Resex de Cururupu, na costa do Maranhão

0
7791
views

Resex de Cururupu, na costa do Maranhão

A Resex de Cururupu é uma das maiores reservas extrativistas do litoral brasileiro, com quase 190 mil hectares. É difícil conhecê-la por inteiro, não só pelo tamanho, mas também pela grande distância da costa de parte de suas áreas. Em seus domínios estão diversos rios e ilhas, entre elas a dos Lençóis, por exemplo, onde existe a maior concentração de pessoas albinas do mundo.

 

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 186.053,87 hectares

PUBLICIDADE

Criação: 02 de junho de 2004

Localização: Cururupu e Serrano do Maranhão, Maranhão

Tipo: uso sustentável

Reserva Extrativista: ENTENDA

Área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte. Sua criação visa a proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. As populações que vivem nessas unidades possuem contrato de concessão de direito real de uso, tendo em vista que a área é de domínio público. A visitação pública é permitida.

A avifauna da Reserva Extrativista de Cururupu

Tão espetacular como o manguezal que forma a UC são os diversos tipos de aves, nativas ou migratórias, que frequentam a área. Entre as nativas, além de várias espécies de gaviões, há as garças, bem-te-vis, martim-pescadores, socós, mas, sobretudo,  os lindos Guarás.

Guarás na Resex de Cururupu

Apesar de já terem sido dizimados por pescadores, para se tornarem iscas de peixes, atualmente parece que são deixados em paz. Foi nessa UC que vi a maior quantidade de guarás em toda a costa brasileira. A cada milha  surgia um ponto vermelho: um guará voando à frente do barco. Depois de cada curva, nas margens, uma árvore vermelha, coberta destas aves, nos lembrava as árvores de Natal.

Cururupu – um dos mais importantes centros de construção de barcos tradicionais

Bote proa de risco na Resex de Cururupu
A elegância do Bote proa-de-risco navegando

O município de Cururupu conta ainda com um importante centro de construção de embarcações tradicionais. Sempre quis conhecer. Sou tão fã destes barcos que escrevi um livro sobre eles. Faltava a oportunidade que surgiu  com esta série de documentários. Como a Reserva Extrativista de Cururupu não tem barcos, alugamos um bote proa-de-risco, um dos muitos modelos de embarcações típicas do Maranhão.

» Expedição à Reserva, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here