Oceanos absorvem excesso de calor

0
614
views

Oceanos absorvem excesso de calor

Depois da reunião promovida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), em Washington,  em setembro, a imprensa do mundo civilizado não se cansa de repercutir as novas e dramáticas informações: Oceanos absorvem excesso de calor. O New York Times alerta para o fato de que

nas última três décadas a temperatura das águas dos oceanos vêm subindo constantemente. Cientistas acreditam que o fenômeno deve continuar na próxima década em razão dos gazes de efeito estufa da atmosfera.

Oceanos absorvem excesso de calor
Oceanos absorvem excesso de calor

Informações do relatório da reunião da União Internacional para a Conservação da Natureza

O relatório, divulgado semana passada , diz que o Hemisfério Sul tem experimentado um intenso  aumento de temperatura na década passada. E  forte acumulação de calor na região das médias latitudes do Pacífico e do Índico.

Oceanos absorvem excesso de calor, não resta dúvida que os culpados somos nós

Padrões naturais como o El Ninho/La Ñina, além de tempestades, podem alterar a temperatura dos oceanos por meses. Mas as tendências globais de temperatura analisadas por décadas, revelam um cenário de aquecimento causado pelo homem.

Oceanos absorvem excesso de calor, mapa mundi mostrando calor absorvido pela Terra

O calor se acumula nos Oceanos, e 90% da história da mudança climática fica ignorada

Desde 1955, mais de 90% do excesso de calor retido pela Terra, em razão do aquecimento global, foi absorvido pelos Oceanos. Isso fez com que cientistas especializados como Eric Leuliette, da NOAA, acreditarem que 90% da história da mudança climática está sendo ignorada (pela absorção que acontece nos oceanos).

Oceanos absorvem excesso de calor, imagem de tabela mostrando calar acumulado pela Terra

Excesso de energia foi sugado pelos oceanos

Este excesso de energia foi sugado pelos oceanos. Eles  têm uma grande capacidade de armazenar calor. Ao armazenarem mais calor,   se expandem. Ao longo da última década essa expansão térmica causou cerca de um terço do aumento do nível do mar.

Os Oceanos profundos levarão séculos, ou milênios, se expandindo

Os oceanos funcionam como uma enorme esponja de calor da Terra. O oceano, perto da superfície, leva apenas décadas para se aquecer em resposta a concentrações elevadas de gases com efeito de estufa. Mas o oceano profundo levará séculos, ou milênios, elevando o nível do mar durante todo o tempo.

Algumas consequências

Oceanos absorvem excesso de calor, imagem de corais brenqueados

Espécies marinhas em risco


As temperaturas mais elevadas ameaçam algumas espécies animais e vegetais marinhos. Entre estes, corais branqueados na Grande Barreira de Corais. Os cientistas também prevêem que algumas aves, como os kittiwakes, na Noruega,  em breve morrerão em águas mais quentes.

Estudo da ONU confirma em relatório produzido por 540 cientistas de todo o mundo

A fonte é o G1: ” os oceanos estão se tornando mais ácidos a uma taxa sem precedentes, mais rápido do que em qualquer outra época dos últimos 300 milhões de anos”. Eles calcularam que os oceanos tornaram-se 26% mais ácidos desde a década de 1880. Ulf Riebesell, um bioquímico do Centro Geomar Helmholtz de Pesquisa Oceânica na Alemanha diz que,

os cientistas estão se referindo cada vez mais ao futuro do oceano como quente, ácido e irrespirável

Costa americana do Pacífico: 80% mais acidez

E mais: “Com o aumento da acidez, as conchas de alguns moluscos, como as ostras e os mexilhões, também começam a se corroer”. E, finalmente, “na costa americana do Pacífico, a forma como o oceano está se tornando estratificado significa que há menos oxigênio na água, e estudos recentes mostram 80% mais acidez do que originalmente previsto.

(Ilustração de abertura: enconsultoria com br)

Nossas Unidades de Conservação federais do bioma marinho, são raquíticas seja em quantidade, seja em qualidade de gestão. Conheça algumas delas e suas deficiências crônicas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here