Oceano em Marte, é possível? Venha descobrir

0
1849
views

Oceano em Marte: há 4.500 milhões de anos ele representava um quinto do planeta

O Oceano em Marte ocupava um quinto do planeta. Quem informa é um segundo um estudo publicado na Science. Já se sabe que devido à finíssima atmosfera marciana, não há pressão suficiente para haver água em estado líquido no planeta vermelho. Mas no passado, há 4.500 milhões de anos, Marte foi coberto por água.

oceano em Marte, imagem do planeta marte

A nova medição é importante para compreender as probabilidades do aparecimento de vida. Quem explica é Michael Mumma, do centro da NASA, e um dos autores do artigo:

Se Marte perdeu tanta água, muito provavelmente o planeta terá sido úmido durante mais tempo do que o que se pensava, o que sugere que tenha sido habitável durante mais tempo.

Água em lua de Júpiter

Oceano em Marte, imagem da lua jupiter

Marte não está sozinho. Cientistas confirmaram que a lua Ganímedes, na órbita de Júpiter, tem um oceano por baixo de uma crosta superficial de gelo. A descoberta foi feita através do Telescópio Espacial Hubble. Com isso eleva-se a possibilidade da presença de vida, ao menos no subterrâneo.

A descoberta veio confirmar um mistério já relatado pela  nave Galileo enquanto cumpria uma missão exploratória ao redor de Júpiter e de suas luas, entre 1995 e 2003.

Por que os cientistas procuram evidência de água nos planetas?

Antes de explorar qualquer planeta, os cientistas procuram evidências de água pelo simples motivo que, sem ela, não há vida. Mais um motivo para cuidarmos com mais carinho dos Oceanos. Eles se tornaram lata de lixo da humanidade desde que o homem deixou de ser caçador- coletor e começou a se fixar.

Os locais escolhidos ficavam próximos ao mar, ou aos rios (que deságua no mar), pela facilidade de encontrar alimentos. E também para escoar o lixo .

Hoje os oceanos estão tão maltratados que um estudo recente indica que, em 2050, haverá mais plástico que peixes em suas águas.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here