Aquecimento global: novo estudo preocupa

0
2476
views

Aquecimento global: novo estudo preocupa, mais 5ºC neste século?

Aquecimento global: novo estudo preocupa. A matéria chegou ao Brasil pela Deutsche Welle. E destaca  que “pesquisadores afirmam que há apenas 5% de chance do aquecimento global não ultrapassar a meta de 2 graus Celsius, estabelecida pelo Acordo de Paris.”

Aquecimento global: 90% de chances de a temperatura aumentar entre 2 e 4,9 graus Celsius

O estudo, da Universidade de Washington, foi publicado pela revista Nature em junho de 2017. Pesquisadores dizem “que existe 90% de chances de a temperatura global aumentar entre 2 e 4,9 graus Celsius ainda neste século. Ou seja, aquém da meta fixada pelo Acordo de Paris.”

Aquecimento global, imagem de fumaça de fábricas
É urgente diminuir as emissões. (Foto: Conserve Energy Future)

Adrian Raftery, diretor da pesquisa:

A nossa análise mostra que o objetivo de 2 graus apresenta um melhor cenário

Para Raftery, “essa meta só será alcançada com esforços grandes e sustentáveis realizados durante os próximos 80 anos.”

PUBLICIDADE

Programa ambiental das Nações Unidas

A Deutsche Welle destaca que, ” de acordo com o programa ambiental das Nações Unidas, cerca de 54 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa são emitidos por ano. Principalmente pela queima de combustíveis fósseis. A ONU estima que essas emissões deveriam ser reduzidas para 42 bilhões de toneladas até 2030 para frear o aquecimento global abaixo dos 2 graus.”

Aquecimento global: novo estudo preocupa, como chegaram à conclusão?

Estudando três aspectos importantes: “a população mundial, o PIB per capita, e a quantidade de carbono emitida por cada dólar de atividade.”

Aumento da população: impacto inferior

A DW diz que “a grande surpresa foi o fato de que o aumento da população terá um impacto inferior ao esperado. A expectativa é de que o crescimento aconteça, principalmente, na África, que utiliza menos fontes de combustíveis fósseis.”

Preocupação principal

O estudo diz  que o “xis” do problema está  “na intensidade das emissões de carbono. Porque a velocidade de diminuição deste valor será crucial para determinar o futuro do aquecimento global.”

Universidade do Colorado

A DW cita outro estudo, da Universidade do Colorado, também repicado em pela Nature, em junho de 2017.  “Afirma que se o ritmo das emissões nos próximos 15 anos for mantido, o mais provável é que o aumento da temperatura seja de 3 graus. A pesquisa analisou a capacidade dos oceanos de absorver o carbono, o desequilíbrio energético e o comportamento das partículas finas na atmosfera.”

Robert Pincus, um dos autores:

Esta análise é fundamental para nos entendermos e para que os políticos percebam quanto tempo temos antes de o planeta alcançar determinado limite

Como contribuir?

Tempos sombrios pela frente…Todos teremos que dar uma contribuição. Uma forma simples é usar menos os automóveis. Dar e usar carona, simplificar roteiros, evitar desperdício.

Aquecimento global, imagem de congestionamento de trânsito
Use menos, já é um começo. (Foto: New Scientist)

Já é um começo. Como diz o programa ambiental das Nações Unidas “o principal problema é queima de combustíveis fósseis”.

Imagem de abertura: Conserve Energy Future

Fontes: http://www.dw.com/pt-br/terra-pode-aquecer-at%C3%A9-5%C2%BAc-neste-s%C3%A9culo-diz-estudo/a-39912502;

Conheça esforços da indústria da construção naval para emitir menos gases de efeito estufa.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here