Navio porcalhão: Caribean Princess paga multa

4
288
views

Navio porcalhão: o Caribean Princess paga multa de US$ 40 milhões de dólares por jogar resíduos de óleo no mar

Este site já denunciou várias vezes navios que jogam lixo no mar brasileiro. A prática é internacional. Estamos convencidos que todos os navios agem da mesma forma. A fiscalização é extremamente difícil, raras vezes algum deles é pego de calças curtas. Foi o que aconteceu com o Navio Caribean Princess, da companhia Princess Cruises baseada na Califórnia.

Matéria do site npr.org, de dezembro de 2016, informa que

A Princess Cruise Lines pagará uma multa de US $ 40 milhões por poluição deliberada dos mares e atos intencionais para encobri-lo, de acordo com o Departamento de Justiça americano. Esta é a maior penalidade envolvendo poluição deliberada de navios

O caso não é uma exceção para os navios desta companhia. A matéria diz que

O operador de cruzeiros californiano também concordou em se declarar culpado de sete acusações de delitos graves por práticas ilegais em cinco navios que datam de, pelo menos, 2005.

E tem mais:

O Departamento de Justiça disse em uma declaração que a companhia despejou ilegalmente resíduos e óleo de seu navio Caribean Princess por oito anos – uma prática que foi exposta por um engenheiro e denúnciada em 2013.

navio, imagem do navio Caribean Princess
Navio porcalhão Caribean Princess

De acordo com a denúncia

O engenheiro encerrou seu trabalho sobre o despejo quando o navio atracou na Inglaterra e alertou as autoridades britânicas que notificaram a Guarda Costeira dos EUA. Ele disse que outros engenheiros estavam usando um dispositivo chamado “tubo mágico” para contornar o sistema de tratamento de água do navio e descarregar resíduos oleosos para o oceano.

A companhia Princess Cruises ordena a mentira

Prossegue a matéria do npr.org

O engenheiro-chefe e primeiro engenheiro sênior ordenou o encobrimento, incluindo a remoção do tubo mágico, e pediu aos subordinados para mentir. Isso continuou durante uma investigação subsequente conduzida pela Guarda Costeira dos EUA.

Todos os navios da Princess Cruises jogam lixo no mar para baratear custos

Diz o npr.org

Além do despejo de lixo ilegal do Caribean Princess o Departamento de Justiça diz que descobriu práticas ilegais em outros quatro navios da companhia

Para o procurador-geral adjunto, John C. Cruden,

a poluição neste caso foi o resultado de mais do que apenas maus atores em um navio. Isso reflete muito mal a cultura e a gestão da Princess Cruises

A Princess Cruises é uma subsidiária da Carnival Corp., com sede em Miami, e o acordo exige que  oito navios  da empresa da Carnival submetam-se a um monitoramento supervisionado pela justiça quanto à conformidade ambiental para os próximos cinco anos.

navio
Hoje todas as empresas se dizem sustentáveis. É preciso abrir o olho.

A empresa Princess Cruises faz cruzeiros no Brasil. Muito cuidado ao escolher o seu

A empresa acusada de poluir, e mentir, tem cruzeiros pela costa brasileira. O Mar Sem Fim sugere um boicote geral. Cuidado: a internet está cheia de anúncios para cruzeiros desta companhia.

navio, imagem do navio Majestic Princess
Anuncios para cruzeiros “idílicos”. Abra os olhos!

As Rotas da Princess Cruises pelo litoral do Brasil

navio

Saiba mais sobre a poluição provocada por navios.

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não é apenas o lixo jogado no mar que entristece, mas, as condições sub humanas dos seus trabalhadores, recrutados em países de baixa renda, assujeitam se a miséria de viver nesses dias, de alto padrão de luxo, para eles viverem no lixo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here