Sexo entre jubartes é fotografado, as baleias eram do sexo masculino

0
2344
views

Sexo entre jubartes é fotografado; e as duas baleias eram do sexo masculino

Fotógrafos registraram pela primeira vez o sexo entre jubartes. Eles capturaram um encontro sexual de duas baleias no Havaí. Para espanto dos cientistas, ambas eram machos. O Guardian relata esse avistamento. Cientistas confirmaram o fato em um estudo recém-publicado. A cópula aconteceu em janeiro de 2022, perto da ilha de Maui, Havaí. As duas baleias se aproximaram de um barco, circularam e iniciaram atividades sexuais a poucos metros de profundidade. Apesar de estudarem as jubartes há décadas, os cientistas ainda conhecem pouco sobre seus comportamentos sexuais.

sexo entre jubartes.
O Guardian assim legendou a imagem: Estas duas baleias jubarte masculinas foram observadas acasalando em 2022. Fotografia: Lyle Krannichfeld e Brandi Romano.

O ineditismo da situação

O estudo informa que ‘apesar de décadas de pesquisa sobre baleias jubarte em todo o mundo, relatos de extrusão do pênis por machos são relativamente raros, e cópulas entre baleias jubarte ainda não foram documentadas. Este é o primeiro relato de penetração de uma baleia jubarte e o primeiro relato de atividade sexual entre duas baleias jubarte machos’.

Segundo o estudo, ‘o comportamento heterossexual ocorre frequentemente em contextos não reprodutivos e o comportamento homossexual é comum no reino animal’.

‘Entre os mamíferos marinhos, há observações desse comportamento em pinípedes, por exemplo, a morsa, e a foca cinzenta. Entre cetáceos, acontece o mesmo com as seguintes espécies: golfinho do rio Amazonas; golfinho nariz de garrafa, e golfinho do atlântico.

O Guardian identifica os felizardos que estavam a bordo e registraram a rara cena, são eles os fotógrafos Lyle Krannichfeld e Brandi Romano. O jornal inglês ouviu Stephanie Stack, pesquisadora de baleias da Pacific Whale Foundation e principal autora do artigo. Para ela, “esta descoberta desafia nossas noções preconcebidas sobre o comportamento da baleia jubarte. Embora reconheçamos há muito tempo as complexas estruturas sociais dessas criaturas incríveis, testemunhar a cópula de duas baleias machos pela primeira vez é um evento único e notável.”

‘Amantes pesados’

O Guardian disse que ‘as baleias jubarte são amantes pesados, medindo até 16 metros de comprimento e pesando até 36 toneladas, ou seja, o peso de vários ônibus. A espécie normalmente passa o verão alimentando-se em águas polares antes de migrar para climas tropicais mais quentes durante o outono e o inverno.’

PUBLICIDADE

Muitas destas jubartes sobem a costa brasileira onde algumas parecem experimentar a região de Ilhabela, como já informamos. Entretanto, a maioria segue até as águas quentes e rasas do arquipélago de Abrolhos, sul da Bahia.

A cena e seus detalhes

O Guardian conseguiu reconstituir a cena: ‘Durante o encontro íntimo fotografado no Havaí, uma das baleias foi vista segurando a outra no lugar com suas barbatanas peitorais enquanto a penetrava. A baleia embaixo parecia estar doente, sendo visivelmente magra e coberta de piolhos de baleias, parasitas de cor branca às vezes encontrados em cetáceos’.

‘Os pênis das baleias jubarte machos são geralmente escondidos no que é conhecido como uma “slital genital” durante a natação. Um pênis desembainhado só foi testemunhado um pequeno número de vezes no passado, uma vez enquanto uma baleia estava urinando’.

Os pesquisadores consideram que o sexo entre dois machos pode ser para praticar comportamentos reprodutivos,  para formar uma aliança social ou afirmar uma espécie de domínio.

Pesca sem controle no Brasil diminui populações de recifes de corais

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here