Parna Marinho dos Abrolhos

0
2107
views

Parna Marinho dos Abrolhos, conheça sua importância e ameaças

O Parna Marinho dos Abrolhos  foi o terceiro Parque Nacional criado no bioma marinho.  O primeiro foi o Parna do Cabo Orange, no Amapá, em 1980; o segundo, em 1981, foi Parna dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Parque Nacional Marinho dos Abrolhos - Parte 1 - Episódio 30

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 87.942,03 hectares

Criação: 06 de abril de 1983

Localização: Litoral Sul da Bahia

Tipo: Proteção Integral

O arquipélago é formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita. A maior, Santa Bárbara, não faz parte do parque. Ela está sob a jurisdição da Marinha do Brasil que ali mantém o rádio-farol de Abrolhos e uma guarnição.

imagem de baleia jubarte no Parna Marinho dos Abrolhos
Baleia Jubarte no Parna Marinho dos Abrolhos

O arquipélago revela, ainda, outras surpresas além da beleza cênica, e da biodiversidade. De julho a novembro o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos é o local escolhido pelas baleias Jubarte. Elas fogem do frio da Antártica para águas mais quentes e calmas, com objetivo de acasalar e ter seus filhotes.

É uma festa para os olhos. Estive lá em julho de 2008 quando contei 22 baleias no trajeto entre o arquipélago e Porto Seguro. Fora as que ficam ao redor das ilhas se mostrando aos turistas. É espetacular!

A grande discussão do momento

A grande discussão do momento é sobre a ampliação do PARNA dos Abrolhos. Estava tudo pronto e decidido com a antiga equipe criada por Michel Temer para comandar o meio ambiente: Zequinha Sarney, como Ministro, e Ricardo Soavinski, presidente do ICMBio.

Foi uma costura longa e penosa, mas que chegou a bom termo. O primeiro passo, quem deu foi o Presidente ao encerrar uma polêmica inútil, criando a REVIS de Alcatrazes, no litoral norte de Săo Paulo.

O segundo, foi a transformação de nossas ilhas oceânicas, Trindade e Martim Vaz, e o arquipélago de São Pedro e São Paulo, em mais duas enormes áreas de proteção integral.

O terceiro, e note que todos eles tiveram apoio explícito do Presidente MIchel Temer, seria a ampliação do PARNA de Abrolhos.

Novo presidente do ICMBio

Infelizmente o ‘dream team‘ do meio ambiental, criado por Michel Temer, se desfez. Sarney Filho, que fez excelente trabalho, saiu para se desincompatibilizar.

Em seguida,  Ricardo Soavinski pediu as contas no ICMBio. Em seu lugar assumiu Paulo Carneiro. E pasmem vocês, a soberba do novo reizinho do ICMBio é tão gigantesca que ele simplesmente ‘não quer’ ampliar Abrolhos,  muito menos abertura aos turistas na REVIS de Alcatrazes!

Não quer, porque não quer. Que fique claro isso. Não há nenhuma outra justificativa! Fazendo o que faz, Carneiro vai contra o interesse do Presidente da República, o primeiro a dar ao mar, a importância que merece este ecossistema.

Assista à segunda parte da nossa viagem ao Parna dos Abrolhos.

»Expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, leia mais sobre a nossa visita.
Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here