Resex Marinha de Tracuateua, Pará, venha conhecer

0
7932
views

Resex Marinha de Tracuateua, Pará, venha conhecê-la

A Resex Marinha de Tracuateua ocupa 30% do território do município. Curiosamente, 30% da população de Tracuateua, estimada em cerca de 30 mil pessoas, depende dela para sobreviver.

Assista ao vídeo

Bioma: Marinho Costeiro

Área: 27.864,08 hectares

Criação: 20 de maio de 2005

Localização: Tracuateua, Pará

PUBLICIDADE

Tipo: uso sustentável

imagem da Resex Marinha de Tracuateua

Reserva Extrativista: ENTENDA

Área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte.

Sua criação visa a proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da unidade.

As populações que vivem nessas unidades possuem contrato de concessão de direito real de uso, tendo em vista que a área é de domínio público.

A visitação pública é permitida, desde que compatível com os interesses locais e com o disposto no plano de manejo da unidade.

A pesquisa é permitida e incentivada, desde que haja prévia autorização do Instituto Chico Mendes.

Caderno de Anotações

A  Resex Marinha de Tracuateua tem duas diferenças, se comparada às outras UCs paraenses. Uma, é a presença de campos em sua área, além do tradicional manguezal e lâmina d’água. A outra, é que  os extrativistas pescam também em lagoas de água doce.

Os problemas da Resex Marinha de Tracuateua

Infelizmente são os mesmos apresentados na outras UCs  do Pará: aumento da população de usuários, conseqüente diminuição dos estoques de peixes e crustáceos; dependência dos atravessadores, grande quantidade de animais soltos na área da Resex, entre eles búfalos e , especialmente, cavalos.

E ainda o conflito entre moradores e caçadores, principalmente de marrecas e patos. Pesca predatória também é apontada como problema, além da invasão de pessoas de fora durante a “andada“, ou período de acasalação dos caranguejos.

Sua economia é fraca, depende basicamente da agricultura e extrativismo. Dentro da área da Resex existem 130 famílias de usuários, no entorno, outras 2.200. A atividade mais forte é a catação de caranguejos.

» Expedição à Resex Marinha de Tracuateua, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here