Explosão de carcaças de baleias, curiosidades da vida marinha

1
125528
views

Explosão de carcaças de baleias, curiosidades da vida marinha

As baleias são criaturas enormes. Grandes criaturas têm grandes corpos, e esses corpos estão cheios de grandes entranhas. As explosões de baleias quando filmadas, embora horríveis, prendem nosso olhar. É o que torna o vídeo abaixo incomum e interessante. Ele foi postado no YouTube com muito pouca informação, em 2020. Mas ‘explodiu’ em audiência recentemente em vários sites, atingindo nada menos que 18 milhões de visualizações. Apesar de ser apenas uma curiosidade, um fenômeno natural, decidimos dar a oportunidade também aos brasileiros de assistirem ao vídeo da explosão de carcaças de baleias.

Curiosidades da vida marinha

Recorremos a um ícone do jornalismo mundial para explicar os motivos, a National Geographic. A revista conversou ‘com o fundador do site de baleias em explosão, Andrew David Thaler,  um biólogo marinho que também dirige o blog Southern Fried Science, para aprender mais sobre o fenômeno da explosão de baleias encalhadas’.

“Depois que uma baleia morre, seus órgãos – o conteúdo do estômago e tudo mais – começam a se decompor. Isso faz com que os gases se acumulem e fiquem presos dentro do corpo. Mesmo que o interior comece a se decompor, o exterior permanece intacto por um tempo porque a pele e a gordura de uma baleia são grossas e duras. Por causa disso, o corpo começa a se expandir.

Imagem de carcaças de baleias

“Eventualmente, esses gases presos têm que ir para algum lugar. Normalmente, o corpo da baleia murchará. O artigo afirma ainda que, quando explodem, geralmente é porque há alguma interferência humana. As pessoas tentam pegar um souvenir do corpo ou as equipes que trabalham na água tentarão tirá-lo do caminho. Tudo isso pode fazer com que os gases se movam de uma maneira que normalmente não fariam e causar a explosão.”

PUBLICIDADE

É…mas nem sempre a ação humana é a causa, como mostra o vídeo abaixo de uma baleia morta boiando no mar. Justo quando estava sendo filmada por pescadores esportivos, aconteceu a explosão.

Não se aproxime de uma baleia morta na praia

Os banhistas são sempre incentivados a ficar bem longe de uma baleia morta. Além do risco de aumento da pressão dentro do animal causando sua explosão – o que pode acontecer até mesmo com o menor cutucão – existe a chance de entrar em contato com bactérias mortais na pele da carcaça.

Se você tocar em uma baleia encalhada com as mãos, poderá facilmente se infectar, especialmente se o sol estiver forte e as temperaturas altas. Isso, obviamente, é anti-higiênico na melhor das hipóteses, mas pode espalhar doenças infecciosas.

Assista ao vídeo da explosão no mar

Neste outro vídeo, uma baleia explode ao ser manuseada nas Ilhas Faroe

Imagem de abertura: You Tube

Fontes: https://www.theinertia.com/video/whale-carcass-explosion-caught-on-camera-in-california/; https://www.distractify.com/p/why-do-whales-explode-after-they-die; https://www.nationalgeographic.com/animals/article/exploding-blue-whales; https://www.thesun.co.uk/news/16278764/why-do-whales-explode-when-they-die/.

Mar avança no Amazonas, salinização prejudica ribeirinhos

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here