Veleiros embelezam o mar. Veja e tire dúvidas

1
3039
views

Veleiros embelezam o mar

Alguns são pequenos, outros grandes. Uma parte deles é como uma Ferrari: uma máquina de tecnologia que “voa” pelos mares. Existem os antigos e os modernos. Mas todos os veleiros embelezam o mar.

imagem de Veleiros embelezam o mar

Com suas velas coloridas eles embelezam os mares do planeta. Mas o melhor mesmo é que, além de tudo, usam energia limpa para navegar: não poluem jamais.

imagem de Saveiros de vela de icar, Bahia.
Saveiros de vela de icar, Bahia.

Um pouco da história dos veleiros

imagem de Canoa com vela de jangada, Camocim, Ceará
Canoa com vela de jangada, Camocim, Ceará

O wikipedia diz o seguinte:

imagem de Bote proa de risco, Maranhão
Bote proa de risco, Maranhão

De invenção que se perde no tempo. Há notícias das primeiras embarcações a vela nas redondezas do Mar Mediterrâneo, com gregos  e depois os romanos utilizando barcos que aproveitavam mais o vento a favor, com velas ainda não desenvolvidas. A vela chamada latina, com um corte quase em forma de triângulo e manobrável, foi utilizada em barcos pesqueiros  ao fim da idade média pelos genoveses  em seu comércio  com Bizâncio, passando pelos Vikings, que aperfeiçoaram o sistema de quilha e vela, utilizando-se tanto da forma de vela quadrada como de vela em forma de triângulo, utilizado-as de conformidade com o mar enfrentado, e finalmente com os navegadores ibéricos, que realizaram os grandes descobrimentos em suas caravelas.

Com seu apogeu no início do século 19, quando os grandes clippers eram os reis dos mares, foram superados como meio de transporte pelo barco a vapor, mas sobreviveram como barco de lazer e esporte.

Os veleiros mais velozes são os multicascos, também conhecidos como catamarãs.

Existiram vários tipos de veleiros, maiores como os Clippers e Cutters, ou mais lentos mas mais armados, como por exemplo o Vistoria, navio Almirante de Nelson.

imagem de Dois classe 'J' na regata Pomerai, Mediterrâneo
Dois classe ‘J’ não circuito Panerai, Mediterrâneo

O circuito Panerai é um tradicional encontro de veleiros clássicos do qual já tivemos o prazer de participar. Mas, voltando ao texto  do wikipedia, o que o site não disse, é que um dos primeiros povos a usar a vela como propulsão foram os egípcios milhares de anos antes de Cristo.

imagem de Canoas do Ceará
Canoas do Ceará

No Brasil o mais tradicional circuito de competições à vela é o que acontece todos os anos em Ilhabela. Mas não é o único. Há outros também fortes em Ubatuba, Rio de Janeiro, e Santa Catarina. No mundo uma das mais conhecidas é a regata de volta ao mundo, hoje conhecida como Volvo Ocean Race.

Este vídeo é um show em termos de vela.

Bons ventos.

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Veleiro;

Conheça os dez livros náuticos que todo homem/mulher do mar deveria ler

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here