Oceanos e plástico

0
286
views

Os oceanos podem ser livrar do plástico?

Este vídeo se tornou um ‘hit’ da internet com cerca de um milhão e trezentas mil visualizações. Foi sugestão de uma frequentadora da fã page do Mar Sem Fim no Face Book, Romana Kohlícková. Trata-se de uma conferência de um garoto americano, mergulhador, que ficou impressionado com a quantidade de material plástico encontrado numa praia do Açores.

imagem de um colegial em conferência no TED falando sobre eliminar plástico dos oceanos
O garoto durante a conferência.

A partir daí o rapaz começou a estudar o assunto até chegar ao ponto de fazer esta conferência. Ele começa dizendo que “já houve no passado uma Idade da Pedra, seguida pela Idade do Bronze.” Hoje, ele diz, “estamos no meio da Idade do Plástico.” E prossegue: “todos os anos são produzidos 300 milhões de toneladas de plástico para embalagens, garrafas e inúmeros outros usos.” Como se sabe, parte deste material acaba nos oceanos. Ao plástico juntam-se resíduos de DDT (pesticida usado no século passado), e PCB (Poluentes Orgânicos Persistentes). A partir deste ponto, explica, começa uma cadeia alimentar que vem parar nos seres humanos: peixes pequenos comem o plástico com resíduos. Peixes maiores comem os menores, e assim por diante, até que os peixes e frutos do mar vêm parar na nossa dieta, contribuindo para nossa própria intoxicação. Como já disse outras vezes, o mar não perdoa: devolve!

Professores entrevistados pelo garoto estimam em 7,24 milhões de toneladas de minúsculos detritos de plástico rodando nas correntes marinhas. O peso deste material equivale ao peso de mil torres Eiffel! Impossível retirar tudo isto do mar? Não para ele. O conferencista acredita que é possível atingir a meta em apenas cinco anos. Ele “bolou uma engenhoca”, baseada no formato da raia manta, que poderia fazer o serviço de modo sustentável. É uma tese interessante. Não sei se factível, mas mostra que se todos nos engajarmos, o impossível pode se tornar…possível!

Espécie de barco para limpar os oceanos do plastico
Engenhoca inspirada na raia manta.

O vídeo, com legenda em português, tem a prestigiosa chancela do TED x Delft. Vale a pena assistir.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here