Barco de pesquisa e limpeza, financiado por milionário, é o maior e mais moderno do mundo
Ele começou como pescador. Depois, numa sensacional ascensão, tronou-se bilionário perfurando petróleo. O norueguês Kjell Inge Røkke agora quer ajudar os oceanos. Ele está construindo um barco de pesquisa e limpeza que promete ser o maior do mundo!

Barco de pesquisa e limpeza terá 181 metros, e equipamentos de ponta
O colossal super iate de pesquisa, batizado como Rev Ocean, estava programado para iniciar as operações em 2020. Mas, problemas na montagem aliado à pandemia, transferiram a viagem inaugural para acontecer entre 2024 e 2026. Até o momento já foram investidos cerca de 2 bilhões de dólares no Rev Ocean.
Leia também
Companhias de navegação recusam plástico do ocidenteA internet e a pegada de carbono, você sabe o tamanho?Rio Jaguaribe, que abastece Fortaleza, agoniza
O barco e os pesquisadores
Ele dará aos pesquisadores ferramentas com que eles jamais teriam sonhado. Sua estrutura foi construída no estaleiro VARD Tulcea na Romênia. O Rev Ocean foi projetado pelo norueguês Espen Oeino. A CEO da empresa, Nina Jensen, declarou. “Estamos ansiosos com grande expectativa pela jornada da REV Ocean para a Noruega e vendo o próximo estágio de progresso em direção às nossas ambições de desenvolver soluções oceânicas”.
Os equipamentos de bordo permitirão fazer medições da atmosfera. Ou até a 6.000 metros abaixo da superfície do mar – incluindo até 20 metros abaixo do assoalho marinho.
PUBLICIDADE

Barco de pesquisa e limpeza: minissubmarinos e drones a bordo
Minissubmarinos e drones, aquáticos e aéreos, também estarão no navio que ainda terá um auditório e sete laboratórios. De acordo com o site do barco, ele também será oferecido para charters, de modo a gerar renda para contribuir com as viagens de pesquisa.

Coletando cinco toneladas de plástico por dia, com até 60 pesquisadores a bordo
Mas esta será sua capacidade mais emblemática. Talvez a mais urgente, quando se quantifica a bárbara quantidade de plástico que anualmente vai parar nos oceanos.
Mais lidos
Os Lusíadas você conhece, mas, e Luís de Camões?Você gosta de tainha? Coma enquanto é tempoMercado de carbono demorou; mas, regulamentamosA ONU diz que, “entre 22% e 43% do plástico usado no mundo inteiro são descartados em aterros (Produção mundial: 310 milhões de toneladas)”, e a Ellen MacArthur Foundation alerta que “pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico- equivalentes a um caminhão de lixo por minuto vazam para os oceanos todos os anos”.
Novas manchas no Ártico e no Pacífico
Para piorar, uma nova mancha de plástico foi descoberta no Ártico. E, numa área remota do Pacífico, também foi achada outra mancha de plástico, lixo humano e químico.
O tamanho da nova prova de nossa omissão é estimado em 386,100 milhas quadradas, quatro vezes o tamanho do Reino Unido, ou 1,5 vezes o tamanho do Texas.

O super iate do ex-pescador Kjell Røkke será capaz de coletar e derreter até cinco toneladas de plástico todos os dias sem emissões nocivas.
Quem é Kjell Inge Røkke?
Dono de 67% das ações públicas da Aker, um conglomerado de transporte marítimo e de perfuração offshore, Rokke começou a vender peixe de um barco, em Seattle, antes de retornar à sua Noruega. Ali construiu uma frota e ganhou reputação como investidor corporativo implacável.

Em 2016, sua companhia diminuiu a exposição ao setor vendendo sua participação na empresa de pesca Havsfisk, o que o tornou ainda mais rico. Seu patrimônio, de acordo com a Forbes, é de US$ 2. 7 bilhões.
“O mar me deu grandes oportunidades. Sou grato por isso “
Foi o que declarou Røkke. Ele está financiando o projeto de seu próprio bolso, pagando uma soma desconhecida para a compra e manutenção da embarcação, bem como mantendo uma tripulação de 30 pessoas. A equipe de pesquisa poderá contar com até 60 pessoas.
Cientistas e pesquisadores marinhos serão convidados a estudar e inovar em questões como mudanças climáticas, sobrepesca, poluição e extração mineral, de acordo com a proprietária Rosellinis Four-10, uma subsidiária da empresa familiar Røkke TRG.
Ele fez bem feito!
De acordo com VARD, a fabricante, “o desempenho ambiental era importante no projeto da embarcação. O REV será equipado com um “sistema de leme de recuperação de energia, motores de velocidade média, um sistema de propulsão diesel-elétrico de transmissão direta com pacote de bateria e um sistema de limpeza de exaustão”. Um sistema de gerenciamento de energia também ajudará a equipe a diminuir a pegada de carbono”.
PUBLICIDADE
“Quero devolver à sociedade a maior parte do que ganhei”
Røkke disse à publicação Aftenposen de Oslo: “Quero devolver à sociedade a maior parte do que ganhei. Este navio faz parte disso … o mar cobre 70% da superfície da Terra e não é muito pesquisado”.
Que o exemplo gere frutos, é o desejo do Mar Sem Fim. Assista ao vídeo do barco de pesquisa e limpeza e agradeça Røkke.
Fonte: www.aftenposten.no; http://www.vard.com.
Impressionante, vivemos e dependemos totalmente deste Planeta mas mesmo assim de forma consciente, metódica e constante poluímos rios, mares e oceanos, queimamos florestas e destruímos tudo que foi elaborado pela Natureza ao longo de bilhões de anos. Mas a fatura da destruição já chegou é irreversível, infelizmente não há outras opções de Casa, as gerações futuras e atuais pagarão o preço da nossa ganância.
Os plásticos são a praga do Mundo Moderno. Não sei como não proibiram sua utilização em tão larga escala assim como o isopor p embalagens. Quem sabe no Futuro próximo vejam isso. O plástico deve ser utizado de forma restrita , assim como o isopor. Vejam o estado lamentável das praias e Oceanos, com essa poluição.
Parece clichê, mas o plástico não é um vilão popr si só. As pessoas, é que não mudam. Tenho uma filha de 4 anos de idade, e desde sempre, dissemos a ela que lixo, se joga no lixo. Hoje em dia, ela mesma chama atenção dos coleguinhas, que jogam lixo no chão. Tudo começa em nós.
Luiz Carlos o problema não é o plástico, mas nossos descasos e descartes como jogar a sujeira debaixo dos tapete e fingir que não temos responsabilidades.
Não sou melhor que ninguém, mas descarto todos os plásticos reduzindo-os no menor tamanho possível e os mantenho no formato final usando fita crepe. Também separo metais e vidros lavados e secos, mas depois que os coloco na rua me eximo de responsabilidades uma vez que as ditas autoridades não me ajudam a ser melhor.
excelente iniciativa deste empresário!!! Mão na consciência, visão de futuro e sentimento de co-responsabilidade!!!!
Entre outras providências, a mais simples, rápida e economica é a de limitar a utilização das embalagens de plástico. É imprescindível o rigoroso controle daquelas indispensáveis, como somente vender o produto mediante a entrega da embalagem de plástico anteriormente utilizada.
Pois e’ ,,,,,um dos comentarios diz que precisariamos de mais milhonarios desse tipo para limpar a sujeira que os pobres fazem com seus carros movidos a combustivel fossil.
O ser humano continua o de sempre, achando que a salvaçao do planeta precisa ser feita,,,MAS PELOS OUTROS
os porcos somos nos…
vamos de isar os milionarios como desculpa
vamos deixar de sujar vamos nos educar
O ser humano é o vírus da doença da terra. Vai se reproduzindo até matar o hospedeiro, não sabe se controlar, não sabe cuidar de seu meio. A estupidez dos sistemas sem reciclagem e sustentabilidade vai nos matar, basta pensar que queimamos o ar que respiramos para obter energia. Oras, isso um belo dia acaba, a natureza se vinga. Já estamos sentindo os efeitos da febre desse organismo doente.
Certeiro, no alvo!
Se houvesse mais ricos com mentalidade semelhante teríamos um incremento valioso na batalha contra a degradação do meio ambiente.Que tal vincular prêmios de loterias a ações deste tipo ?
Excelente, mas…
Por mais espetaculoso que seja, se recolher 5 Ton/dia todos os dias do ano, serão 1.285 Ton/ano, ou apenas 0,02% do que é despejado anualmente.
Precisamos mais 4.382 barcos com essa capacidade de limpeza apenas para deixar de aumentar a sujeira.
Sugiro começar uma lista para juntar 4.382 bilionários.
Bastante sensato uma pessoa que conseguiu se tornar bilionário graças ao mar e agora quer retribuir utilizando os seus recursos financeiros para contribuir na limpeza do mesmo.
Mas tem milionário que pensa que vai levar toda a sua fortuna para o túmulo ou para a vida além.
Meu sonho é trabalhar em um destes… criando sensores, painéis de controle…
Vá a luta entre em contato !
Formidavel, inacreditavel.
Espero que burocracias mundiais não atravanquem este belissimo projeto .
Estou emocionada e feliz.
IMPRESSIONANTE