Praias do Rio Grande do Norte: irregularidades

0
657
views

Praias do Rio Grande do Norte: empresas de turismo jogam lixo em local inadequado, enquanto restaurantes cercam falésias

praias do Rio Grande do Norte: o litoral do Brasil já tem tantos problemas que é difícil enumerar todos: poluição, falta de fiscalização para a pesca, construções irregulares, pesca com bombas, especulação imobiliária, poucas Unidades de Conservação, a lista não pára.

Ainda assim, é um dos litorais mais bonitos do mundo, cuja vocação ao turismo é inequívoca. Mas, antes de mais nada, é preciso educação, tanto por parte de turistas, como pelas empresas de turismo.

O site Mar Sem Fim recebeu denúncias de um amigo do Rio Grande do Norte,  inconformado com as aberrações que flagra constantemente. Ele nos mandou algumas fotos que mostram o lixo jogado por turistas, e empresas de turismo, em locais não apropriados.

Nosso amigo do Rio Grande do Norte comenta:

A grande maioria do lixo é colocada pelos vendedores que ficam em cima das dunas, e vivem do turismo. Pura ignorância! Estes vendedores são controlados pelo IDEMA, imagine só, órgão que fiscaliza o meio ambiente!

praias do Rio Grande do Norte

Tartarugas mortas nas praias do Rio Grande do Norte

A outra denúncia é sobre o lixo. Nosso colaborador é quem conta:

Devido as correntes marítimas, lixos derivados de navios e da própria população estão acabando com a comunidade de tartarugas marinhas no litoral do nordeste como podem ver na foto. Viajo constantemente pelas praias e vejo milhares delas neste estado!

Praias do Rio Grande do Norte, imagem de tartaruga morta com corda enrolada no pescoço
praias do Rio Grande do Norte

Praia de Tabatinga, Rio Grande do Norte: pescadores e suas redes matam a vida marinha

Nosso amigo flagrou mais este absurdo causado pelas redes dos pescadores da própria comunidade. Com ele a palavra:

Pescadores na praia de Tabatinga no RN, armam todos os dias, redes em meio ao refúgio do golfinhos. Constantemente encontramos golfinhos mortos na praia. Ibama e responsáveis pelo caso já foram acionados mas dizem que nada podem fazer! Como assim nada podem fazer?

Praias do Rio Grande do Norte, imagem de golfino morto na praia
praias do Rio Grande do Norte

A “apropriação indébita” também não poderia ficar de fora.

Como é comum em todo o litoral do país, pessoas que se acham mais importantes que outras, privatizam praias, alguns até a lâmina d’água, e outros, do Nordeste, fazem o mesmo com falésias. Foi o que aconteceu na Praia do Cotovelo. O amigo do site Mar Sem Fim não se conforma:

São tantas as denúncias que nem sei por onde começar! Vamos lá! Praia de Cotovelo / RN. Dono de restaurante, sempre que pode ele acresce o tamanho de seu terreno sem que ninguém tome uma providência. Como podem ver, já está tomando conta das falésias!

Praias do Rio Grande do Norte, imagem de falesia-ocupada com cerca de arame, RN
praias do Rio Grande do Norte

Proteste

Se você também não aguenta mais assistir passivamente disparates como estes, uma das formas de reagir é o protesto. O site Mar Sem Fim sugere que você reclame no site da Secretaria de Turismo do Governo do Rio Grande do Norte. Abra o link, coloque nome, e- mail, e mande sua reclamação. Se não protestarmos, esta omissão  das autoridades vai acabar destruindo o que resta  do litoral brasileiro.

Outra opção, é fazer a denúncia diretamente para o IDEMA, Instituto de Defesa do Meio Ambiente em Natal. O procedimento é o mesmo. Basta abrir o link colocar nome, e- mail, e mandar bronca.

O Mar Sem Fim não se cansa de denunciar. Vamos mandar o link desta matéria para os dois endereços acima.

O litoral do Rio Grande do Norte não é exceção

Os problemas se repetem nos dezessete estados costeiros. Veja o que acontece no litoral Sul de São Paulo, no Lagamar, um dos mais importantes berçários do Atlântico Sul. A área também é uma Unidade de Conservação federal marinha. A abertura do Canal do Valo Grande, e a omissão das autoridades.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here