População de Baleia Azul volta ao normal na Califórnia

0
2458
views

População de Baleia Azul volta ao normal na Califórnia. Essa é a primeira vez que uma espécie de baleia alcança esse feito

População de Baleia Azul volta ao normal na Califórnia. Ela retornou aos níveis de antes da caça industrial, e é a primeira espécie deste animal a alcançar o feito em todo o mundo. Segundo a BBC.com, ” esta é a única população de baleias azuis que se recuperou dos estragos causados pela caça predatória. A equipe de pesquisa estima que agora existem 2.200 dessas criaturas gigantes no lado leste do Oceano Pacífico.

Imagem de baleia azul

Mamífero chega a mais de 30 metros de comprimento e a 200 toneladas de peso

É o maior animal  do mundo. Apesar de seu tamanho ela nada com graça e rapidez a mais de 35 km por hora. As populações de baleias azuis foram duramente atingidas pela pesca comercial. A região do Pacífico Norte tem hoje 2.220 indivíduos, a maior população da espécie do mundo.

ilustração de baleia azul

Os pesquisadores usaram dados históricos para estimar o número de baleias apanhadas de cada população entre 1905 e 1971. E agora estimam, baseados no número do Pacífico Norte, que a atual população na região examinada é de 97% comparada àquela histórica.

PUBLICIDADE

De acordo com o autor do estudo, Cole Monnahan, da Universidade de Washington –

 A recuperação demonstra a capacidade das populações de se restabelecerem com o gerenciamento cuidadoso e medidas de conservação.

O termo “Califórnia” não é exato, considerando-se a área onde estas baleias ocorrem. São mais visíveis quando se alimentam a 30 ou 45 km da costa do estado, mas na verdade, são encontradas no lado leste do Pacífico, do equador até o Golfo do Alasca.

A variedade da Califórnia

De acordo com a BBC.com, “A variedade da Califórnia costuma ser vista se alimentando perto da costa do estado, mas é encontrada desde o Golfo do Alasca até a Costa Rica.
Escrevendo na revista Marine Mammal Science, pesquisadores da Universidade de Washington dizem que as baleias azuis da Califórnia estão agora em 97% de seus níveis históricos.”

Para a rede inglesa, “Descobrir que essa espécie agora está de volta aos seus números tradicionais exigiu alguma investigação científica obstinada. Os países baleeiros concentraram seus esforços de caça nas águas mais frias da Antártida e até a prática ser proibida em 1966 (No Brasil a caça de baleias foi proibida em 1986), cerca de 346.000 dos animais foram mortos por arpão. O número de baleias azuis capturadas no Pacífico foi muito menor, aproximadamente 3.400 entre 1905 e 1971.”

Assista ao vídeo e saiba mais

Fontes: http://www.marinemammalscience.org/; https://www.bbc.com/news/science-environment-29069515.

Cachalote: a baleia que tem veia literária.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here