Parna dos Abrolhos – Parte 2

0
877
views

Parna dos Abrolhos, maior banco de corais do Atlântico Sul

Parna dos Abrolhos: os corais são considerados o mais importante ecossistema marinho. São comparados às florestas tropicais por sua insuperável biodiversidade.

Parna dos Abrolhos

De acordo com o Plano de Manejo do parque localizado no sul da Bahia, há 22 espécies de corais no arquipélago e no parcel de Abrolhos. Sendo considerada a fauna marinha da região do Parna dos Abrolhos uma das mais ricas da costa brasileira. Isso justificou a decretação da área como Unidade de Conservação.

Parna dos Abrolhos, imagem de Abrolhos, BA
Abrolhos, Bahia

Uma das atrações do Parque Nacional é justamente o mergulho autônomo em três naufrágios distintos. Em nossa viagem mergulhei no Rosalinda, cargueiro italiano que afundou em 1955 carregado com sacos de cimento e cerveja.

Charles Darwin em Abrolhos

No passado muitos navegadores famosos, e cientistas, visitaram Abrolhos. Entre eles Charles Darwin, em 1832, na famosa viagem do Beagle. Saiba como era o arquipélago que ele viu:

as ilhas dos Abrolhos são de um verde brilhanteA vegetação consiste de plantas suculentas e gramina, entremeadas com alguns arbustos e cactos (grifo meu). Embora pequena, a coleção de plantas de Abrolhos contém quase todas as espécies que ali florescem. Pássaros da família dos totipalmados são extremamente abundantes:  atobás, rabos-de-palha e fragatas. Talvez o mais surpreendente seja o número de sáurios; quase todas as pedras têm o seu lagarto correspondente; aranhas em grande número; o mesmo com ratos. O fundo do mar em volta é densamente coberto por enormes corais cerebriformes (corais pedrentos, solitários, de aparência semelhante ao cérebro); muitos tinham mais de uma jarda (90 cm) de diâmetro

Charles Darwin, em 29 de março de 1832 (Fonte: “Aventuras e Descobertas de Darwin a bordo do Beagle” Jorge Zahar Editor).

» Expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, leia mais sobre a nossa visita.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here