Oceanos no centro da Terra, novo estudo confirma existência

6
18771
views

Oceanos no centro da Terra, novo estudo confirma a suspeita

Em junho de 2014 o New York Times publicou The Earth’s Hidden Ocean (O oceano oculto da Terra), onde dizia, “uma análise das ondas sísmicas que passam através da terra profunda parece confirmar o que as experiências de laboratório sugeriram ser possível: que um oceano de água esteja preso no manto, a 400 milhas abaixo da superfície.” Oceanos no centro da Terra é o nosso tema.

Ilustração do centro da Terra
Ilustração, https://hypescience.com/.

O que a ciência já sabe sobre a agua na Terra

Antes, é preciso lembrar a importância da água: sem ela não há vida. E a explicação mais plausível para a presença da água, é de que ela viria da colisão entre cometas e asteróides, que têm o líquido em sua constituição, com nosso planeta.

A hipótese da água no centro da terra não é nova. Há muito se suspeita de sua existência pelo fato de que na composição da água há isótopos de hidrogênio o que indicaria que ela teria ficado retida nas pedras que compunham o material que deu origem ao planeta bilhões atrás.

A novidade que comentamos hoje, parece ser a prova que faltava para a tese acima relatada.

Oceanos no centro da Terra

Voltando à matéria do Times, não imagine que seria um oceano tal qual o conhecemos. O termo ‘oceanos’ foi usado para dimensionar a possível quantidade de água no interior do planeta. O NYT confirma: “Qualquer viajante para o centro da Terra pode deixar o traje de mergulho para trás. A água não é líquida, mas sim ligada a minerais que existem nas pressões extremas encontradas em tais profundidades.”

No mesmo ano, a BBC também abordou o assunto: Are there ‘oceans’ hiding inside the Earth? (Existem oceanos escondidos dentro da Terra?). A rede explicou: “Por décadas, os cientistas postularam que os oceanos da Terra foram criados por cometas que atingiram a superfície do planeta. Mas agora alguns, como o professor Steven Jacobsen, da Northwestern University, pensam que as rochas no manto da Terra também podem ter um papel a desempenhar; especificamente um silicato rico em magnésio chamado ringwoodite.”

De onde veio a água existente na Terra

Esta é a questão que sempre intrigou os cientistas e fez com que este site, especializado nos oceanos, se decidisse por este  post. Afinal, quanto mais soubermos sobre a origem do planeta, melhor. Não se preserva o que não se conhece. E convenhamos, em termos de preservação temos um longo aprendizado pela frente.

Talvez influenciado pelas matérias citadas, no mesmo  2014 o caderno de Ciência e Saúde de O Globo, abordou o assunto: “Há 150 anos, em “Viagem ao Centro da Terra”, o escritor de ficção científica Júlio Verne descreveu um amplo oceano existente nas profundezas da superfície terrestre. Hoje, essa estranha e assombrosa imagem encontrou eco  em um estudo científico.”

“Em artigo publicado na “Nature”, cientistas disseram ter encontrado um pequeno diamante que aponta para a existência de um vasto reservatório abaixo do manto da Terra, cerca de 400 a 600 quilômetros abaixo dos nossos pés.”

Curiosamente, este diamante foi extraído no Brasil. “O mineral ringwoodite foi descoberto pela equipe de Graham Pearson quase por acaso, em 2009, quando os pesquisadores examinavam um diamante marrom sem valor comercial, de apenas três milímetros, procedente da cidade brasileira de Juína, no estado do Mato Grosso.”

imagem de diamante
O diamante que foi a ponta do iceberg.

São espantosas as voltas da ciência, e as conclusões a que chega. Um diamante sem valor de Mato Grosso estudado no exterior, foi a ponta do iceberg que agora parece  provar a existência de ‘oceanos’ no manto terrestre.

Ringwoodite, o mineral de onde vem parte da água

O Globo: “A prova vem de um mineral raro que absorve água chamado ringwoodite, procedente da zona de transição espremida entre as camadas superior e inferior do manto terrestre. A análise do material revelou que a rocha contém uma quantidade significativa de moléculas de água, da ordem de 1,5% de seu peso.”

Mas nenhuma das matérias confirmou a existência dos ‘oceanos’ do centro da Terra. Ficaram as suspeitas, até que…

‘O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior’

Este foi o título da reportagem do site lusitano zap.aeiou.pt, de junho de 2020, que confirma as suspeitas de seis anos atrás. “Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior.”

“Um novo estudo garante que haverá mais água dentro do planeta, escondida no núcleo, que pode abrigar o equivalente a cinco oceanos no seu interior. A investigação, liderada por Yunguo Li, da Faculdade de Matemática e Física da University College London, publicada em maio na Nature Geoscience, pode revolucionar o que sabemos sobre a quantidade de água que a Terra abriga e as suas origens.”

‘O nosso estudo indica que o núcleo é a maior reserva de água da Terra’, disse Li, explicando que o líquido estaria presente nos átomos do soluto, “diluído” no ferro derretido no núcleo.

O novo estudo indica que a água do centro da Terra está não só em minerais como o ringwoodite, do manto da Terra. A água estaria também na composição do ferro líquido, este mineral não fica no manto, mas fica alojado no núcleo do planeta.

“A equipe calculou a distribuição da água entre ferro e silicato derretido a altas pressões e temperaturas, usando técnicas de dinâmica molecular e integração termodinâmica. A água prefere a fusão do silicato sobre os minerais sólidos. Noutras palavras, a água também prefere ir para o núcleo em vez de ir para os minerais do manto, como o ringwoodita”, explicou Li.

Metamorfoses, e os oceanos no centro da Terra

Zap.aeiou.pt: “Li e a sua equipe afirmam que as suas investigações indicam que “quando o núcleo se começou a separar do manto na forma de ferro líquido, a maior parte da água presente durante o processo foi atraída para as bolsas de ferro líquido e afundou-se para formar o núcleo”.

E acrescentou: “O nosso estudo não consegue dar uma resposta definitiva. Depende do modelo de acumulação da Terra: quanta água tinha chegado ao planeta antes da separação entre o núcleo e o manto”, admitiu Li. “Mas, com base nos estudos mais recentes de isótopos e no modelo de acreção (acumulação de matéria na superfície de um astro) da Terra, pode haver mais de cinco oceanos no núcleo“.

Se a tese está correta, os oceanos tal qual conhecemos não foram criados apenas pelo atrito de cometas com o planeta, mas também da fuga de ferro pesado do núcleo da Terra até a superfície.

Imagem de abertura: https://hypescience.com/

Fontes: https://zap.aeiou.pt/nucleo-terra-esconder-cinco-oceanos-327694; https://www.bbc.com/future/article/20141029-are-oceans-hiding-inside-earth; https://www.nytimes.com/2014/06/17/science/the-earths-hidden-ocean.html; http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/03/diamante-brasileiro-revela-que-interior-da-terra-tem-reservatorio-de-agua.html#:~:text=O%20principal%20mineral%20do%20manto,um%20mineral%20que%20cont%C3%A9m%20%C3%A1gua.

Covid-19 e poluição: diminuiu no ar, mas, e no no mar?

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

6 COMENTÁRIOS

  1. Está bem explicado no inicio da matéria. Esqueça o que se entende por “oceano”. O que se diz é H2O agregado a outras molécula, outros minerais. Pir exemplo, o Giz,ctem H2O na sua composição, e nem por isso se patece com algo molhado, não?

  2. Existe um livor chamado A Terra Oca onde conta a viagem de um aviador americano ao redor da Terra indo de polo a polo porem não conseguiu chegar ao polo sul visto que entrou dentro da Terra onde encontrou oceanos, mares, terra, e ….um povo com o qual ficou por vários anos. Fez uma segunda viagem e nunca mais voltou.

  3. A coisa mais verdadeira sobre o mundo, é que dele, pouco sabemos. Existem mistérios a serem descobertos e segredos a serem revelados. Somente quando os governos que mandam no mundo decidirem falar, de forma aberta e reveladora, sobre a origem da humanidade, é que nós passaremos a aceitar nossa história ocultada.

  4. Esse Yunguo Li é totalmente desinformado: se todo mundo sabe que o nucleo da Terra foi formado por afundamente de materia densa, dai a niquel e ferro o formar, como pode o material menos denso da Terra existir lá, a agua? Descartando os gases e na atmosfera, dai a agua estar na superficie ou próxima por ser menos densa. Cientista de araque que nada sabe. Impossivel fisicamente agua no nucleo a temperatura proxima do Sol, puro gases e querendo escapar como nos vulcoes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here