Golfinho de Irrawaddy, diferente e ameaçado

1
3141
views

Golfinho de Irrawaddy, um tipo diferente e ameaçado

De acordo com o site dolphins.world.com existem no mundo 38 tipos de golfinhos da família Delphinidae ou golfinhos oceânicos, além de cinco espécies de golfinhos do rio. Esses acrobáticos animais são um grupo de mamíferos que fazem parte da família dos cetáceos, por sua vez subdividida em quatro famílias. Entre os de rio estão dois da região Norte do Brasil. Os botos-cor-de-rosa, que estão em situação crítica, e o golfinho do rio Araguaia, recentemente descoberto. Mas a grande maioria são de golfinhos oceânicos, cujo maior de todos é a conhecida orca. É nesta categoria que está o golfinho de Irrawaddy (Orcaella brevirostris), um tipo diferente e igualmente ameaçado, na lista Vermelha da IUCN como ‘criticamente em perigo’.

Golfinhos de Irrawaddy

Esta espécie diferente pela forma da cabeça, sem o tradicional focinho comprido, ao contrário, com uma cabeça arredondada, habita as águas do Sudeste Asiático. Existem populações costeiras e de rios. O nome é derivado dos primeiros espécimes que foram descritos do rio Ayeyarwady em Mianmar.

Golfinho de Irrawaddy
Imagem, Pinterest.

Segundo o site iwc.int. ‘ As populações costeiras vivem em águas salobras ou salinas e geralmente estão associadas a áreas de entrada de água doce, como deltas de rios, canais de mangue e estuários’.

Estes animais também são conhecidos como golfinho do rio Mahakam e Golfinho do Rio Ayeyarwady. Mas eles têm dois grandes inimigos, as artes de pesca onde muitas vezes acabam presos, e o comércio e tráfico de animais selvagens. Por serem incomuns, são muito visados para parques aquáticos e outros locais de exibição.

O site worldwildlife.org informa que por este motivo, ‘Em 2004, a WWF e a TRAFFIC, a maior rede de monitoramento do comércio de vida selvagem do mundo, apoiaram a proibição do comércio internacional vivo de golfinhos de Irrawaddy pela Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES)’.

Os mais ameaçados são os de água doce

Segundo o riverdolphins.org. ‘Existem menos de 250 golfinhos de água doce do Irrawaddy nas três bacias hidrográficas onde são encontrados’. As ameaças são em razão das artes de pesca, especialmente as redes, além de pesca com bombas, e a contaminação dos corpos d’água.

PUBLICIDADE

Golfinho de Irrawaddy
Imagem, © Roland Seitre / WWF.

Ainda em 2022, segundo o mongabay.com, o último golfinho de Irrawaddy do Laos ficou preso numa rede de pesca e morreu. O site lembra que no passado eram fonte de renda para turistas que alugavam caiaques para vê-los. Mas, à medida que foram diminuindo, os serviços de avistagem para turistas deixaram de existir.

Atualmente, o turismo ainda resiste no rio Mekong, no Camboja, embora não se saiba por quanto tempo. O Mekong ainda abriga apenas 85 golfinhos de Irrawaddy, dispersos ao longo de um trecho de 190 km do rio entre Kratie e a fronteira com a República Democrática do Laos.

O WWF informa que ‘Cerca de 20.000 turistas nacionais e internacionais visitam o Mekong todos os anos para vislumbrar esses animais raros, proporcionando renda e empregos para inúmeras comunidades ao longo do rio’.

Dieta

Todos os sites consultados concordam que sua dieta é à base de peixes e, secundariamente, crustáceos. E há uma curiosidade no tipo de pesca que praticam. Quem explica é o riverdolphins.org. ‘A espécie pode cuspir água até 1,5 metros de distância para reunir peixes enquanto caça’.

A mesma fonte comenta outra característica singular. ‘Os golfinhos de Irrawaddy são nadadores lentos em comparação com outras espécies. E, geralmente, evitam barcos. Esses golfinhos vivem em pequenos grupos de cerca de sete indivíduos, mas podem formar grupos maiores de até 30 indivíduos’.

Por último, ‘Os golfinhos de Irrawaddy podem pesar 90-200 kg e atingir comprimentos de 1.80 m até 2.75 m.’ Sobre o habitat e subpopulações diz o thainationalparks.com  Embora às vezes chamado de golfinho do rio Irrawaddy, não é um verdadeiro golfinho do rio, mas um golfinho oceânico que vive em águas salobras perto de costas, fozes de rios e estuários. Estabeleceu subpopulações em rios de água doce, incluindo o Ganges e o Mekong, bem como o rio Irrawaddy, do qual leva o nome.

E ainda há mamíferos marinhos ainda mais ameaçados que o Golfinho de Irrawaddy. Por exemplo a Vaquita, do Mar de Cortez, México, onde restam apenas 30 indivíduos.

Assista ao vídeo do golfinho no rio Mekong

Endangered River Dolphin Species’ Numbers On the Rise | National Geographic

Perdas de gelo da Groenlândia e o nível do mar

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here