Navio movido a energia eólica, e outras tecnologias, o futuro chegou

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Navio movido a energia eólica, e outras tecnologias, o futuro chegou

Navio movido a energia eólica, atualizado 

Depois que os Clippers perderam sua onipotência, substituídos pelo motor a vapor há quase 200 anos, os mares perderam a poesia das velas, e os navios começaram a poluir queimando combustíveis fósseis.

Do carvão que movia as caldeiras, passaram para o diesel dos motores a explosão. É muito tempo e muita sujeira. Hoje a frota mundial é considerada extremamente cara e poluente.

-Por que?

-Porque…

Navios queimam óleo pesado, não muito refinado

Os grande navios queimam óleo pesado, combustível que não é muito refinado, com alto teor de enxofre. Ele produz uma grande quantidade de óxido de enxofre e compostos de óxido de azoto quando é queimado.

-O que quer dizer isso?

-Ora, Barnabé, significa que a emissão de CO2 de um grande navio equivale a mais de 83 mil automóveis.

-Um grande navio, igual 83 mil carros?

-Pois é. Como existem 100.000 navios, a frota naval mundial polui tanto quanto 830 milhões de automóveis.

-Caramba!

-É por isso que a novidade é bem- vinda, vem aí o…

…Navio movido a energia eólica

Para o site marineinsight.com” como a indústria naval marcha para a era dos rigorosos regulamentos ambientais e a economia de baixo carbono, companhias de navegação e organismos do setor estão gastando quantidade considerável de recursos para pesquisar a tecnologia do navio verde, viável; ela seria sucesso não só ao ao impulsionar navios, mas satisfaria a crescente exigência de normas ambientais”.

phys.org vai pelo mesmo caminho:” mais de 200 anos depois que o primeiro navio a vapor começou a cruzar o oceano, a energia eólica  encontra o caminho de volta para as rotas marítimas”.

Sem velas cruzando o horizonte…

-Sem velas cruzando o horizonte, os mares ficaram mais tristes. Deixaram pra trás uma imagem romântica, nostálgica e elegante. Ao menos  o vento  de ontem continua a ser o mesmo combustível de hoje. Só que as velas mudaram de forma.

Velas de rotor

“A empresa de transporte marítimo global Maersk programa instalar  “velas de rotor” para um de seus petroleiros, como uma forma de reduzir os custos de combustível e  emissões de carbono. A empresa por trás da tecnologia, a Norsepower, finlandesa, diz que este é o primeiro sistema de retrofit de energia eólica num petroleiro”.

Navio movido a energia eólica, imagem de petroleiro movido a energia eólica

O assunto mexe com a indústria naval. Ninguém escapa…

ecomarinepower.com de fevereiro de 2017 apresenta exultante: “em cooperação com empresas e tecnologia e vários parceiros de transporte, a Eco Marine Power (MTR) tem o prazer de anunciar que detalhou o estudo  sobre a aplicação prática das ‘EnergySail® e Aquarius MRE® Begun. O estudo irá abranger os aspectos de engenharia instalando ou o EnergySail ou a solução Aquarius MRE em vários navios. Em  seguida faremos comparações sobre consumo de óleo combustível, emissões de CO2, e poupança  alcançada”.

A empresa apresenta o desenho do futuro navio…

Navio movido a energia eólica, desenho de navio moderno movido a energia eólica

O Efeito Magnus e os jogadores de futebol, os bons!

-Olha, essa tecnologia dos cilindros rodando nem é tão nova. Surgiu em 1922 mas foi logo abandonada. O engenheiro alemão Anton Flettner foi o primeiro a usa-la em navios.

-Mas que efeito é esse?

-Sabe quando um jogador de futebol chuta a bola e ela faz uma curva? É esse efeito, a mesma coisa. Em outras palavras “o Efeito Magnus é o fenômeno pelo qual a rotação de um objeto altera sua trajetória em um fluido (líquido ou gás)”.

-Veja:

Navio movido a energia eólica, gráfico mostrando como funciona navio movido a rotores
Ilustração: rotaractclubpalmaresdosul.blogspot.com

O navio de Anton Flettner.

Navio movido a energia eólica, imagem do primeiro navio a usar rotores como velas
Navio movido a energia eólica em 1922

-Eu aproveito pra lembrar que Cousteau usou a mesma tecnologia em seu segundo barco

O ecomarinepower vende seu peixe: “algumas aplicações ideais para o uso de energia eólica e solar incluem barcos de cruzeiro, catamarãs turísticos, navios de pesca, navios de abastecimento offshore, navios de pesquisa, navios petroleiros, navios de carga,  de patrulha e navios de passageiros”.

-Ou seja, todo tipo de barco…

O Aquarius MRE System vende sua energia renovável no you tube…

E não são só estes. Há várias modalidades em teste. A vela rígida, que se move automaticamente para captar mais vento, é uma delas. Recentemente o maior navio a usa-las foi anunciado.

Navio movido a energia eólica, desenho de navio com velas rígidas
Navio movido também a energia eólica

A tecnologia do kite é outra possibilidade. Ela  move o navio para a frente, reduzindo a carga sobre o motor e diminuindo o consumo de combustível.

Navio movido a energia eólica, desenho de navio cargueiro com velas kite
A vela de proa kite mais um navio ajudado pela energia eólica.

Alguns navios já utilizam esse modelo.

Navio movido a energia eólica, foto de navio de carga com vela kite

Assim como os que usam rotores.

Navio movido a energia eólica, imagem de navio cargueiro com velas do tipo rotos
Navio movido a energia eólica

Água de lastro e poluição

-Mas ainda tem o problema da  água de lastro,  seríssimo pro meio ambiente. Veja o que aconteceu com o mexilhão dourado, contaminou  rios das bacias do Prata ao São Francisco, e dizem que chega ao Amazonas.

-É… você lembrou, mas isso também parece ser passado. Vem aí os navios cujos tanques de lastro terão um fluxo constante de água interna. O Navio vai pegando esta água onde estiver, ela passa pelo casco e sai do outro lado…Veja isso:

Navio movido a energia eólica, desenho de navio sem tanque fixo de água de lastro
Contaminação? Não mais…(Ilustração: marineinsight.com)

O marineinsight.com explica: “este é um design promissor para bloquear organismos  e encerrar todos os requisitos para equipamentos de esterilização caros, como filtros, irradiação ultravioleta, biocidas químicos e outras tecnologias. Ele cria um fluxo constante de água do mar local através de uma rede de troncos, que vão do arco para a popa, abaixo da linha de água, reduzindo assim o potencial alado de água contaminada pelo oceano”. 

O Eco- Navio

O marineinsight.com diz que “o Eco Ship 2030, da NYK, é um conceito  audaz. Levará a construção de navios modernos para um nível totalmente novo. Respeitando todos os tipos de tecnologias ecológicas que você pode pensar, o Eco Ship 2030 funcionará com tecnologia de célula de combustível, juntamente com células de energia solar e velas de vento. Um navio verde não pode ser melhor do que isso”.
Navio movido a energia eólica, maquete de navio do futuro
Image Credits: nyk.com

O primeiro a usar os motores e a garantia: 25% menos combustível

Quem explica é a wikipedia: “o  fabricante alemão Enercon de turbinas eólicas lançou e batizou um novo navio a rotor, o E-Ship 1, em 2 de agosto de 2008”.

Navio movido a energia eólica, imagem do navio cargueiro E- SHIP 1

“O navio faz transporte de cargas  ao redor do mundo. Em 29 de julho de 2013, a Enercon produziu um comunicado à imprensa afirmando um potencial de “economia de combustível operacionais de até 25% em relação a navios de carga convencionais do mesmo tamanho”,  depois de testes atravessando 170,000 milhas marítimas”.

Assista o vídeo da tecnologia dos rotores:

Atualização: Navio elétrico e sem tripulação

O site sputniknews.com trouxe mais uma boa nova: um novo navio cargueiro porta-contêineres está sendo construído na Noruega por duas empresas. O navio cargueiro eléctrico, para transporte marítimo de curta distância, será posto em funcionamento em 2018. No início, uma tripulação ainda estará presente  mas, em 2020, o navio passará para funcionamento autônomo (caso obtenha as autorizações necessárias).

O site diz ainda que “espera-se que o chamado “Tesla dos mares”, seja tripulado a partir de um centro de controle a bordo durante as primeiras viagens. Depois será controlado de forma autônoma via GPS. As possíveis colisões serão evitadas usando uma combinação de sensores”.

O mais importante, por ser elétrico, sua emissões serão iguais a zero.

Assista o vídeo da novidade, boa, que vem por aí:


Conheça o triste fim do porta- aviões Minas Gerais.

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2 COMENTÁRIOS

  1. Todo casco deslocante deveria ser auxiliado pelo vento.Ate mesmo sem vela ,ja naveguei com vento muito forte ,sem vela, apenas com o espelho de popa .Em Paraty, que nunca tem vento. Mutito bom.

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