Embarcação a hidrogênio em volta ao mundo

0
1011
views

Embarcação movida a hidrogênio dará volta ao mundo para chamar a atenção para a transição energética

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), quer promover a energia renovável através do projeto Energy Observer, o primeiro navio movido a hidrogênio do mundo. O barco é um colosso.

Embarcação a hidrogênio, imagem do primeiro barco movido a hidrogênio
Ilustração: energy-observer.org

Ex- barco de corrida ele será a primeira embarcação a hidrogênio

De acordo com os projetistas,

este concorrente excepcional está prestes a abrir um novo caminho: o da navegação autônoma em hidrogênio. O desafio para arquitetos, engenheiros e navegadores é a autonomia através da diversidade de energia e produção de hidrogênio livre de carbono da água do mar

O site do projeto diz que

Confrontados com a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o desenvolvimento de energia renovável está se tornando o caminho a percorrer.

De acordo com os envolvidos, o “X” da questão é

 desenvolver e optimizar os meios de armazenamento de energia

Para eles o

 hidrogênio (H) é o elemento químico mais abundante no universo, e demonstra a cada dia um pouco mais o seu imenso potencial como um meio de armazenamento e utilização de energias renováveis

Quem vai comandar a primeira embarcação a hidrogênio

Será o velejador francês e oficial da marinha mercante Victorien Erussard acompanhado pelo documentarista Jérôme Delafosse. Uma equipe de 50 pessoas apaixonados pelo desafio trabalho no projeto com ajuda do pessoal da UNESCO.

Victorien tem um currículo invejável. Com 10 anos de navegações oceânicas já participou da regata Rota do Rum, fez quatro vezes a  Transat Jacques Vabre, tem três títulos de campeão francês na classe F 18, e ainda fez uma Transat Québec – Saint-Malo.

Jerôme por sua vez não fica para trás. Ele tem 23 anos de exploração dos oceanos, com mais de 20 mil horas só no mar; é autor de dois livros com mais de 500 mil cópias vendidas, e mergulhador profissional.

Embarcação a hidrogênio, desenho do energy observer primeiro barco movido a hidrogênio
Mais detalhes do colosso movido a hidrogênio

O roteiro da embarcação a hidrogênio em volta ao mundo

Energy Observer sairá de Saint-Malo, França, entre março e junho de 2017 e vai navegar pelo mundo alertando sobre a necessidade de termos outros combustíveis que não os fósseis. A viagem deve demorar seis anos e percorrerá 50 países.

Embarcação a hidrogênio, mapa da viagem do Energy Observer
O mapa da viagem.

 Conheça um barco português movido a energia solar com o mesmo objetivo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here