Barco de plástico reciclado alerta para os lixos nos oceanos

0
2113
views

Barco de plástico reciclado é construído para chamar a atenção sobre a questão do lixo nos oceanos

O barco de plástico reciclado, batizado de Plastiki, foi feito com 12,5 mil garrafas de plástico recicladas e recuperadas.

Um triste relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Pnuma, inspirou a criação de um catamarã de 18 metros de comprimento feito com 12,5 mil garrafas de plástico reciclado. 

barco de plástico reciclado

Ambientalista britânico David de Rothschild é o idealizador

O plano é que o barco reciclado deixe o porto de São Francisco, nos Estados Unidos, rumo à Sidney, na Austrália.

O catamarã foi elaborado com base no estudo ‘Ecossistemas e Biodiversidade em Águas Profundas e Alto Mar’. Foi realizado pelo Pnuma há três anos.

PUBLICIDADE

O relatório mostra como a pesca predatória, a poluição e outros problemas como as mudanças climáticas afetam o mundo marinho.

O idealizador do projeto   é o ambientalista britânico David de Rothschild. Ele  também é considerado um dos ‘Heróis do Clima’ da agência da ONU.

Outros exemplos de barcos especiais

Está se tornando moda a construção de barcos para chamar a atenção mundial sobre a necessidade de mudarmos de combustível. Dos fósseis, para a energia renovável. A primeira embarcação movida a hidrogênio está em rota neste momento. Até os navios, altamente poluentes, estão se transformando, aos poucos, em navios limpos. E já houve até um barco construído com plástico reciclável.

Plástico nos Oceanos

Os plásticos nos oceanos são os maiores causadores da poluição marinha. Na verdade, o uso indevido do plástico é o que causa essa sujeira em nossas águas. Por isso, o Mar Sem Fim sempre alerta sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os plásticos.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a mais confiável pesquisa atualmente disponível, estima que atualmente haja mais de 150 milhões de toneladas de material plástico nos oceanos. Num cenário business-as-usual, o estudo indica que em 2025 os oceanos terão 1 tonelada de plástico, para cada 3 toneladas de peixes e para 2050 haverá mais plástico, que peixes nos oceanos.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here