O primeiro barco movido a energia solar
O primeiro barco movido a energia solar é um imenso catamarã. Ele tem 35 metros de comprimento por 23 m de largura. E tem apoio da Universidade de Geneve. A tripulação, de cinco pessoas, navegou mais de 20 mil quilômetros percorrendo a rota da Corrente do Golfo. Esta rota influencia o clima em toda a Europa.
Pesquisas sobre o clima e e suas interações com o mar
O objetivo era fazer pesquisas sobre o clima e e suas interações com o mar. O Planet Solar cruza cinco nós de velocidade. Segundo a wikipedia “o MS Turanor PlanetSolar conhecido sob o nome de projeto PlanetSolar é o maior barco movido a energia solar no mundo. O navio foi desenhado por LOMOcean, construído por Knierim Yachtbau em Kiel, Alemanha. E foi lançado ao mar em 31 março de 2010″.
“Em maio de 2012, ele se tornou o primeiro navio elétrico solar já a circunavegar o globo”.
Barco movido a energia solar e a volta ao mundo
Em 27 de setembro de 2010, o PlanetSolar partiu de Mônaco para circunavegar o globo apenas com a ajuda da energia solar. Um dos objetivos foi a consciência pública sobre a importância das energias renováveis foco para a proteção ambiental. O capitão foi o francês Patrick Marchesseau. por falar nisso, você conhece a primeira cidade solar do mundo?
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Depois de um reequipamento, o Turanor PlanetSolar quebrou próprio recorde, cruzando o Oceano Atlântico, a partir de Las Palmas para Saint Martin, no Caribe, em apenas 22 dias. Quatro dias mais rápido do que na viagem de circum-navegação. O barco deixou Las Palmas em de 25 de abril e chegou em Marigot em Saint Martin em 18 de maio.
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Portugal e barcos movidos a energia solar em série
Barco movido a energia solar: uma jovem empresa de construção naval de Olhão, distrito de Faro, em Portugal, pretende exportar para todo o mundo o primeiro barco movido a energia solar com produção em série.
Sobre os primeiros testes, Jorge Severino, sócio e responsável pelo desenvolvimento do Sun Concept, afirmou.
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O barco português
O barco, lançado à água numa rampa ao lado das docas de Olhão, tem sete metros de comprimento, 2,4 metros de largura e dois motores elétricos ligados às baterias escondidas dentro da embarcação. Elas são alimentadas por seis grandes painéis solares que lhe dão um ar futurista. As baterias permitem ainda uma autonomia de oito horas de navegação. Jorge Severino explicou:
O sol é uma energia que temos em grande quantidade e podemos utilizar de forma perpétua a ideia inicial era apenas produzir barcos de recreio, mas rapidamente nos demos conta de que podiam ser barcos para outras atividades também
O início, em 2015
A Sun Concept iniciou a sua atividade em maio de 2015 e os sócios investiram até agora cerca de 300 mil euros.
A empresa emprega atualmente 10 pessoas, essencialmente ligadas ao desenvolvimento de modelos e à preparação de moldes para produção, e prevê reforçar esta equipe com mais 10 funcionários para iniciarem a produção em série. A previsão é a construção mensal de três a quatro barcos.
Barcos diferentes para chamar a atenção mundial
O barco português não é o único. Um deles foi construído com plástico reciclável para alertar sobre o lixo marinho. Outro, que está em plena volta ao mundo, é movido a hidrogênio. A indústria naval acompanha estas mudanças. É preciso muito esforço mundial para a difícil transição que se impõe.
Assista o vídeo do Planet Solar:
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