Acompanhe a embarcação a hidrogênio em volta ao mundo

1
3442
views

Embarcação movida a hidrogênio em volta ao mundo para chamar a atenção para a transição energética

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), quer promover a energia renovável através do projeto Energy Observer, a primeira embarcação a hidrogênio do mundo.

Atualizado

O barco movido a Hidrogênio

Ele é um colosso!

Embarcação a hidrogênio, imagem do primeiro barco movido a hidrogênio
Ilustração: energy-observer.org

“No mar, a bordo do Energy Observer, precisamos do sol tanto quanto vento, baterias e hidrogênio. O mesmo acontece na terra. Energia e armazenamento são complementares, devemos aprender a fazê-los trabalhar juntos: não há uma solução única contra o aquecimento climático, mas uma infinidade de possibilidades”. Palavras do comandante Victorien Erissard.

Ex-barco de corrida ele é a primeira embarcação a hidrogênio 

O site do projeto diz que…

 …hidrogênio (H) é o elemento químico mais abundante no universo, e demonstra a cada dia um pouco mais o seu imenso potencial como um meio de armazenamento e utilização de energias renováveis

A missão do Energy Observer

A missão começou em 2017 e segue até 2022. Objetivo?

“Extrair nossa energia da natureza sem estragá-la e desperdiçá-la, essa é a nossa visão do futuro. Visão que queremos compartilhar com o mundo.”

“O Energy Observer é o primeiro navio do mundo capaz de produzir seu próprio hidrogênio a bordo, da água do mar e sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas, graças ao acoplamento de energias renováveis. Um desafio humano e tecnológico para provar que a transição ecológica é possível.”

Quem comanda a primeira embarcação a hidrogênio

É o velejador francês e oficial da marinha mercante Victorien Erussard acompanhado pelo documentarista Jérôme Delafosse. O projeto conta com uma equipe de 50 pessoas apaixonadas pelo desafio, e tem ajuda da UNESCO.

Victorien tem um currículo invejável. Com 10 anos de navegações oceânicas já participou da regata Rota do Rum, fez quatro vezes a  Transat Jacques Vabre, tem três títulos de campeão francês na classe F 18, e ainda fez uma Transat Québec – Saint-Malo.

ilustração do energy observer, primeira embarcação a hidrogênio

O roteiro da embarcação a hidrogênio em volta ao mundo

Ilustração de mapa com a rota da primeira embarcação movida a hidrogênio
No momento o Energy Observer está no Mediterrâneo

Energy Observer saiu de Saint-Malo, França, em março de 2017. Ele navega pelo mundo alertando sobre a necessidade de usarmos outros combustíveis que não os fósseis. A viagem deve demorar seis anos e percorrerá 50 países. A ideia é chamar a atenção para o aquecimento global e as possibilidades da energia renovável. A expedição, que começou em 2017, já cobriu 4.931 milhas náuticas passando por três países em 12 escalas. No momento está no Mediterrâneo.

Barcos diferentes chamam a atenção

Não é a primeira vez que um barco é usado para chamar a atenção do mundo. Já houve um, feito de plástico reciclável, para alertar para o lixo marinho. Outro, movido a sol e água, foi desenvolvido para limpar rios. Também já foi construído o primeiro barco movido a energia solar. É um imenso catamarã de 35 metros de comprimento por 23 m de largura.

Navios de carga também procuram soluções usando energia renovável

A frota de navios mundial é calculada em 100 mil unidades. E todos são extremamente poluentes. Hoje, com a tecnologia disponível, os grandes armadores começam a investir em navios sustentáveis. Não há outra opção. Ou mudamos (da energia fóssil), ou mudamos!

 Conheça Dezhou, China, a primeira cidade solar do mundo

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here