Navio holandês à deriva e resgate dramático
Desde o início da pandemia os navios têm protagonizado situações terríveis e inusitadas. No começo houve o caso dos passageiros presos em navios de cruzeiro que não tinham onde atracar. Pior. Depois que os turistas desembarcaram, o foco passou a ser o drama dos marinheiros em navios ao largo de portos mundo afora durante meses. Entre 200 a 400 mil marítimos ainda estavam presos a bordo em outubro de 2020 chamando a atenção mundial. E houve outros casos insólitos durante os mais de 15 meses em que a pandemia restringiu nossas vidas. Mas hoje o tema é o Navio holandês à deriva e resgate dramático.
Navios protagonizando o inusitado em tempos de pandemia
Todos sofreram e ainda sofrem com a pandemia. Mas um dos setores da economia que mais sentiu o baque foi o dos transportes marítimos.
O setor de cruzeiros foi arrasado. Perdas monumentais, falências, e aposentadoria forçada para muitos navios, uma vez que ainda vai demorar muito para sua reabertura, enquanto os custos de manutenção são astronômicos, com, ou sem passageiros. Esta tétrica realidade transformou a cidade de Aliaga, na Turquia, num imenso cemitério de navios de cruzeiro.
E houve outros casos que merecem comentário. Quando o mundo finalmente parece disposto a virar o jogo e combater o aquecimento global, ficamos sabendo da fraude de combustível usado por navios, o mais poluente entre todos, com anuência de uma agência da ONU.
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Mas teve mais. O maior acidente ecológico de 2020 foi protagonizado por um navio que escalou os recifes de corais das Ilhas Maurício, no Índico, em dia claro e mar de almirante.
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A tragédia de Maurício
Como é possível?
A prática das bandeiras de conveniência pode estar por trás não só deste, mas de outros acidentes com navios.
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Finalmente, em 23 de março de 2021, o mundo é novamente sacudido quando um enorme porta-contêineres ficou entalado no Canal de Suez, provocando prejuízos bilionários e ameaçando o comércio mundial. Era mais um navio com bandeira de conveniência.
Esta malandragem da indústria marítima mundial à procura de regras frouxas e custo mais baixo de operação precisa acabar. O navio era japonês, operado por uma empresa taiwanesa, com bandeira do Panamá sua tripulação indiana.
Mas agora, quem viraliza nas redes sociais é o…
Navio holandês à deriva e resgate dramático
Trata-se de um cargueiro que transporta outros barcos. O navio emitiu sinal de socorro na manhã de 5 de abril, no Mar do Norte, famoso por suas tempestades, ventos fortes, e ondas altas. O navio, com 12 tripulantes a bordo, estava a 60 milhas de Olesund, Noruega.
Segundo o site gcaptain a embarcação em apuros é o MV Eemslift Hendrika, pertencente à Starclass Yacht Transport, que opera dois navios, e oferece transporte regular de iates entre a Noruega e a Turquia.
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O mar estava tempestuoso, ventos fortes, ondas altas, período curto; o navio adernou perigosamente depois que a carga em seus porões se deslocou. Havia risco iminente de capotar. O resgate era a única solução. Assim que os helicópteros chegaram, oito tripulantes foram evacuados.
Outros quatro permaneceram a bordo, escoltados por outras embarcações. Imagine o clima, dada a situação instável do navio e as condições meteorológicas severas.
Dois dias depois, em 6 de abril, a situação piorou. Aumentou o adernamento do barco o que obrigou os tripulantes a pararem as máquinas. Ficar a bordo seria loucura. Num espaço de apenas dois dias, novo e dramático resgate estava prestes a começar.
Com ventos de 50 nós (cerca de 80 km/hora) e ondas de até 10 metros, os quatro tripulantes tiveram que pular na água, sempre gelada naquela região, para em seguida serem içados para helicópteros. E tudo foi registrado pelas equipes que resgate, daí a comoção que as imagens têm provocado.
Conheça o MV Eemslift Hendrika
Construído em 2015, é administrado pela Amasus Shipping B.V. Está registrado na Holanda. Os dados mostram que o navio partiu de Bremerhaven, Alemanha, em 4 de março, com destino a Kolvereid, na Noruega. A embarcação permanece à deriva na costa oeste da Noruega com aproximadamente 350 toneladas de óleo pesado e 50 toneladas de diesel.
Qual será o fim desta história? O MV Eemslift Hendrika resistirá?
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Atualização:
Este site apurou que neste momento o navio está sendo rebocado para um porto. Na noite do dia 7 de abril uma equipe desembarcou de um helicóptero e conseguiu passar um cabo para rebocar o navio adernado. Ele segue agora para o porto de Ålesund.
O segundo vídeo mostra o dramático resgate dos tripulantes
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Imagem de abertura: Hovedredningssentralen
Fontes: https://gcaptain.com/yacht-transport-ship-in-trouble-off-norway/?fbclid=IwAR32md48AB-IKL6xOHGZHcLDjB9xcHBk9cX6wPcKIbyXUnAF0dVaUXO6NSo; https://maremarinheiros.blogspot.com/2021/04/navio-holandes-em-perigo-de-se-virar.html?spref=fb&fbclid=IwAR2-71QNHqtWD7Qf_BU5tYRa1ahwwSQ-gMNhe1_C8DxkyE3PHd1PYV3sMoI.
É muita coragem enfrentar uma mar desses e resgatar vidas. Parabéns a todos.