Explosão de carcaças de baleias, curiosidades da vida marinha
As baleias são criaturas enormes. Grandes criaturas têm grandes corpos, e esses corpos estão cheios de grandes entranhas. As explosões de baleias quando filmadas, embora horríveis, prendem nosso olhar. É o que torna o vídeo abaixo incomum e interessante. Ele foi postado no YouTube com muito pouca informação, em 2020. Mas ‘explodiu’ em audiência recentemente em vários sites, atingindo nada menos que 18 milhões de visualizações. Apesar de ser apenas uma curiosidade, um fenômeno natural, decidimos dar a oportunidade também aos brasileiros de assistirem ao vídeo da explosão de carcaças de baleias.
Curiosidades da vida marinha
Recorremos a um ícone do jornalismo mundial para explicar os motivos, a National Geographic. A revista conversou ‘com o fundador do site de baleias em explosão, Andrew David Thaler, um biólogo marinho que também dirige o blog Southern Fried Science, para aprender mais sobre o fenômeno da explosão de baleias encalhadas’.
Leia também
Baleias dentadas são alvos de tiros por pescadoresMapa da migração de baleias expõe perigos crescentesA última orca em cativeiro do Seaquarium“Depois que uma baleia morre, seus órgãos – o conteúdo do estômago e tudo mais – começam a se decompor. Isso faz com que os gases se acumulem e fiquem presos dentro do corpo. Mesmo que o interior comece a se decompor, o exterior permanece intacto por um tempo porque a pele e a gordura de uma baleia são grossas e duras. Por causa disso, o corpo começa a se expandir.
“Eventualmente, esses gases presos têm que ir para algum lugar. Normalmente, o corpo da baleia murchará. O artigo afirma ainda que, quando explodem, geralmente é porque há alguma interferência humana. As pessoas tentam pegar um souvenir do corpo ou as equipes que trabalham na água tentarão tirá-lo do caminho. Tudo isso pode fazer com que os gases se movam de uma maneira que normalmente não fariam e causar a explosão.”
PUBLICIDADE
É…mas nem sempre a ação humana é a causa, como mostra o vídeo abaixo de uma baleia morta boiando no mar. Justo quando estava sendo filmada por pescadores esportivos, aconteceu a explosão.
Não se aproxime de uma baleia morta na praia
Os banhistas são sempre incentivados a ficar bem longe de uma baleia morta. Além do risco de aumento da pressão dentro do animal causando sua explosão – o que pode acontecer até mesmo com o menor cutucão – existe a chance de entrar em contato com bactérias mortais na pele da carcaça.
Se você tocar em uma baleia encalhada com as mãos, poderá facilmente se infectar, especialmente se o sol estiver forte e as temperaturas altas. Isso, obviamente, é anti-higiênico na melhor das hipóteses, mas pode espalhar doenças infecciosas.
Mais lidos
Pirarucu em rios paulistas agora sinaliza problemasNavio da frota de Vasco da Gama foi encontradoIPHAN, avacalhado, acaba com a última Canoa de ToldaAssista ao vídeo da explosão no mar

Watch this video on YouTube
Neste outro vídeo, uma baleia explode ao ser manuseada nas Ilhas Faroe

Watch this video on YouTube
Imagem de abertura: You Tube
Fontes: https://www.theinertia.com/video/whale-carcass-explosion-caught-on-camera-in-california/; https://www.distractify.com/p/why-do-whales-explode-after-they-die; https://www.nationalgeographic.com/animals/article/exploding-blue-whales; https://www.thesun.co.uk/news/16278764/why-do-whales-explode-when-they-die/.
Parabéns pelos artigos publicados sobre a vida marinha, muito bom mesmo. Obrigado a todos.