apenas um “detalhe” para transformá-lo no navio de carga com o sistema híbrido mais avançado do mundo, movido a vento: asas adaptadas ao seu tamanho. A empresa francesa Ayro assumiu esse desafio e desenvolveu as quatro Oceanwings que o Canopée carrega com orgulho.
Significativamente mais potentes do que as velas convencionais, essas asas permitem que o navio maximize o uso de energia eólica e reduza seu consumo médio anual de combustível em cerca de 30%.
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Combustível de cargueiros é uma ‘bomba química’
Já não era sem tempo. Como temos informado, navios são máquinas de poluição e um grande navio de cruzeiro, também. Segundo o especialista Bill Hemmings, ‘estes navios queimam tanto combustível como cidades inteiras. Usam mais combustível que os navios porta-contêineres’.
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Já cargueiros em geral, utilizam um combustível apelidado de ‘bomba química’, autorizado pela IMO, Organização Marítima Mundial, uma agência da ONU. Trata-se de um escândalo internacional desmascarado pela revista Forbes, que já comentamos.
O combustível utilizado é o último resíduo de alcatrão, encontrado no fundo do processo de refino de petróleo. Se não fosse queimado nos motores dos navios, seu único outro uso seria na fabricação de asfalto para estradas. Além de ser espesso, o óleo exige a adição de uma combinação especial de produtos químicos e óleo lubrificante à base de hidrocarbonetos para funcionar nos motores. Portanto, a transição dessa escala de poluição para um navio híbrido é um marco que merece ser comemorado.
Canopée transporta 5.000 toneladas a 16,5 nós
Segundo o fabricante, o navio pode transportar 5.000 toneladas a uma velocidade de 16,5 nós; o Canopée fará uma dúzia de viagens a cada ano entre os portos de Bremen, Roterdã, Le Havre, Bordeaux e Pariacabo (centro de porto espacial da Europa).
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