Restauração de recifes de corais e cantos da vida marinha

1
1172
views

Restauração de recifes de corais e cantos da vida marinha

Um press release da Universidade de Bristol está dando o que falar. Milhares de metros quadrados de corais estão sendo cultivados em recifes anteriormente destruídos na Indonésia, mas  não estava claro se esses  corais reviveriam todo o ecossistema do recife. Agora, um novo estudo, liderado por pesquisadores da University of Bristol e da University of Exeter, encontra uma paisagem sonora saudável e diversa nos recifes restaurados. Restauração de recifes de corais e cantos da vida marinha.

Recifes de corais
Imagem, https://www.mars.com/.

Restauração e cantos da vida marinha

Os corais são o mais importante ecossistema marinho, mas eles estão em xeque no mundo inteiro devido aos efeitos do aquecimento global. A cada dia que passa as águas dos oceanos ficam mais ácidas. Com a acidez,  o excesso de calor dos oceanos, e os abusos da pesca, fica mais difícil manter a saúde dos recifes de corais.

imagem de coral não saudável
Recifes sem cor significam recifes doentes. Imagem, The Ocean Agency.

Por isso grande parte deles, especialmente os que ficam em países em desenvolvimento, estão recebendo novos tratamentos de diversas ONGs, universidades, etc. É o que acontece nos corais da Indonésia neste momento. Depois dos primeiros trabalhos os pesquisadores estavam em dúvida sobre até que ponto o ecossistema havia, ou não, voltado à sua saúde.

A dúvida foi desfeita com o novo estudo que registrou o canto da vida marinha nos recifes de corais. O release da Bristol diz que ‘Esses sons – muitos dos quais nunca foram registrados antes – podem ser usados ​​junto com observações visuais para monitorar esses ecossistemas vitais’.

O professor Steve Simpson, da Escola de Ciências Biológicas de Bristol, disse: “Alguns dos sons que gravamos são realmente bizarros e novos para nós, cientistas. Ainda temos muito que aprender sobre o que todos eles significam e os animais que os estão criando. Mas, por enquanto, é incrível poder ouvir o ecossistema voltar à vida.”

PUBLICIDADE

Os sons da vida marinha

O  principal autor do trabalho, Dr. Tim Lamont, da University of Exeter e do Mars Coral Reef Restoration Project, que está restaurando os recifes na Indonésia, acrescentou: “Os projetos de restauração podem ter sucesso no cultivo de corais, mas isso é apenas parte do ecossistema. Este estudo fornece evidências empolgantes de que a restauração realmente funciona para as outras criaturas do recife – ouvindo o ‘canto dos recifes, documentamos o retorno de uma grande variedade de animais. “

Assista ao vídeo sobre as ameaças aos corais do Mars Coral Reef Restoration Project

As paisagens sonoras dos recifes restaurados

As paisagens sonoras dos recifes restaurados não são idênticas às dos recifes saudáveis ​​existentes – mas a diversidade de sons é semelhante, sugerindo um ecossistema saudável e funcional. Houve significativamente mais sons de peixes gravados em recifes saudáveis ​​e restaurados do que em recifes degradados.

Este estudo usou gravações acústicas feitas em 2018 e 2019 como parte do programa de monitoramento do Mars Coral Reef Restoration Project.

recife de coral saudável
A volta das cores significa que estão saudáveis. Imagem, Dr Tim Lamont, University of Exeter.

Mochyudho Prasetya, do Mars Coral Reef Restoration Project, ficou feliz com o resultado: “Temos restaurado e monitorado esses recifes aqui na Indonésia por muitos anos. Agora é incrível ver mais e mais evidências de que nosso trabalho está ajudando os recifes a voltarem à vida . “

Já o professor David Smith, Cientista Marinho Chefe da Mars Incorporated, acrescentou: “Quando a paisagem sonora volta assim, o recife tem uma chance melhor de se tornar autossustentável porque esses sons atraem mais animais que mantêm e diversificam as populações do recife.”

Mas, e sobre o futuro?

Questionado sobre as múltiplas ameaças que os recifes de coral enfrentam, incluindo mudanças climáticas e poluição da água, o Dr. Lamont disse: “Se não resolvermos esses problemas mais amplos, as condições para os recifes ficarão cada vez mais hostis e, eventualmente, a restauração se tornará impossível.”

“Nosso estudo mostra que a restauração de recifes pode realmente funcionar, mas é apenas parte de uma solução que também deve incluir uma ação rápida sobre as mudanças climáticas e outras ameaças aos recifes em todo o mundo.”

Ouça aqui o ‘canto dos corais’

Imagem de abertura: https://www.mars.com/

Fontes: https://www.bristol.ac.uk/news/2021/december/coral-reef-restoration-project.html; https://www.mars.com/news-and-stories/articles/the-sounds-of-restored-coral-reefs.

Cidades flutuantes sustentáveis serão o nosso futuro?

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here