O dia em que uma foca-leopardo tentou “alimentar” um humano

3
21458
views

O dia em que uma foca-leopardo tentou “alimentar” um humano

O fotojornalista Paul Nicklen, colaborador da National Geographic, registrou imagens impressionantes da vida selvagem na Antártica ao longo de vários anos. Além das reportagens, lançou um livro com suas fotos mais marcantes, intitulado Polar Obsession (“Obsessão Polar”, sem edição em português).

Em um vídeo (em inglês), Nicklen relata uma história extraordinária: o dia em que ficou cara a cara com uma foca-leopardo — uma das mais temidas predadoras do continente gelado.

encontro foca-leopardo e fotógrafo

Na curta entrevista, Nicklen descreve o seu encontro com uma foca-leopardo na Antártica

Na entrevista, Nicklen descreve seu encontro com uma foca-leopardo na Antártica.

Esses animais são grandes predadores. Caçam pinguins e até outras espécies de foca. Também podem representar risco para humanos. Em 2003, uma cientista britânica morreu afogada depois de ser arrastada para o fundo do mar por uma foca-leopardo.

A foca-leopardo tentou alimentar o “companheiro”

Nicklen, por sorte, não teve o mesmo destino da cientista. Ele conta que se aproximou da foca-leopardo — a maior que ele e seu companheiro já haviam visto. De repente, o animal envolveu sua mão e a câmera com a boca, mas sem atacá-lo.

PUBLICIDADE

Logo depois, a foca mergulhou, capturou um pinguim e o ofereceu ao fotógrafo. Quando percebeu que ele não comia os pinguins, Nicklen acredita que ela concluiu: estava diante de um “predador inútil, que morreria de fome”.

Durante quatro dias, a foca tentou alimentar e cuidar do fotógrafo

A foca-leopardo não desistiu. Passou a levar vários pinguins — vivos e mortos — tentando mostrar como o fotógrafo deveria se alimentar. Durante quatro dias, insistiu em cuidar dele.

Nicklen descreve o episódio como a experiência mais incrível de sua carreira na National Geographic. “Acho que ela pensou que a câmera era a minha boca. Isso é o sonho de qualquer fotógrafo”, disse.

Face-Off With a Deadly Predator | National Geographic

boca foca-leopardo

foca-leopardo submersa

close foca-leopardo

Fonte: hypescience.com

Mudanças climáticas estão prejudicando filhotes de pinguins

Comentários

3 COMENTÁRIOS

  1. Agradeço sua iniciativa de realizar a série Mar Sem Fim, que tenho apreciado muito.
    No entanto, faço uma restrição à qualidade do equipamento utilizado: as imagens têm pouca luminosidade, são de visualização deficiente. Ou seria deficiência do fotógrafo?
    Corrigida essa falha, seus filmes ficariam perfeitos.

    • Oi, Paulo, bem -vindo a bordo do Mar Sem Fim! Se vc fala das fotos no site, então o problema sou eu. Quem fotografa para o site sou eu mesmo. Se vc fala sobre os programas, então trata-se de meu cinegrafista. Sem querer puxar a brasa pro meu lado, considero as filmagens bastante boas. Lógico que temos deficiências. Nossa equipe é mínima: eu como apresentador, Regina, produtora, João Nunes, cinegrafista, e Alexandre Nogueira, editor. Não é bolinho fazer uma série destas com apenas quatro pessoas. Não somos a BBC, ou a Globo. Nossos recursos são pequenos. Seja como for, para sua informação, o equipamento é Full HD. Especifique mais sua critica para que possamos melhorar. É esta nossa intenção: fazer mais e melhor sempre. Grande abraço e até breve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here