Arquipélago de SOCOTRA, ‘Galápagos do Oceano Índico’

6
5570
views

Arquipélago de SOCOTRA, ‘Galápagos do Oceano Índico’

Os oceanos e mares são mais que apenas o Atlântico Sul, ou o Caribe. Por isso este site se esforça em mostrar realidades diferentes daquela com a qual estamos acostumados. Antártica e Ártico, ilhas e arquipélagos do Pacífico, ou até o esquecido Índico. Protestamos quando acidentes que poderiam ser evitados acontecem, mesmo se estão muito  distantes da costa brasileira. Porque, antes de mais nada, os oceanos são um só. As fronteiras que conhecemos não passam de convenções geográficas e, além disso, sempre é possível aprender. São realidades diferentes, que enfrentam os mesmos problemas. Hoje é dia de conhecer uma raridade, o Arquipélago de SOCOTRA, no Índico, Patrimônio Natural do Mundo declarado pela UNESCO que, mesmo habitado, parece ter ‘sobrevivido’ aos seres humanos.

Imagem do arquipélago de SOCOTRA
E, então, o que me diz? Imagem, Pinterest.

Arquipélago de SOCOTRA, ‘Galápagos do Oceano Índico’

O acidente a que me referi aconteceu nas ilhas Mauricio, um local ainda prístino, por estupidez do comandante e oficiais do navio durante uma festinha a bordo. A irresponsabilidade custou caríssimo para a biodiversidade do Índico.

paisagem de Socotra
A fantástica paisagem. Imagem, www.didikrepinsky.com.

Mas vamos em frente! Nosso assunto é um arquipélago de rara beleza. De tirar o fôlego! Conheci por acaso ao estudar a história náutica lusitana, uma de minhas paixões.

Imagem de montanhas em Socotra
A diversidade de ambientes é marcante em Socotra. Imagem, www.socotraislandexpeditions.com.

Os lusos lá estiveram logo no início do século 16. Naquela região foi travada uma das mais emblemáticas batalhas navais da história moderna, a batalha de Diu que deu aos portugueses o controle, também, do oceano Índico, ‘o caminho das especiarias’.

Image de golfinhos
A cor da água do Índico é deslumbrante. Imagem,welcometosocotra.com.

Curioso, fui pesquisar pra saber onde nossos antepassados tinham postos seus pés. Quase caí da cadeira ante a beleza invulgar que descobri.

PUBLICIDADE

Socotra
Imagem, Pinterest.

Ah, estes nautas lusos! Além da conquista e riqueza, foram os primeiros ocidentais a chegar nos mais importantes hotspots do planeta ainda no século 16, mesmo que não soubessem disto.  Imagine o assombro que estes locais provocou na mente dos pioneiros.

corais
Os corais de Socotra. Imagem, www.didikrepinsky.com.

O que teriam pensado ao ver esta maravilha? Outra ilha em que estiveram na mesma época, e pelos mesmos motivos, o domínio do Índico, também é de arrepiar e pouco conhecida: Ilha Ormuz, Irã, a Disneylândia dos geólogos.

imagem de aves marinhas
Avifauna de Socotra. Imagem, welcometosocotra.com.

O arquipélago de Socotra hoje pertence ao Iêmen, um país problemático e periférico. Só isso justifica o pouco conhecimento dele por estas plagas. Ou, então, é muita ignorância minha. O fato é que além da beleza, o arquipélago foi incluído na lista da UNESCO por sua excepcional diversidade vegetal e animal.

imagem de árvore na rocha
Exótico, misterioso, e muito belo. Imagem, welcometosocotra.com.

São quatro ilhas e duas ilhotas rochosas com cerca de 50 mil habitantes. Segundo a UNESCO, 90% dos répteis e 95% das espécies de caracóis terrestres não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. As ilhas também abrigam dezenas de espécies de aves, centenas de tipos peixes, e recifes de coral.

Um fragmento do antigo supercontinente de Gondwana

O site oficial de Socotra  informa: ‘Ao longo dos séculos, os viajantes voltaram das ilhas do Oceano Índico com contos bizarros – de árvores produzindo sangue de dragão e pepinos, floresta de incenso e pináculos elevados na névoa’.

Imagem de árvores
As árvores Sangue de Dragão são endêmicas. Imagem, www.socotraislandexpeditions.com.

‘Agora uma imagem mais completa emergiu das quatro ilhas semidesérticas, retratando uma rica e única flora e fauna com mais de um terço das plantas não encontradas em nenhum outro lugar do mundo’.

Montanhas em Socotra
Imagem, www.didikrepinsky.com.

‘Uma paisagem diversificada de planalto, planície e montanha, tudo protegido por um povo que vive de forma sustentável em um ambiente desafiador’.

Imagem de pescadores
Pesca de subsistência. Imagem, welcometosocotra.com.

Parte do antigo supercontinente sul de Gondwana

‘Socotra é uma das formas de relevo mais isoladas da Terra de origem continental, o que significa que não é vulcânica, mas um fragmento do antigo supercontinente sul de Gondwana’.

mapa mostra localização do arquipélago de Socotra
O ponto em vermelho sinaliza o local.

‘O arquipélago no Oceano Índico, localiza-se entre a Península Arábica e o Chifre da África, a cerca de 240 km a leste de Cap Guardafui (Somália), e cerca de 380 km ao sul de Ras Fartak, (Al Mahrah, Iêmen)’.

imagem de vila em
Apesar da extrema beleza impera a pobreza. Imagem, welcometosocotra.com.

‘Junto com as ilhas vizinhas: Abd Al-Kuri, Samha e Darsa, formam o Arquipélago de Socotra: um dos grupos de ilhas com maior diversidade botânica do mundo’.

Grande endemismo na ‘Galápagos do Oceano Índico’

‘Socotra é globalmente importante para a conservação da biodiversidade por causa de sua flora e fauna excepcionalmente ricas e distintas.

Praia em Socotra
Uma das muitas praias. Imagem, /www.lefigaro.fr.

É o lar de 825 espécies de plantas, das quais 308 (37%) são endêmicas. Essas espécies não são encontradas em nenhum outro lugar da Terra’.

imagem do arquipélago de Socotra
Uau! Imagem, welcometosocotra.com.

A UNESCO a designou como Patrimônio Mundial em 2008. Não é de se admirar que  seja frequentemente chamado “Galápagos do Oceano Índico’.

Imagem de Socotra
Deslumbrante é pouco, que fazer? Imagem, www.facebook.com/Socotraislandtours/.

Guerras e extrema pobreza, as grandes ameaças

Mas, como sempre acontece, o arquipélago de Socotra corre grande perigo. Ele pode se tornar uma das tragédias ambientais e culturais do Iêmen em função das guerras em que o país se encontra.

‘A pior crise humanitária do mundo’

É tão forte que a ONU, e as organizações de ajuda humanitária, consideram o que ocorre por lá  seja ‘a pior crise humanitária do mundo’.

imagem de praia
Uma das muitas praias. Imagem, welcometosocotra.com.

Sanaã, a capital, está semidestruída colocando seus tesouros arqueológicos, como ‘alguns manuscritos islâmicos mais valiosos do mundo em grande perigo’, avisa o midleeastmonitor.

morador de Socotra
E até os moradores são exóticos, diferentes em sua beleza. Imagem, welcometosocotra.com.

A mesma fonte alerta que ‘a localização estratégica da ilha na costa da Somália, entre o Mar Vermelho e o Oceano Índico, atraiu a atenção do governo expansionista e ambicioso dos Emirados Árabes Unidos’.

PUBLICIDADE

imagem da fauna de Socotra
Um pouco da fauna local. Imagem, https://www.facebook.com/Socotraislandtours/.

Torçamos pelo melhor, e vamos nos concentrar nas ilhas.

A sorte é a localização do ‘Jardim do Éden’

É fácil entender por que vários textos antigos sugerem que Socotra é o local original do Jardim do Éden. A ilha encantou aventureiros, de Alexandre, o Grande; a Marco Polo e o lendário Sinbad, com suas árvores de sangue de dragão, as raras espécies  de olíbano (goma-resina aromática usada como especiaria em incensos e em perfumaria, obtida de árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia), pepinos e rosas do deserto.

Montanhas na ilha de Socotra
A variedade das paisagens é estonteante. Imagem, welcometosocotra.com.

A ilha principal tem apenas 27 Km de comprimento por 8,5 de largura.  A localização remota e o impacto humano relativamente baixo mantiveram os ecossistemas  em um estado excepcionalmente bom, um dos habitats insulares mais significativos e bem preservados do mundo.

Mas, como todas as ilhas, extremamente frágil.

imagem de istmo na ilha de Socotra
Gostou? Imagem, welcometosocotra.com.

A língua

Os  habitantes falam soqotri (Uma das línguas semíticas meridionais. É muito raro encontrar quem a compreenda no Iêmen continental),  mais antiga que o árabe. Essas pessoas isoladas têm seus próprios mitos e lendas e, na verdade, seu próprio governo.

Imagem de árvore florida
As árvores Garrafas são esculturas vivas. Imagem,www.socotraislandexpeditions.com.

Nos últimos 150 anos, Socotra mudou de mãos entre o sultanato Mahra, a Grã-Bretanha, o Iêmen do Sul e o Iêmen moderno. Atualmente, é a única parte do Iêmen a escapar da atual guerra civil.

Oxalá, assim permaneça.

Como vive o povo de Socotra

Pesquisamos e não encontramos nada melhor a  explicação do próprio site das ilhas. Algo que deveria ser repicado e cultivado, porque demonstra  que é possível conviver sem destruir, em todas as ilhas semelhantes que ainda restam no planeta, e são muitas.

Vila de pescadores
Vila de pescadores Qalansiya. Imagem, www.cnews.fr/.

Turismo, gado, e pesca de subsistência

Além de pescarem e usarem os recursos marinhos como subsistência, o turismo já é uma realidade ainda que para quem não exija luxo.

Depois da reabertura da rota aérea comercial para Socotra, a ligação ABU DHABI – SOCOTRA tornou-se 100% confiável permitindo novamente o turismo na ilha. Hoje você pode chegar a Socotra com um VÔO DIRETO NON-STOP semanal de Abu Dhabi que está programado para todas as segundas-feiras.

No início de 2016, o autoproclamado presidente iemenita cogitou alugar a ilha de Socotra, nos Emirados Árabes Unidos, por 99 anos para desenvolver o turismo, como recompensa pelo apoio na luta contra os rebeldes Houthi.

PUBLICIDADE

Segundo matéria da revista Exame, ‘o Iêmen tenta há vários anos desenvolver o arquipélago, que quer transformar em um destino turístico para um público sensível às questões ambientais’.

Entre as atrações turísticas estão o trekking, mergulho, passeios de barco ou de 4 x 4, paraquedismo, observação de pássaros, golfinhos e baleias. A viagem  é rústica e selvagem.

O ambiente

‘O ambiente da ilha é desafiador e muitas vezes hostil. A maioria dos ilhéus dependia até recentemente de seu gado para sobreviver e, portanto, das pastagens que alimentavam seus animais’.

‘Eles lidaram com a precariedade do meio ambiente de várias maneiras entre elas criando diferentes espécies de gado, cabras, ovelhas, gado e camelos, para fornecer carne, e sua principal mercadoria comercial, manteiga clarificada’.

‘Cada tipo de gado tem necessidades dietéticas distintas, o que lhes permite explorar diferentes áreas da pastagem em diferentes épocas do ano. O manejo da vegetação foi fundamental para a sobrevivência nas ilhas. As plantas atuam como um microclima para outras plantas, criaturas vivas e solos; evitam a erosão eólica e hídrica e fornecem um meio de aumentar ou manter a fertilidade e a produtividade do solo.

Bem diferente de outra ilha aqui comentada, a ilha de Páscoa.

A população de Socotra

O povo de Socotra tem sido o guardião de suas ilhas por gerações, e é devido aos seus esforços e cuidado de custódia que  são como os vemos hoje. As suas complexas regras tradicionais que regem a gestão do gado e das pastagens, o acesso à água e forragens da estação seca e a exploração da flora e da fauna em geral têm sido fundamentais para a manutenção da biodiversidade das ilhas.

O fato de o Arquipélago de Socotra ter sido declarado um dos grupos de ilhas mais importantes do mundo, com uma flora e fauna de importância global, demonstra o sucesso de sua gestão

Acordo mundial para salvar Socotra

É urgente um acordo mundial para, a despeito do resultado das guerras que destroem o  Iêmen, preservar esta riqueza da natureza, seja qual for o resultado dos conflitos.

Neste sentido, quanto mais pessoas conhecerem os múltiplos tesouros de Socotra, tanto melhor.

Assista ao vídeo e conheça seus habitantes, a flora, fauna, e grande variedade paisagens deslumbrantes

Imagem de abertura: https://www.facebook.com/Socotraislandtours/

Fontes: https://www.travellersquest.com/yemen-tour-packages/socotra-island-yemen-tour; https://www.socotraislandexpeditions.com/the-island; https://viajenessaideia1.wordpress.com/2018/01/05/o-surreal-arquipelago-de-socotra/; https://www.welcometosocotra.com/theisland/; https://exame.com/casual/arquipelago-de-socotra-o-paraiso-perdido-no-iemen-que-espera-os-turistas/; https://universvoyage.com/yemen-socotra/ .

Hidrogênio verde, possível combustível do futuro

Comentários

6 COMENTÁRIOS

  1. Ha alguns anos atras, a Gloria Maria fez uma reportagem em Socotra para o GloboReporter. Apesar do formato rapido e superficial do documentario, proprio da linguagem televisiva (infelizmente), deu para perceber a beleza do lugar, bem como a precariedade e falta de infraestrutura. Estas deficiencias, e, principalmente o risco de vida causado pela guerra, que nao pode ser desprezado, com certeza continuarao a impedir o desenvolvimento do turismo naquele local.
    De qualquer forma, parabens pelo artigo, fotos e belissimo filme.
    Quanto ao chato arrogante e suposto mestre na Lingua Portuguesa, ignore : nao vale a pena perder tempo com assumidades de internet……

    • Mais um chato de plantão. Lê a matéria, não fala nada sobre o conteúdo, as fotos cuidadosamente escolhidas, ou ao vídeo. Mas, pentelho e pernóstico, diz que errei o português. E, para provar sua babaquice, escreve a palavra português sem o acento circunflexo. Mensagens como esta recebo todo dia, não deixo entrar porque tem gente demais sem ter o que fazer a não ser encher o saco alheio. Duro…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here