Crocodilo de água salgada, o maior entre estes répteis

0
17412
views

Crocodilo de água salgada, o maior entre estes répteis

Embora os crocodilos e seus parentes tenham uma reputação negativa entre as pessoas, a maioria das espécies é relativamente inofensiva e prefere evitar as pessoas em vez de enfrentá-las. O crocodilo de água salgada, no entanto, é conhecido por mostrar agressividade contra pessoas – em parte como resultado de sua forte territorialidade – e é responsável por pelo menos várias dezenas de ataques a pessoas a cada ano. Assim o site da Oceana define o animal que vamos conhecer hoje.

crocodilo de água salgada
Crocodilo de água salgada. Imagem, CRAIG SMITH.

Conheça o animal

As mandíbulas extremamente poderosas do crocodilo de água salgada são responsáveis ​​pela mordida mais forte do mundo animal. Os dentes podem ter até 13 cm de comprimento. Essas características e a capacidade de prender a respiração por longos períodos de tempo o tornam o predador perfeito para caçar grandes mamíferos terrestres.

Crocodilo de água salgada
Imagem, Pinterest.

Segundo a National Geographic, alguns dizem que é o animal mais propenso a comer um ser humano.

Parecido com um dinossauro

A oceana diz que os crocodilos são uma linhagem antiga e prosperam neste ambiente desde antes da extinção dos dinossauros. De muitas maneiras superficiais, o crocodilo de água salgada parece se assemelhar a um dinossauro. 

Embora passem muito tempo na água, os animais saem dela para se aquecer ao sol e fazer seus ninhos. Como todos os répteis, eles se reproduzem por fertilização interna, e as fêmeas examinam cuidadosamente seus ninhos depois de colocar uma ninhada de aproximadamente 50 ovos.

PUBLICIDADE

crocodilo de água salgada comendo um filhote de canguru
Crocodilo de água salgada comendo um filhote de canguru. Imagem, iStock.

Curiosamente, a temperatura do ninho determina o sexo dos filhotes. Ninhos mais frios produzem principalmente fêmeas, enquanto ninhos mais quentes, os machos. A espécie tem sido historicamente considerada altamente vulnerável à extinção em razão da caça principalmente. Eles podem viver mais de 70 anos.

São considerados oportunistas que atacam uma variedade de espécies, desde caranguejos e peixes, além de pássaros, tartarugas, porcos, búfalos, e até humanos.

Habitat

De acordo com a National Geographic, os crocodilos de água salgada, ou “salgados”, como os australianos carinhosamente se referem a eles, têm uma enorme variedade de habitats, povoando as regiões salobras e de água doce do leste da Índia, sudeste da Ásia e norte da Austrália. Eles são excelentes nadadores e muitas vezes são vistos no mar.

Ameaças

Para a NG, os salgados são considerados de baixo risco de extinção. Mas as peles de crocodilos de água salgada são valorizadas acima de todos os outros, e a caça ilegal, a perda de habitat e a antipatia pela espécie por causa de sua reputação como devoradora de homens continuam a pressionar a população.

comparação de tamanhos entre crocodilos e o ser humano
Ilustração, www.a-z-animals.com.

Por outro lado, diz o site discoverwildlife.com, a mortalidade infantil é extremamente alta em crocodilos de água salgada devido à extensa predação, apenas 1% dos recém-nascidos sobreviverão até a idade adulta.

Dormem com um olho aberto

O discoverwildlife.com informa que a lenda australiana diz que os crocodilos dormem com um olho aberto – e os cientistas provaram que isso é verdade.

crocodilo de água salgada amarrado
Na barriga deste enorme animal foram encontrados restos de uma criança malaia em 2021, de acordo com The Sun. Imagem, Viral Press.

Os crocodilos de água salgada australianos juntam-se a vários mamíferos aquáticos e aves por serem capazes de dormir de modo uni-hemisférico, que envolve desligar apenas metade do cérebro de cada vez, mantendo a outra metade alerta ao perigo.

O sistema nervoso central está conectado de tal forma que o olho direito permanece aberto enquanto o lado esquerdo do cérebro está acordado e vice-versa.

Até onde os crocodilos de água salgada podem nadar?

Eles são conhecidos por serem nadadores fantásticos e podem viajar longas distâncias por mar, às vezes até 900 km. E, segundo o site discoverwildlife.com, Os crocodilos, incluindo o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus), têm a notável capacidade de nadar debaixo d’água em alta velocidade, mal fazendo uma ondulação na superfície.

Foi levantada a hipótese de que os crocodilos são capazes de fazer isso porque as cristas ósseas nas suas costas  (chamadas scutes ou osteodermos) produzem padrões de interferência destrutivos na superfície da água, como fones de ouvido com cancelamento de ruído.

PUBLICIDADE

Os rolos da morte

Segundo o discoverwildlife.com, os ‘salgados’ são conhecidos pelo ‘rolo da morte’ – um comportamento de caça reservado para presas maiores. Depois de afogar a vítima, o crocodilo rapidamente a rola na água para remover seus membros, já que seus dentes são projetados para agarrar em vez de rasgar a carne.

Criaturas mais mortais do mundo por número anual de mortes

estatística da Criaturas mais mortais do mundo por número anual de mortes
As criaturas mais mortais do mundo por número anual de mortes, segundo o site static.com.

Embora existam histórias horríveis de pessoas que morreram em ataques de crocodilos de água salgada, o site www.statista.com mostra que o ser humano continua como um dos maiores predadores do planeta.

Na estatística que conseguimos, do ano de 2018,  enquanto todos os tipos de crocodilos haviam matado mil pessoas, o ser humano ocupava o segundo lugar, logo depois dos mosquitos. Estes, mataram 750 mil pessoas, enquanto os humanos deram cabo de 437 mil.

Assista ao vídeo

Swimming with a Giant Saltwater Crocodile | Fearless Adventures with Jack Randall

Imagem de abertura: www.mathsforearth.com.

Fontes: https://oceana.org/marine-life/saltwater-crocodile/; https://www.nationalgeographic.com/animals/reptiles/facts/saltwater-crocodile; https://www.discoverwildlife.com/animal-facts/reptiles/facts-about-saltwater-crocodile/; https://www.thesun.co.uk/news/15717784/worlds-deadliest-crocodile-attacks/; https://mathsforearth.com/2019/03/14/phd-project-wake-interference-by-swimming-crocodiles/.

Porta-helicópteros Atlântico, nau capitânia da Marinha

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here