Regata de veleiros clássicos, circuito Panerai 2014

0
429
views

Regata de veleiros clássicos – circuito Panerai 2014

Em junho deste ano, em plena Copa do Mundo, participei do circuito Regata de veleiros clássicos Panerai, a bordo do mitológico Shamrock V, construído em 1930.

Regata de veleiros clássicos, imagem do veleiro shamrock-V-adernado-
Em plena regata.

Regata de veleiros clássicos

Foi uma das grandes emoções de minha vida de marinheiro. Estávamos na Itália, em Porto Santo Stefano. Nestes vídeos caseiros você pode acompanhar 4 minutos desta beleza náutica, o interior do veleiro, o píer com todos os barcos que participaram inclusive um que pertenceu a John Kennedy, e a comemoração dos italianos depois das provas.

Regata de veleiros clássicos, imagem da roda de leme do shamrock-V
O skipper é australiano.

Regatas de veleiros clássicos no Brasil

Até o Brasil, normalmente fora desse circuito, ensaia seus primeiros passos. A coluna do Murillo informa sobre uma delas: “Terminou neste domingo em Angra dos Reis a 3ª Regata de Veleiros Clássicos. A bordo do Lady Lou, construído em 1969, o multimedalhista Torben Grael ficou com o título geral da competição (na classe RGS) e venceu na categoria C apesar de ter como navegador o titular desta coluna. Em segundo lugar ficou o Macanudo, de Ricardo Montenegro e em terceiro o Cairu III de Roberto Geyer.

Regata de veleiros clássicos, imagem da proa do shamrock-V
A tripulação é internacional.

Matéria confirma falta de tradição do Brasil

De acordo com Murillo, “Para o organizador da regata, Loic Gosselin, a missão principal da regata foi cumprida: “A Regata Veleiros Clássicos é uma excelente oportunidade para quem gosta de barcos clássicos trocar informações. Não há, ainda, uma cultura náutica clássica arraigada no Brasil, mas nosso evento cresce a cada etapa e estamos fomentando esse movimento no País. Com esse nosso evento, estamos conseguindo criar um movimento de reconstrução dos barcos, resgatando esse patrimônio da vela brasileira”,

Conheça agora o Shamrock V por dentro:

Neste próximo vídeo, sempre esclarecendo que são caseiros, o terceiro e quarto dia de regatas.

Neste você  conhece vários dos barcos da regata no pier.

Finalmente, a comemoração dos italianos depois da regata.

Veja mais sobre o Shamrock V.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here