Embarcação movida a hidrogênio em volta ao mundo para chamar a atenção para a transição energética
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), quer promover a energia renovável através do projeto Energy Observer, a primeira embarcação a hidrogênio do mundo.
Atualizado

O barco movido a Hidrogênio
Ele é um colosso!

“No mar, a bordo do Energy Observer, precisamos do sol tanto quanto vento, baterias e hidrogênio. O mesmo acontece na terra. Energia e armazenamento são complementares, devemos aprender a fazê-los trabalhar juntos: não há uma solução única contra o aquecimento climático, mas uma infinidade de possibilidades”. Palavras do comandante Victorien Erissard.
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O site do projeto diz que…
…hidrogênio (H) é o elemento químico mais abundante no universo, e demonstra a cada dia um pouco mais o seu imenso potencial como um meio de armazenamento e utilização de energias renováveis
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A missão do Energy Observer
A missão começou em 2017 e segue até 2022. Objetivo?
“Extrair nossa energia da natureza sem estragá-la e desperdiçá-la, essa é a nossa visão do futuro. Visão que queremos compartilhar com o mundo.”
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Navios oceanográficos parados no porto por falta de verbaA saga do navio oceanográfico Prof. W. Besnard terá final felizMar Vermelho, na costa da Arábia Saudita, pode ser novo polo turístico“O Energy Observer é o primeiro navio do mundo capaz de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, da água do mar e sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas, graças ao acoplamento de energias renováveis. Um desafio humano e tecnológico para provar que a transição ecológica é possível.”
Quem comanda a primeira embarcação a hidrogênio
É o velejador francês e oficial da marinha mercante Victorien Erussard acompanhado pelo documentarista Jérôme Delafosse. O projeto conta com uma equipe de 50 pessoas apaixonadas pelo desafio, e tem ajuda da UNESCO.
Victorien tem um currículo invejável. Com 10 anos de navegações oceânicas já participou da regata Rota do Rum, fez quatro vezes a Transat Jacques Vabre, tem três títulos de campeão francês na classe F 18, e ainda fez uma Transat Québec – Saint-Malo.
O roteiro da embarcação a hidrogênio em volta ao mundo

O Energy Observer saiu de Saint-Malo, França, em março de 2017. Ele navega pelo mundo alertando sobre a necessidade de usarmos outros combustíveis que não os fósseis. A viagem deve demorar seis anos e percorrerá 50 países. A ideia é chamar a atenção para o aquecimento global e as possibilidades da energia renovável. A expedição, que começou em 2017, já cobriu 4.931 milhas náuticas passando por três países em 12 escalas. No momento está no Mediterrâneo.
Barcos diferentes chamam a atenção
Não é a primeira vez que um barco é usado para chamar a atenção do mundo. Já houve um, feito de plástico reciclável, para alertar para o lixo marinho. Outro, movido a sol e água, foi desenvolvido para limpar rios. Também já foi construído o primeiro barco movido a energia solar. É um imenso catamarã de 35 metros de comprimento por 23 m de largura.
Navios de carga também procuram soluções usando energia renovável
A frota de navios mundial é calculada em 100 mil unidades. E todos são extremamente poluentes. Hoje, com a tecnologia disponível, os grandes armadores começam a investir em navios sustentáveis. Não há outra opção. Ou mudamos (da energia fóssil), ou mudamos!
Espetacular. Solicito detalhar o projeto