Tsunami em Marte é revelado em estudo

0
806
views

Tsunami em Marte, saiba como foi

Recentemente um estudo realizado pela NASA informou que o planeta vermelho já teve um quinto de sua superfície coberta por um oceano. Agora uma nova pesquisa faz a revelação de que também houve um mega tsunami em Marte.

tsunami em marte

 Meteoros que causaram ondas gigantes

Os cientistas já haviam descoberto linhas costeiras. Elas teriam sido criadas por um mar que cobriu o planeta bilhões de anos atrás. Agora  novo estudo sugere que essas linhas costeiras foram marcadas por dois enormes impactos de meteoros. Eles causaram ondas gigantes em todo planeta.

Tsunamis teriam chegado a uma altura de 120 metros!

Os mega tsunamis teriam chegado a uma altura de 120 metros!

Quando os meteoros caíram no planeta deixaram grandes rupturas na superfície de Marte. E alguns depósitos de sedimentos ao longo de suas planícies. Esses mesmos sedimentos podem ser usados para identificar as costas do grande oceano que  cobriram o planeta.

Dr Alexis Rodriguez, do Instituto de Ciência Planetária, de Tucson, EUA, afirma:

 “Depósitos de sedimentos após os tsunamis na superfície de Marte nos capacita a caracterizar as costas dos oceanos marcianos”.

Marte passou por um período de alterações climáticas

Entre os dois impactos, Marte passou por um período de alterações climáticas com a água mudando da forma líquida, para a sólida, ou gelo.

tsunami em marte

Co-autor do estudo, Dr. Alberto Fairen, do Centro de Astrobiologia, Madrid, Espanha, declara:

“É difícil imaginar californianos nas praias da antiga Marte, mas tente imaginar o Great Lakes em um inverno particularmente frio e longo, o que poderia ser uma imagem mais precisa dos mares e oceanos no passado de Marte “.

Os sedimentos deixados pelos tsunami nas costas da superfície marciana também são um local bastante propício para buscar vestígios de vida microbiana.

A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports.

Extinção em massa começou a sexta

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here