Publicitários e meio ambiente, reação a favor do mar

1
1620
views

Publicitários e meio ambiente, reação a favor do mar

Publicitários e meio ambiente. Tempos atrás, fiz um post sobre os publicitários brasileiros e sua inação quanto às questões do meio ambiente, especialmente no que diz respeito aos mares, maltratados e esquecidos. Eu estava cabisbaixo por não ver o tema ‘mar e oceanos’ na mídia. Os publicitários são essenciais. Formadores de opinião, eles ‘fazem’ a cabeça das pessoas. Quantas campanhas belíssimas já não entraram no imaginário do brasileiro devido a sua eficiência e sacação? Então, por que evitar este tema?

Campanhas do exterior

No post que comentei, há excelentes exemplos. Anúncios sobre bitucas de cigarro e a vida marinha; outros mostravam recifes feitos de plástico; alguns indicavam os dez itens (de lixo) mais recolhidos das praias. Mas havia um filme que era de arrasar ao propor uma interação direta entre os australianos e baleias. Como? Com o canto dos cetáceos.

A campanha foi um arraso. Fortaleceu a marca e tornou-se mais um ‘case’ com imensa repercussão. Aproveite e assista ao curta-metragem Hybrids, que imagina o futuro da vida marinha, e coleciona prêmios em diversos festivais. O filme concorreu ao Oscar de 2019 na categoria de Melhor Curta Animado.

No mesmo post, eu mostrava que, no passado, a publicidade tupiniquim já tinha feito grandes peças com a temática. Talvez, a mais notória seja a que criou o logotipo de nossa mais importante ONG, a S.O.S Mata Atlântica, que lutava para preservar o verde. Foi um memorável trabalho da DPZ.

Publicitários e meio ambiente no logotipo da SOS Mata Atlântica
Tem coisa mais bacana que este logotipo?

Publicitários e meio ambiente: a reação da Young & Rubican

Em abril recebo um correio de Laura Esteves, diretora de criação da Young & Rubican, oferecendo ao Mar Sem Fim assinar alguns anúncios que a agência estava prestes a fazer. Laura explicou que “nosso papel é usar nossa capacidade como agência de propaganda para campanhas de conscientização”. Aceitei, mais que depressa. E não me arrependo. São peças impressionantes que apresento em primeira mão.

Publicitários e meio ambiente em campanha da Young & Rubican
O plástico em meio às raízes do mangue.

Os famigerados canudinhos de plástico também foram lembrados

Pode parecer loucura alguém virar suas baterias contra canudinhos, não? Eles parecem tão inofensivos… Acontece que só nos EUA cerca de que  500 milhões de canudinhos são fabricados diariamente!  E, como se sabe, o plástico não se desfaz.

PUBLICIDADE

imagem de um polvo marinho com canudinho de plástico
O corpo de um polvo e o malfadado canudinho.

Variações sobre o tema, da agência Young & Rubican

A agência criou variações sobre o tema. Entre eles, apresentamos este:

Publicitários e meio ambiente em campanha da Young & Rubican
Peça criada pela Young & Rubican assinada pelo Mar Sem Fim.

Ou este outro…

imagem de anúncio de canudinho de pleastico e vida marinha

De maneira idêntica, publicamos post que mostra uma interessante campanha publicidade, em forma de protesto, que sugeria transformar uma ilha de lixo em um país oficial.

Carbono dos vertebrados marinhos, você sabe o que é?

Comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Também me faço a mesma pergunta! Parabéns a Young & Rubican pela iniciativa! Que essa campanha possa ser exaustivamente veiculada e dê educação ao brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here